UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN 31529

Período/Série:

7o, 8o, 9o e 10o

Turma:

A/B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72

Prática:

0

Total:

72

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X)

Professor(A):

Carlos Roberto Domingues

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

  1. Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia.
  2. Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo
  3. Ambiente externo e suas novas demandas via Inovação e Qualidade
  4. Capacidades Dinâmicas
  5. Ambidestria
  6. Perfil do profissional e sua inserção neste ambiente organizacional.

JUSTIFICATIVA

A pressão sobre os modelos de organizações não é uma novidade e tão pouco cessará ao longo do tempo, muito pelo contrário. Diante disto, o ambiente interno para o planejamento estratégico, com seus elementos: funções administrativas, fatos e dados históricos; visão de homem e de mundo, clima e cultura, competências e capacidades absortivas. E, o ambiente externo com sua velocidade de demanda, inovações, tencionam as estruturas organizacionais como também demandam de novos ajustes e configurações. Compreender e responder a estes elementos é mister para a perpetuação das organizações, administrar seu clima e cultura, bem como, ser um ambiente de formação e desenvolvimento humano.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Avançar na compreensão das mudanças a que as organizações estão sujeitas e oferecer aos alunos a condição de leitura, análise e respostas para as demandas a que estão sujeitas as organizações, no que diz respeito as Capacidades Dinâmicas e Ambidestria.

Objetivos Específicos:

  1. Realizar uma revisão quanto aos elementos básicos para efetivação e práticas estratégicas.
  2. Estabelecer uma leitura sobre os elementos da visão de homem e de mundo, gênese do ambiente para planejamento estratégico.
  3. Identificar os aspectos da Inovação e Qualidade demandada pelo ambiente externo e seus impactos sobre as organizações.
  4. Analisar os elementos da Capacidades Dinâmicas e Ambidestria e suas contribuições para as organizações sujeitas ao ambiente organizacional
  5. Identificar as possibilidades e percursos profissionais a serem desenvolvidos neste modelo de organizações.

PROGRAMA

  1. Dados sendo transformados em Informação;
  2. Qualidade dos dados e apresentação da Informação;
  3. Coletor dos dados: o profissional e suas competências;
  4. Trabalho em equipe: clima e cultura de equipes;
  1. Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo
    1. Ambiente organizacional: clima e cultura;
    2. Visão de Homem Grego;
    3. Visão de Homem Político;
    4. Visão de Homem Moderno;
    5. Visão de Homem Hipermoderno;
  2. Ambiente externo e suas novas demandas via Inovação e Qualidade
    1. Ambiente externo, análise PESTA e Cinco Forças de Porter;
    2. A Inovação como força e barreira para estratégia
    3. Qualidade e ISO, elementos dinâmicos ou engessadores da estratégia;
  3. Capacidades Dinâmicas
    1. Conceitos e elementos;
    2. Análise das capacidades e as competências necessárias;
  4. Ambidestria
    1. Conceitos e elementos;
    2. Analise das capacidades e as competências necessárias;
  5. Perfil do profissional e sua inserção neste ambiente organizacional.

 

METODOLOGIA

TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLÓGICAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Técnicas de ensino:

· debates utilizando filmes e vídeos, reportagens e outros textos.

· exercícios em pequenos grupos

· estudos individuais

· estudo de caso de uma organização, com dados disponíveis na internet,

A estratégia para recuperação dos conteúdos:

Ao final de cada semana os alunos podem agendar horários para dirimir dúvidas, enviando, previamente as questões por e-mail e que serão respondidas de forma assíncrona e indicação de leituras e atividades complementares para tenham a possibilidade dirimir as dúvidas e internalizarem os conhecimentos sobre a disciplina.

Recursos didáticos e audiovisuais:

· aulas expositivas, lousa, estudos de caso e provas situacionais.

Atividades TDE:

Carga Horária: 4 h/a

TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades deverão ser neste ambiente virtual, nenhuma atividade será aceita fora deste canal.

Formas de apuração da assiduidade das atividades TDE: entrega pontual das atividades dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

03.08

Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia.

Dados sendo transformados em Informação;

Contrato pedagógico

Apresentação da disciplina

Exercício de conceitos

Exercício para tratamento de dados

4 horas

10.08

Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia.

Qualidade dos dados e apresentação da Informação;

Aspectos envolvendo a formação da equipe; Autoconhecimento e conhecimento do outro;

4 horas

17.08

Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia.

Coletor dos dados: o profissional e suas competências;

Trabalho em equipe: clima e cultura de equipes;

O fator tempo para planejamento e para a ação;

Estudo sobre Clima e Cultura organizacional;

 

4 horas

24.08

Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo

Ambiente organizacional: clima e cultura;

Discorrer sobre o ambiente organizacional, seus elementos clima e cultura e seus impactos na produção da Estratégia organizacional

 

4 horas

14.09

Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo

Apresentar os principais elementos formadores da visão de homem e de mundo, ao longo do tempo.

