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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Organização e hierarquização do sistema imunológico. Imunologia aplicada: métodos imunológicos de diagnóstico in vitro e in vivo, produção de vacinas e outros métodos de imunoprofilaxia. Imunopatologia: resposta imune anti-infecciosa, imunologia dos tumores, rejeição de alotransplantes e auto-imunidade. Aspectos da herança imunológica e principais moléculas reguladoras e efetoras da resposta imune. Moléculas codificadas no complexo maior de histocompatibilidade. Aspectos genéticos-bioquímicos das moléculas de imunoglobulinas e receptores de células T. Estudo dos anticorpos monoclonais e policlonais. Estudo dos haptenos, antígenos e imunógenos. Reações de aglutinação e inibição da aglutinação; hemaglutinação e inibição e métodos imunoenzimáticos. Técnica de titulação de antígenos e anticorpos. Radioimunoensaio.
JUSTIFICATIVA
A proposta de conteúdo dessa disciplina vem de encontro com a importância de o aluno do curso de Biotecnologia conhecer os mecanismos básicos da resposta imune para sua formação teórica. Isso se faz necessário uma vez que mostra o predomínio da biotecnologia aplicada à área de saúde (humana, veterinária e vegetal). Ademais, o biotecnólogo é um profissional cuja demanda de trabalho será dentro de laboratório executando diferentes técnicas e, entre elas, técnicas de imunodiagnóstico. Essas técnicas são abordadas durante o curso bem como seus princípios básicos
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Adquirir noções básicas sobre os mecanismos imunológicos básicos e os princípios de imunopatologia, suas aplicações em pesquisa básica e em laboratório com finalidade diagnóstica, terapêutica e profilática. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Grande parte da metodologia será baseada em aula teórica. Uma outra forma de demonstrar a importância da teoria na prática é a discussão de casos clínicos, em que os alunos trabalharão primeiro de forma assíncrona para depois discutirmos os casos em sala enfocando especificamente doenças do sistema imune. Nessas discussões, os alunos desenham o caso clínico e dão o diagnóstico do paciente baseado em sintomas e exames clínicos. Em vários momentos do curso, os alunos serão submetidos a rápidos testes, realizados de forma assíncrona com intuito de reforçar a matéria dada para que a mesma não acumule para a prova teórica. Essa é dada de forma individual. A prova teórica tem uma conotação contextual. O aluno deve saber interconectar a matéria de uma forma objetiva para que ele possa elaborar as repostas das situações colocadas na prova. Todas as atividades avaliativas serão feitas através do Moodle, onde cada aluno realizará a sua auto inscrição. Haverá avaliações assíncronas e feitas em computadores da vila digital, que será previamente reservada para essa função. As atividades em sala acontecerão todas as quintas-feiras das 08:00-10:40.
Os discentes terão acesso aos materiais didáticos através da disponibilização de capítulos do livro (de até 1 capitulo por livro) pelos docentes. O discente tem acesso ao Portal de Periódicos Capes que conta com um acervo de periódicos, e-books, normas técnicas, enciclopédias, etc. por meio de dispositivos conectados à internet através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), com login pelo e-mail institucional. Além disso, ao longo do curso, serão disponibilizados textos e casos clínicos referentes à matéria aplicada.
Para o aluno acessar e/ou cadastrar no Moodle, caso nunca tenha feito o cadastro, acesse https://www.moodle.ufu.br/login/index.php e crie uma conta. Procure o Curso de Imunologia AARE Prof. Marcelo Silva. Será solicitada uma chave de acesso: digite imunologia. Para que você seja sempre notificado das suas atividades, instale o Moodle no seu aplicativo móvel. Após a instalação, o Moodle solicitará o endereço do “website”. Para isso digite www.moodle.ufu.br. Após isso, faça o “login” com as suas credenciais.
O aluno deve fazer seu cadastro no Microsoft Teams com o seu email da UFU. Com esse e-mail, o faça ocadastro no Office 365 educação. Para isso, ele deve acessar esse link https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office. Com isso, os alunos realizarão a instalação do Microsoft Teams no seu computador e celular para recebimento de mensagens. Para download e instalação desse programa, o aluno deve acessar o link https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/download-app. Depois de instalado, no seu lado superior direito haverá um botão para ingressar em uma turma. Ao clicar nesse botão, aparecerá uma chave. Digite o código t7s5wgf. O Microsoft Teams será utilizado, principalmente, para comunicação entre os alunos e o professor.
