UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Climatologia Aplicada

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO31202

Período/Série:

 2º

Turma:

 Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

 15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Rildo Aparecido Costa

Ano/Semestre:

2º Semestre de 2020 (ano civil 2021)

Observações:

 

 

EMENTA

As escalas do clima, sistemas climatológicos, análise rítmica do clima, índices climáticos, classificações climáticas, prática em cartografia climática, prática em instrumentação para observação e registro do comportamento meteorológico. Análise climática aplicada a estudos ambientais, clima urbano e azares climáticos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de climatologia aplicada é essencial para se entender o papel do clima e dos tipos de tempo atmosféricos na organização socioespacial de uma determinada sociedade, bem como os impactos negativos que esta ocupação pode causar em uma população de risco, principalmente nas cidades grandes e no meio rural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as consequências dos efeitos do clima nas cidades e no campo, além de manejar as técnicas de análise da climatologia geográfica aplicadas a estudos ambientais.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da escala taxonômica do clima e sua aplicação nos estudos da climatologia geográfica.
  • Conhecer as diversas aplicações práticas da analise climatológica.
  • Identificar o papel exercido pelo clima nos processos interativos da sociedade com a natureza.
  • Distinguir os azares climáticos dos fenômenos raros que ocorrem dentro da normalidade climática de uma localidade ou região (normais climáticas).
  • Relacionar as causas e consequências das variações, oscilações e mudanças climáticas.
  • Conhecer as técnicas de trabalho da climatologia e sua aplicação prática nos estudos de planejamento ambiental

PROGRAMA

1 – Riscos e Vulnerabilidades Climáticas.

1.1 – Risco Como Categoria de Análise.

1.2 – Riscos Ambientais.

2 – Drenagem Urbana.

2.1 – Estruturação e Eficiência.

2.2 – Políticas Públicas para a Drenagem Urbana.

3 – Clima Urbano.

3.1 – Estruturas Urbanas e Climatologia.

3.2 – A Influência do Relevo no Clima Urbano.

3.3 – Azares Climáticos.

4 – Eventos Climáticos Extremos.

4.1 – Enchentes.

4.2 – Ilhas de Calor.

4.3 – Ondas de Calor.

4.4 – Umidade Relativa do Ar.

5 – Análise Rítmica.

6 – Desastres Naturais e Climatologia.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através da plataforma Google Meet. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos) estarão disponíveis através do email prof.rildo.climatologia@gmail.com.

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail, além da plataforma Google Meet. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (sextas-feiras logo após a aula síncrona);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as quartas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

 

PLANO DE ATIVIDADES (2º Semestre de 2020. ano civil 2021)

prof.rildo.climatologia@gmail.com

Semana

Dia

Horário

Atividade/Temática

Plataforma

01

23/07

08h às 10h40min

Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina

Aula sobre conceitos da Climatologia Aplicada

Google Meet

meet.google.com/tik-wuya-efo

02

30/07

08h às 10h40min

Riscos e Vulnerabilidades Climáticas.

 

Google Meet

meet.google.com/tov-vvut-dfs

03

06/08

08h às 10h40min

Risco Como Categoria de Análise

Google Meet

meet.google.com/buj-bver-ybi

04

 

13/08

08h às 10h40min

Evento: Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

Não Haverá Aula

05

20/08

08h às 10h40min

Riscos Ambientais

Google Meet

meet.google.com/vur-oqed-eew

06

27/08

08h às 10h40min

Drenagem Urbana

Google Meet

meet.google.com/qsi-txyp-myi

07

03/09

08h às 10h40min

Avaliação Escrita

Google Meet

meet.google.com/qmo-ictw-rxe

08

10/09

08h às 10h40min

Políticas Públicas para a Drenagem Urbana

Google Meet

meet.google.com/gaq-yfei-wsa

 

