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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI062 |
COMPONENTE CURRICULAR: IDENTIDADE BRASIL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Compreender a noção de identidade nacional como uma questão sensível considerando as diferentes possibilidades de abordagens: históricas, sociológicas, antropológicas, psicanalíticas, entre outras.
Identificar como o país era sentido e pensado no século XIX a partir de olhares estrangeiros e nativos.
Investigar algumas das múltiplas interpretações do Brasil feitas por intelectuais que refletiram sobre a indagação “afinal, que país é este”?
Analisar a pertinência da construção da idéia de Brasil, “ país do futuro”.
Ementa
A construção da idéia de nação brasileira a partir da independência do Brasil (1822); as múltiplas interpretações do Brasil feitas por intelectuais de diversas áreas do conhecimento; a permanência da idéia de Brasil, “país do futuro”.
PROGRAMA
I - Identidade nacional: uma questão sensível
II - O Brasil no século XIX: a terra e sua gente
III - Intérpretes do Brasil: a polissemia das explicações
IV - Brasil, país do futuro?: (entre)cruzando olhares estrangeiros e nativos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977.
HOLANDA, Sério Buarque. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e na colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PRADO JUNIOR, Caio. Evolução política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1979.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAUJO, Ricardo Benzaquen de. Guerra e paz: Casa-grande e senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34, 2005.
CÂNDIDO, Antônio & PRADO, Antônio Arnoni. Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1998.
FREYRE, Gilberto. Heróis e vilões no romance brasileiro. São Paulo: Cultrix, 1979.
MOTA, Carlos Guilherme (org). A experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: SENAC, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Interpretes do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
SCHWARCZ, Lilia (org.). Um enigma chamado Brasil: 29 interpretes e um país. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/10/2019, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.088467/2019-80 | SEI nº 1600170 |