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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Histórico das medidas legais (leis e pareceres) que instituíram a obrigatoriedade da inclusão desses conteúdos nos currículos das escolas brasileiras. As reflexões sobre a definição de parâmetros para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e suas consequências na formação de professores de História, bem como a análise de experiências de implementação dos referidos conteúdos nos currículos escolares, considerando os temas e abordagens privilegiados por professores de História nas escolas e a produção de materiais didáticos. História da África como disciplina acadêmica: discussão sobre temas e debates presentes no ensino universitário. A produção de saberes a partir de sujeitos externos ao ambiente universitário: projetos, programas e a atuação de movimentos sociais e comunidades negras na construção do conhecimento nesse campo.
JUSTIFICATIVA
O trabalho com a História da África, visa, conforme o PPC, aproximar mestrandos e mestrandas em Ensino de História às temáticas hoje consideradas fundamentais na atuação do docente de HIstória. O estudo da História da África e da Cultura afro-brasileira, justifica-se pela necessidade de estar o docente, em contato com temáticas que se encontram na base da construção dos discursos e das experiências sociais do ser brasileiro. Será durante o desenvolvimento desta disciplina, que as pessoas que cursam a disciplina terão contato com questões que ampliarão sua visão de mundo, entendendo relações transcontinentais e transculturais fundamentais para a formação da cultura brasileira. A disciplina torna-se ainda campo fértil para que mestrandos e mestrandas possam refletir e discutir criticamente sobre as relações entre África e Brasil, História e sociedade, bem como, sobre os problemas conceituais trazidos pelas novas abordagens da História Pós-colonial e Decolonial. Em consonância com o PPC, esta disciplina prioriza, a noção de uma história conectada e articulada nacional e internacionalmente, não só em termos de temporalidades, mas em torno de temas e problemas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudo do processo de implementação do Ensino de História da África e cultura afro-brasileira, bem como suas potencialidades temáticas, estratégias didáticas e articulações com a produção de conhecimento histórico sobre África, mundo atlântico, formação da cultura afro-brasileira e identidades negras. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I - História da África e historiografia sobre a África.
- Os limites e os preconceitos disseminados por uma historiografia comprometida com o olhar da colonialidade.
- Discurso historiográfico e discurso didático
Unidade II - África: Periodizações e Regionalizações.
- As possibilidades de periodização da História da África
- As possibilidades de regionalização da História da África, articulada à formação da cultura afro-brasileira.
Unidade III - Cultura Afro-brasileira.
- O que são Culturas diaspóricas.
- Ancestralidade e identidades negras.
Unidade IV - África e Brasil
- Conexões e distanciamentos
- Fluxos e refluxos.
METODOLOGIA
As atividades dar-se-ão a partir do uso de lousa, giz, datashow, textos impressos e digitais, e também a partir de visitas técnicas à espaços de cultura, da cidade, que apresentam atividades e exposições voltadas para as culturas de matrizes africanas.
AVALIAÇÃO
Os mestrandos e as mestrandas serão avaliados em 3 momentos:
1. frequência e participação nas aulas (20%);
2. mediação de texto de leitura pelo qual for responsável (30%);
3. elaboração de texto individual (50%). DATA DE ENTREGA: 14 de julho de 2023.
a) questões conceituais sobre História da África e Cultura Afro-brasileira;
b) problemas observados na experiência docente;
c) um plano de aula detalhado que envolva temáticas e materiais voltados para História da África e Cultura Afro-brasileira;
Os critérios de avaliação contemplarão o domínio dos textos, temas, questões e autores utilizados; a organização, articulação e clareza das ideias; a coerência, coesão, correção e objetividade na formulação e expressão textuais.
As etapas serão valoradas a partir dos critérios do curso:
I – “A” – Excelente (de 90 a 100% de aproveitamento): com direito a crédito;
II – “B” – Bom (de 75 a 89% de aproveitamento): com direito a crédito;
III – “C” – Regular (de 60 a 74% de aproveitamento): com direito a crédito;
IV – “D” – Insuficiente (de 40 a 59% de aproveitamento): sem direito a crédito; e
V – “E” – Reprovado (de 0 a 39% de aproveitamento): sem direito a crédito.