17/09

08h às 10h40min

Clima Urbano

Google Meet

meet.google.com/frj-rjqx-uam

09

24/09

08h às 10h40min

Azares Climáticos

Google Meet

meet.google.com/nvr-njxg-rtm

10

01/10

08h às 10h40min

Avaliação Escrita (Estudo Dirigido)

Google Meet

meet.google.com/ruc-zibe-fwr

11

08/10

08h às 10h40min

Eventos Climáticos Extremos

Google Meet

meet.google.com/ktz-oojh-jzr

12

15/10

08h às 10h40min

Análise Rítmica

Google Meet

meet.google.com/aco-dngt-tdv

13

22/10

08h às 10h40min

Desastres Naturais e Climatologia

Google Meet

meet.google.com/omb-tmyp-tcw

14

29/10

08h às 10h40min

Avaliação Escrita

Google Meet

meet.google.com/fbj-gzon-gfe

15

05/11

08h às 10h40min

Revisão da Avaliação e Entrega de Resultados

Google Meet

meet.google.com/hyb-hisk-pqw

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona dia 23/07/2021) será realizado por meio de um link. As atividades síncronas serão realizadas às sextas-feiras, das 8h00 às 10h:40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada pelo link meet.google.com/tik-wuya-efo

* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                   

Serão ministradas entorno de 20 (vinte) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente (avaliações/provas/atividades práticas).

Os materiais necessários para realização das atividades assíncronas (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Google Meet.

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário. Somente receberá presença o aluno que assistir a aula completa, ativar a câmera de vídeo para se identificar durante a chamada e participar ativamente das aulas dialogadas (embasadas nos textos indicados para a leitura e debate).

 

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Avaliação 1 - 30 pontos (08h00min às 10h40min - 03/setembro);

Avaliação 2 - 30 pontos (08h00min às 10h40min - 01/outubro);

Avaliação 3 - 40 pontos (08h00min às 10h40min - 29/outubro).

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).

As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

Elaboração e entrega (em formato digital .PDF conforme normas ABNT);

Distribuição e recepção por meio da plataforma Google Meet;

Serão consideradas como recebidas às avaliações com registro de acréscimo de até 5min.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AMORIM, M. C. C. T. Climatologia e Gestão do Espaço Urbano. Revista Mercator. Fortaleza/CE: 2010.

AYOADE, J.O. Introdução à climatologia para os trópicos. 2a. ed. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 1988.

COSTA, R.A. Riscos Ambientais em Cidades Pequenas do Cerrado Brasileiro in: Educação Ambiental no Mundo Globalizado: Uma Ecologia de Riscos, Desafios e Resistência. Giovanni Seabra (org.) João Pessoa – PB: Editora Universitária/UFPB. 2011.

CHRISTOFIDIS, D. et. ali. A evolução histórica da drenagem urbana: da drenagem tradicional à sintonia com a natureza. Revista Saúde Debate, Rio de Janeiro, V. 43, N. ESPECIAL 3, P. 94-108, DEZ 2019.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: oficina de Textos, 2007.

UGEDA JUNIOR, J. C. Reflexões Acerca do Sistema Clima Urbano e Sua Aplicabilidade: Pressupostos Teórico-Metodológicos e Inovações Técnicas. Revista do Departamento de Geografia (USP), Volume Especial (2016) 160-173

Complementar

Cavalcanti, I. F. de A., Ferreira, N. J., Dias, M. A. F. da S., & Silva, M. G. A. J. da. (2009). Tempo e clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos.

CONTI, J. B. Clima e Meio Ambiente. São Paulo, Atual Editora, 1998.

FORSDYKE, A.G. Previsão do tempo e clima. São Paulo, Melhoramentos, 1975.

CHORLEY, R. J. & BARRY, R.G. Atmósfera, tiempo y clima. 3a. ed. Omega, Barcelona. MONTEIRO, C. A.. F.  & MENDONÇA, F.  Clima urbano. Ed. Contexto. São Paulo, 2003.

VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia. Brasília, MA-INMET, 2001.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rildo Aparecido Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/06/2021, às 18:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2847708