UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

MARKETING PARA MERCADOS EMERGENTES

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Discutir a prática do Marketing aplicada aos mercados emergentes: nichos particularmente relevantes e mercados de massa de desenvolvimento recente, ressaltando as especificidades da prática do Marketing nesses mercados.Apresentar e discutir as pesquisas, a estratégia e o planejamento de Marketing voltados para os mercados acima.Discutir as especificidades do Marketing direcionado a alguns mercados emergentes que são especialmente relevantes para o momento atual da Economia e da Sociedade.

 

Ementa

Tendências de mercado e ciclo de vida dos negócios: os segmentos emergentes e sua importância para os negócios futuros da empresa; Marketing para mercados emergentes: marketing de nicho versus marketing de massa; Especificidades da prática do Marketing nos mercados emergentes: generalidades e particularidades; Pesquisas comportamentais, estratégia e planejamento de Marketing aplicados a alguns mercados emergentes específicos, relevantes na época em que a disciplina estiver sendo ministrada (p. ex.: mercado de luxo, mercado de baixa renda, mercados étnicos, mercados GLSBT e outros).

 

PROGRAMA

Parte “fixa” do programa (conteúdos que independem do momento em que o componente estiver sendo ministrada, a serem abordados obrigatoriamente em todos os semestres letivos, tópicos de 1 a 5):

1 A Evolução dos mercados: fragmentação e massificação.

 

2. Ciclo de vida dos mercados e dos negócios: o surgimento e o crescimento dos mercados emergentes (do nicho ao mainstream); a importância dos mercados emergentes para o futuro da empresa.

 

3. Marketing de nichos.

 

4. Pontos em comum e recomendações gerais na prática do marketing para os mercados emergentes. Inclusão versus exclusão social pelo consumo.

 

5. Trabalho de curso do semestre (realizado em grupo, pelos alunos, como última atividade do Programa): identificar um mercado emergente relevante na atualidade que não tenha sido abordado pelo Prof. como os abaixo, defini-lo precisamente e fazer uma apresentação sobre ele, com dados qualitativos e quantitativos sobre os produtos/serviços desse mercado e sobre seus consumidores. Apontar quais estratégias e práticas de marketing seriam especiais e recomendadas para esse mercado.

 

Parte “variável” do programa (passível de alteração de um semestre letivo para outro e por diferentes docentes: conteúdos versando sobre mercados emergentes específicos, relevantes quando a disciplina estiver sendo ministrada, sendo os imediatamente abaixo, tópicos 6 a 9 apenas exemplos):

 

6. O mercado de luxo:

6.1 Comportamento do consumidor no mercado de produtos e serviços de luxo.

6.2 Particularidades da gestão do marketing para o mercado de luxo.

 

7. O mercado dos consumidores de baixa renda:

7.1 Comportamento do consumidor de baixa renda no mercado de produtos e serviços.

7.2 Particularidades da gestão do marketing para o mercado de baixa renda.

 

8. Os mercados étnicos:

8.1 Comportamento do consumidor nos mercados diferenciados por origem étnica.

8.2 Particularidades da gestão do marketing para os mercados étnicos.

 

9. Os mercados GLSBTQI+:

9.1 Comportamentos do consumidor nos diversos mercados GLSBTQI+.

9.2 Particularidades da gestão do marketing para os diversos mercados GLSBTQI+

 

Outros Mercados Emergentes (os que forem abordados quando o componente estiver sendo ministrado – obs.: usar a mesma estrutura de organização didática do conteúdo dos exs. anteriores, tópicos a imediatamente acima).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CANCLINI, N. G. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Esta bibliografia abrange a parte “variável” do programa (os mercados específicos abordados quando o componente estiver sendo ministrado, que geralmente consistem em documentos eletrônicos não necessariamente acadêmicos, a serem indicados pelo docente aos alunos na apresentação do plano de disciplina aos alunos, atualizado semestre a semestre). Os exemplos abaixo são apenas alguns de um mínimo de 5 títulos a serem sugeridos, e cobrindo aqui também como meros exemplos, eventuais tópicos a serem abordados sobre mercados emergentes sugeridos anteriormente, no Programa descrito acima.

INSTITUTO DO LUXO. Conheça seis práticas de marketing que são sucesso para bens de luxo. Disponível em : https://www.institutodoluxo.com/post/conheca-seis-praticas-de-marketing-que-sao-sucesso-para-bens-de-luxo. Acesso em: 29 abr. de 2020.

COSTA, C. S. ; PIZZINATTO, N. K . Estratégias de marketing para segmento de baixa renda: estudo de múltiplos casos em supermercados. Disponível em: https://www.cadernomarketingunimep.com.br/ojs/index.php/cadprofmkt/article/view/35 . Acesso em: 29 abr.  de 2020.

EMPREENDEDOR. Atender necessidades de etnias é um mercado promissor, mas delicado. Disponível em: https://empreendedor.com.br/noticia/atender-necessidades-de-etnias-e-um-mercado-promissor-mas-delicado/. Acesso em: 29 de abril de 2020.

ACERO, T. ; SOUTO, K. Marketing étnico : caso de los hispanos en USA. Disponível em:  https://www.gestiopolis.com/marketing-etnico-caso-hispanos-usa/. Acesso em: 29 de abril de 2020.

ANDRADE, B. S. ; SILVA, B. F. Saindo do armário para o mercado: a propaganda para o público GLS. Disponível em : http://www.overmundo.com.br/download_banco/saindo-do-armario-para-o-mercado-a-propaganda-para-o-publico-gls. Acesso em: 29 de abr. de 2020.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Eduardo Giarola

Coordenador do Curso de Graduação em Administração

Profa. Dra. Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

 


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Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 15/10/2020, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giarola, Presidente, em 26/10/2020, às 13:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.061000/2020-26 SEI nº 2322359