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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia.
Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
Inovação, startups, empreendedorismo. Conceitos Básicos de Gestão de Projetos. Conceitos fundamentais para desenvolvimento de aplicações Internet e uso de Computação em nuvem.
JUSTIFICATIVA
A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permiƟr o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da InsƟtuição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informaƟvo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Computação, da Faculdade de Engenharia |
Objetivos Específicos: |
1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); |
PROGRAMA
1. A graduação em Engenharia de Computação da UFU
1.1. Princípios e objetivos
1.2. Perfil do egresso
1.3. Estrutura curricular
1.4. Estrutura física
1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)
2. Palestras
2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;
2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;
2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;
2.4. Projetos em engenharia;
2.5. Comunicação profissional;
2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;
2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos,
edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.
3. Pesquisas tecnológicas
3.1. Caracterização
3.2. Ética
3.3. Tipos
3.4. Métodos
3.5. Organização
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Culturas afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado como uma Atividade Acadêmica Presencial, por meio de aulas, palestras e seminários.
Formato de aulas:
Atividades: Aulas expositivas, palestras de temas diversos e apresentação de seminário.
Carga horária: 2 horas-aula semanais, totalizando 30h
Horário: Às quartas-feiras das 08h50 às 10h30h.
Atendimento ao aluno:
Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem combinados com os discentes.
Verificação da assiduidade:
A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle da presença nas aulas e palestras realizadas.
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:
Presença e participação nas aulas e palestras que acontecerão de maneira síncronas: total de 20 pontos.
Atividade em grupo: pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 70 pontos.
Questionário: total de 10 pontos.
Total de pontos distribuídos: 100 pontos
Recuperação: por meio de um trabalho extra, com entrega a combinar com o docente.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia. Florianópolis: UFSC, 2000.
2. BASTOS, L.R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses,
Dissertações, Rio de Janeiro: LTC, 2000.
3. OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
4. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Complementar
1. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
3. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3.ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis-SC, 2001.
4. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.
5. MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
6. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V.A.M.; NASCIMENTO, J.G. (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
7. SILVA, T.T. da(Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alexandre Cardoso, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 08:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 | SEI nº 4246316 |