O aluno será avaliado ao longo do curso através da assiduidade às aulas, compromisso com a entrega das atividades no prazo, qualidade das atividades, exercícios durante as atividades síncronas e prova avaliativa com questões de múltipla escolha. As datas e horários serão combinados com eles. Os critérios de avaliação e pontuação de cada atividade estarão descritos nas mesmas.
DIA |
MÊS |
NÚMERO DA AULA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADE |
PONTUAÇÃO |
DOCENTE |
02 |
03 |
AULA 0 |
Recepção alunos |
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09 |
03 |
AULA 1 |
Introdução ao curso
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Marcelo J. B. Silva |
16 |
03 |
AULA 2 |
Sistema Imune Inato
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Aula presencial/online |
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Marcelo J. B. Silva |
23
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03 |
AULA 3 |
Células e tecidos do sistema imunológico
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Aula e caso clínico |
5 pts |
Marcelo J. B. Silva |
30 |
03 |
AULA 4 |
Imunidade adaptativa –Ativação de linfócitos T e B |
Aula e caso clínico |
5 pts
|
Marcelo J. B. Silva |
06 |
04 |
AULA 5 |
Imunidade adaptativa-Processamento e apresentação de antígenos |
Caso clínico |
5 pts |
Marcelo J. B. Silva |
13 |
04 |
AULA 6 |
Aula assíncrona Interação antígeno-anticorpo |
Exercício de fixação e caso clínico. |
5 pts |
Marcelo J. B. Silva |
20 |
04 |
AULA 7
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Avaliação 1 |
Moodle: prova individual |
25 pts |
Marcelo J. B. Silva |
27 |
04 |
AULA 8 |
Métodos imunológicos de diagnóstico |
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Marcelo J. B. Silva |
04 |
05 |
AULA 9 |
Imunologia dos transplantes |
Exercício de fixação |
5 pts |
Marcelo J. B. Silva |
11 |
05 |
AULA 10 |
Imunologia dos tumores |
Exercício de fixação |
5 pts
|
Marcelo J. B. Silva |
18 |
05 |
AULA 11 |
Avaliação 2
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Moodle: prova individual
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20 pts |
Marcelo J. B. Silva |
25 |
05 |
AULA 12 |
Distúrbios de Hipersensibilidade |
Exercício de fixação
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Marcelo J. B. Silva |
01 |
06 |
AULA 13 |
Doenças auto-imunes |
Exercício de fixação
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Marcelo J. B. Silva |
15 |
06 |
AULA 14 |
Avaliação 3 |
Moodle: prova individual |
25 pts |
Marcelo J. B. Silva |
22 |
06 |
AULA 15 |
Prova de recuperação |
Moodle: prova individual |
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Marcelo J. B. Silva |
29 |
06 |
AULA 16 |
Vista de prova |
Moodle: prova individual |
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Marcelo J. B. Silva |
AVALIAÇÃO
A avaliação individual acontecerá ao longo do curso, bem como exercícios e casos clínicos. Tanto as provas quanto os exercícios serão aplicadas na plataforma Moodle na forma de questões objetivas ou discursivas. O aluno poderá solicitar a vista de prova para resolução de dúvidas. Os alunos serão avaliados com atividades em equipe que são: estudos de caso, fóruns e pesquisas com consulta. O aluno que não conseguir 60% dos créditos distribuídos poderão realizar a prova de recuperação que substituirá a menor nota entre as provas individuais. Após a prova de recuperação, o aluno deve atingir o mínimo de 60% para ser aprovado no curso.
As datas estão sujeitas a mudanças, se houver necessidade por parte do docente ou pelo discentes.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABBAS, A.L K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia Basica: Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico. Elsevier ; 2007.
ROITT, Ivan M.; BROSTOFF, Jonathan; MALE, David K. Imunologia. 6. ed. São Paulo: Manole, 2003
PEAKMAN, M., VERGANI, D., 1 ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 1999, 327p.
BENJAMINI, E., COICO, R., SUNSHINE, G., 4 edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2002, 288p.
PEAKMAN, M., VERGANI, D., 1 ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogank, 1999, 327p.
Complementar
Immunobiology
Current opinion in immunology
Nature immunology
Journal of Immunology
Infection and Immunity
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marcelo José Barbosa Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/02/2023, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4277843 e o código CRC 52A1BEAD. |
Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4277843 |