UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Moderna II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32402

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

As Aulas serão ministradas às terças-feiras. Atendimento aos discentes será na segunda-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

A ascensão política da burguesia na Europa. As Revoluções Inglesas. A consolidação e a decadência do Antigo Regime na Europa. O Iluminismo e seus desdobramentos. O despotismo ilustrado. A Revolução Francesa.

JUSTIFICATIVA

Analisar as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nas sociedades europeias. O curso proporcionará ao aluno situar-se no campo profissional de ensino, pesquisa e extensão, na prática do historiador e em História Moderna.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar o processo de transformação que atingiu o mundo ocidental na segunda metade do século XVIII e que redimensionou ou alterou profundamente a política, a economia, a sociedade, as ideias e a mentalidade do homem moderno.

Objetivos Específicos:

#Estudar as Revoluções Inglesas;

#Compreender a ascensão da burguesia e a decadência do Antigo Regime;

#Apreender o impacto do Racionalismo no pensamento político e na formação das instituições da época;

# Analisar o período pré-revolucionário na França. Compreender o processo revolucionário na França.

PROGRAMA

Unidade 1. As Revoluções Inglesas.

Unidade 2. A hegemonia comercial inglesa.

Unidade 3. A Crise do Antigo Sistema Colonial.

Unidade 4. O Iluminismo francês. 

Unidade 5. A crise do Absolutismo na França.

Unidade 6. A França no período revolucionário.

METODOLOGIA

A disciplina “História Moderna II” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. O curso se desenvolverá a base de aulas expositivas, leitura de obra literária e política, seminários de interpretação de textos autorais e/ou documentais, que serão fornecidos aos discentes no decorrer no curso, buscando-se estimular a capacidade de leitura e interpretação dos mesmos.

Métodos Didáticos: Recursos didáticos: aulas expositivas presenciais, quadro e giz; recursos audiovisuais (Datashow e aparelho de som) e leituras dirigidas.

Leitura e análise da Obra: “O príncipe”, de Nicolau Maquiavel.

Seminários.

AVALIAÇÃO

Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos em todas as Atividades/Avaliação será mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, presença nas aulas; interesse demonstrado nas mesmas; participação nos seminários, e discussões em classe sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos e, sobretudo, pelo aproveitamento de todas as atividades do curso demonstrado na prova escrita que será realizada no curso.

Obs.: Toda e qualquer comunicação com a docente deverá ser feita via e-mail institucional (geovanna@ufu.br) A docente não atenderá nenhum discente via whatsapp.

Seminário: A Avaliação do Seminário será individual e coletiva: Apresentação oral/individual (Valor: 20,0 pontos). O grupo deverá entregar um Relatório que terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. O Relatório deverá ser entregue no dia da apresentação do Seminário em uma via impressa e uma cópia via e-mail da docente (no mesmo dia da apresentação). E-mail da docente: geovanna@ufu.br

Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx (caso seja enviado em outro formato o valor do Seminário - apresentação e relatório - será reduzido em 50% por cento do valor real). Após a apresentação do Seminário a docente fará perguntas para dois discentes do grupo. Obs.: Não serão aceitos Relatórios pós-data estipulados pela docente. Os Seminários ocorrerão no 1º e 2º horários. Caso o grupo opte por apresentação de slides favor levar o notebook. Datas das apresentações: 27/02/2024; 05/03/2024; 26/03/2024 e 02/04/2024.

Leitura e análise da Obra: “O príncipe”, de Nicolau Maquiavel relacionando-a com os textos discutidos no Programa do Plano de Ensino.

Obs.: Os alunos deverão elaborar um Texto Dissertativo-Argumentativo dos capítulos que serão escolhidos pela docente da disciplina. Valor: 20,0 pontos. Data de entrega: 09/04/2024. Individualmente.

Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx Os textos deverão conter o nome completo do discente e o número de Matrícula. Os textos deverão ser entregues na data estipulada pela docente. Obs.: Caso o discente entregue o trabalho sem as respectivas Normas o mesmo será corrigido com o valor de 50% do valor real (10,0 pontos). A docente não receberá a Atividade fora do prazo. Envio via e-mail da docente geovanna@ufu.br

# Trabalhos em sala de aula = Toda aula os discentes farão Atividades Avaliativas em grupos nos dois últimos horários. Valor total das Atividades: 20,0 pontos.

# Avaliação: a avaliação consistirá em uma prova com três (03) Questões. No dia da aplicação o discente poderá optar por uma (1) delas. Não sendo permitida a consulta a qualquer material. Valor: 40,0 pontos. Data: 16/04/2024.

Atividade de recuperação da aprendizagem/Critérios de recuperação: Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022: os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A recuperação constará de 1 Avaliação dissertativa (todos os textos discutidos nas aulas). Data: 23/04/2024. Valor: 100,0 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio. História da publicação da Enciclopédia, 1775-1800. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

BURKE, Peter. A fabricação do Rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2009.

FURET, François. Pensar a revolução francesa. 2ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

Complementar

DAVIES, Nathalie Zemon. Culturas do povo: sociedade e cultura no início da França moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa. 1529-1642. Bauru/São Paulo: EDUSC, 2000.

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

TREVOR-HOPER, Hugh. A crise do século XVII. Religião, a Reforma e a mudança social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/01/2024, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5120093