CRONOGRAMA
DATA |
ATIVIDADE |
17 de março |
Reunião de recepção aos calouros |
24 |
Apresentação do Plano de Ensino Por que estudar história da África hoje? |
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Historiografia e História da África História da África Negra – Introdução - Joseph Ki-Zerbo Drive: https://drive.google.com/file/d/1SptvwpavkjEMlhZuRDdGE_mH7Cy5XvG6/vie w?usp=sharing História E Historiografia Africana: Prof. Dr. Elikia M’Bokolo – 22 pg https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/50912/24914 Entrevista com Elikia M’Bokolo – Debates sobre a Lei 10.639/2003 https://www.youtube.com/watch?v=kpBjk13BH2E |
07 de abril |
Sexta-feira santa |
14 |
Os limites e os preconceitos disseminados por uma historiografia comprometida com o olhar da colonialidade. Discurso historiográfico e discurso didático SISS, A e MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Ed. Quarteto/ EDUR-UFRJ, 2010 Disponível em http://flacso.org.br/files/2016/10/Negros-ind%C3%ADgenas-e-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.pdf GARRIDO, Mirian Cristina de Souza. História que os livros didáticos contam depois do PNLD: história da África e dos afro-brasileiros por intermédio dos editais de convocação do PNLD (2007-2011). R evista História & Perspectivas, v . 2 9 n. 54 (2016): Memória, Arquivos e Direitos em h ttp://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35396. Acesso em 20/01/2020. (30 páginas) |
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Tiradentes |
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- As possibilidades de periodização da História da África: África Nilótica MOKHTAR, G. A África Antiga. História Geral da África vol II Cap. 1 ao 4 http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000319.pdf |
05 de maio |
- As possibilidades de periodização da História da África: África Ocidental e a cultura islâmica NIANE, D. T. História geral da África, IV: África do século XII ao XVI. Cap. 6. e 7 http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000321.pdf |
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ROMERO, Flora. Os Reinos Sudaneses - Pujança Econômica E Cultural Na África Medieval. (artigo) 12 páginas https://drive.google.com/file/d/1- 1L42m8HfJAlrdtRc8GEcjfF9V6v76Es/view?usp=sharing EISNER, Will. Sundiata, o leão do Mali: uma lenda africana. Cia das Letras. 2004. (Grafic Novelcompleta). http://historiaequadrinhosnrelondrina.pbworks.com/w/file/fetch/49844099/S undiata_Uma_lenda_africana.pdf |
12 |
- Visita técnica |
19 |
- As possibilidades de periodização da História da África – O Iorubo VASCONCELOS, Sérgio Douets e LIMA, Claudia Rocha. A cultura Iorubá e a sua influência na construção das religiões de matriz africana no Brasil. (artigo) 17 páginas. https://www.metodista.br/revistas/revistas- ims/index.php/ER/article/view/6100 As religiões negras do Brasil – Reginaldo Prandi https://drive.google.com/file/d/1W5enafEwFzQtuFzVZLElJVaA6reGTaCR/view?usp=share_link Mitologia dos Orixás Todos leem o Prólogo e o Epílogo e cada um escolhe dois itans para analisar https://drive.google.com/file/d/1epRu_GIq1CJGqM2kHbxm9LHBmlzMqKDD/ view?usp=share_link |
26 |
- História da África, articulada à formação da cultura afro-brasileira: as Irmandades religiosas Julita Scarano DEVOÇÃO E ESCRAVIDÃO CRUZ, Teresa Cristina de Carvalho. As irmandades religiosas de Africanos e afro-descendentes. Revista PerCursos, Florianópolis, v.8, n. 1, p. 03-17 https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/download/1525/1287/ 2570 |
02 de junho |
- História da África, articulada à formação da cultura afro-brasileira: O Congado O CONGADO (A) E A PERMANÊNCIA DO RACISMO NA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG: RESISTÊNCIA NEGRA, IDENTIDADES, MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS (1978-2018). Jeremias Brasileiro https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24485/1/Congado%2c%20perma n%c3%aancia%2c%20racismo.pdf |
09 |
Culturas diaspóricas. CULTURAS AFRICANAS, CULTURAS DIASPÓRICAS Ivete Almeida https://drive.google.com/file/d/10dBL_trp5gqrl3EQUfyCYVCISDr74L4s/view?usp=share_link GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. A questão racial na política brasileira (os últimos quinze anos) Tempo Social; Rev. Sociologia. USP, S. Paulo, 13(2): 121- 142, novembro de 2001. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ts/v13n2/v13n2a07.pdf. Acesso 20/01/2020. (22 páginas) Pereira, Gloria Maria Santiago e Santos, Benedito Rodrigues dos. SUBJETIVIDADES EM TRÂNSITO: IDENTIDADE, DIÁSPORA AFRICANA E CULTURA IMATERIAL. Psicologia & Sociedade, 30, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/psoc/v30/1807-0310-psoc-30-e175276.pdfAcesso em 20/01/2020. (11 páginas) |
16 |
- Ancestralidade e identidades negras. Identidades: Pan-Africanismo, Negritude e Teatro Experimental do Negro : Kabengele Munanga https://drive.google.com/file/d/10-eN0p7MDd-_E0EpSRxsGEHuwnnRB0Kh/view?usp=share_link HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. (95 páginas) https://drive.google.com/file/d/0BxkQbyiPnHzAVEVjT3dMV2tCUEk/view?usp= share_link&resourcekey=0-vQxE5E49a1egWkFEuvWItg |
23 |
- Conexões e distanciamentos Mulher e Gênero MONTEIRO, Eurídice Furtado. Mulheres, democracia e desafios pós-coloniais. https://drive.google.com/file/d/0B12hCLv3CVnSSjhSYkIyRkdORVZVYXlfVXhs UGpVMFd1enlB/view?usp=sharing&resourcekey=0- 0VnpPm0Keumr_bhXIIhGZw - Gênero, Raça e ascensão social. Sueli Carneiro https://drive.google.com/file/d/18J6IgaoB5Nx- m1w6mkPr6MJhHmO7zWmo/view?usp=sharing |
30 |
Fluxos e refluxos – Perspectiva negra MBEMBE, Achile. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2019. 4ª reimpressão. (livro completo)https://drive.google.com/file/d/1UMqTpcIWkDwks43KFj4FRws26Fp 7892A/view?usp=sharing BERNARDINO-Costa, Joaze e GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra.(artigo) 10páginas https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 69922016000100015 |
07 de julho |
Plantão sobre os trabalhos finais |
14 de julho |
Envio do Trabalho Final
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BIBLIOGRAFIA
Básica
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Complementar
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OLIVER, Roland & FAGE, J. D. Breve histórica da África. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1980.
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THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico. São Paulo: Campus, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ivete Batista da Silva Almeida, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/05/2023, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087427/2022-16 | SEI nº 4096109 |