Construção dos elementos teóricos que sustentam as diferentes visões de mundo e de homem.

Visão de Homem Grego; Visão de Homem Político; Visão de Homem Moderno; Visão de Homem Hipermoderno;

 

4 horas

21.09

Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo no Brasil

Apresentar os principais elementos formadores da visão de homem e de mundo, ao longo do tempo no Brasil.

 

4 horas

28.09

Avaliação.

 

4 horas

05.10

Capacidades Dinâmicas

Conceitos e elementos;

Análise das capacidades e as competências necessárias;

Ambientes de inovação.

O que é Capacidade Dinâmica;

As hierarquias da Capacidade Dinâmica

Construção do Dicionário sobre Capacidades Dinâmicas

Análise e discussão quanto a aplicação

Início do Caso de Ensino;

4 horas

19.10

Capacidades Dinâmicas

Análise das capacidades e as competências necessárias;

Capacidade Dinâmica: o ambiente e o contexto

Construção do dicionário sobre Capacidades Dinâmicas

Análise e discussão quanto a aplicação

4 horas

26.10

Capacidades Dinâmicas

Análise das capacidades e as competências necessárias;

Capacidade Dinâmica: o ambiente e o contexto

Análise e discussão quanto a aplicação

4 horas

09.11

Ambidestria

Conceitos, cronologia e elementos;

Cronologia da ambidestria;

Construção do Dicionário sobre Ambidestria

4 horas

13.11

Ambidestria

Conceitos, cronologia e elementos;

Principais linhas de pesquisa de ambidestria, conceitos, conclusões.

4 horas

14.11

Ambidestria

Analise das capacidades e as competências necessárias;

Perfil do profissional e sua inserção neste ambiente organizacional.

Tipologia para ambidestria

Dimensões temporal e estrutural,

Tipos de ambidestria harmônica, particional, cíclica e recíproca.

Análise e discussão quanto a aplicação

Construção do dicionário sobre Ambidestria

Perfil pessoal e profissional em um ambiente estratégico

 

4 horas

16.11

Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria.

Atendimento para construção do caso de Ensino.

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

17.11

Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria.

Atendimento para construção do caso de Ensino.

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

23.11

Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria.

Atendimento para construção do caso de Ensino.

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

30.11

Entrega do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria.

Entrega final do Caso de Ensino

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos, consistirá em atividades realizadas em sala e uma avaliação com prova com questões abertas e de múltipla escolha:

Avaliações com atividades e entrega de material produzido: valor 20 pontos

Primeira avaliação: dia 28/09/2023, as 19h

Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais. Esta avaliação valerá 30 pontos.

Segunda avaliação: Será realizada individualmente, por meio da produção de um artigo em equipe de no máximo 4 alunos, no formato de Caso de Ensino. Seu desenvolvimento se dará ao longo da disciplina. As entregas parciais serão a partir do dia 17.11, e a entrega final será realizada no dia 30.11. Para tanto, os alunos terão acesso as instruções normativas para a realização, do artigo, bem como, os critérios utilizados para fins da avaliação

Data de realização: A entrega deve ser feita dia 30.11 no Moodle.

A não entrega na data significará conceito zero.

Horário:19 horas

Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais e a aplicação dos elementos estudados em uma situação de Caso de Ensino. Valerá 50 pontos.

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar duas atividades extras que são: resumo manuscrito dos principais tópicos vistos na disciplina e gravação de vídeo sobre os tópicos da disciplina fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional entregando-os antes dentro do prazo de lançamento das notas do semestre.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. ALBUQUERQUE FILHO, J. B.; BULGACOV, S.; MAY, M. R. Dynamic Capabilities from an Institutionalist Viewpoint. Cadernos EBAPE.BR, v. 15, n. Edição Especial, p. 445-461, 2017.
  2. DONADON, F. A. B.; SANTOS, D. F. L. Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal. Gestão & Conexões, v. 10, n. 2, p. 8-27, 2021.
  3. FREITAS, M. E. . Contexto Social e Imaginário Organizacional Moderno. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n.2, p. 6-16, 2000.
  4. MEIRELLES, D. S.; CAMARGO, A. B. Capacidades dinâmicas: o que são e como identificá-las? .Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. Ed.Esp., p. 41-64, 2014.
  5. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. O safári de estratégia. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  6. POPADIUK, S.; LUZ, A. R. S.; KRETSCHMER, C. Dynamic Capabilities and Ambidexterity: How are These Concepts Related? . Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 639-660, 2018.
  7. SAITO, L. M. S.; DOMINGUES, C. R. Ambidestria contextual frente às inovações disruptivas: o caso de um Contact Center. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 14, n. 1, p. 1-23, 2022.
  8. SARTORI, P. P.; GARRIDO, I. L. Ambidestria Organizacional e Inovação: proposições para o avanço da teoria e prática. Brazilian Business Review, v. 20, n. 2, p. 215-235, 2023
  9. SILVA, E. C.; PEDRON, C. D. Elementos Determinantes para a Capacidade de Inovação das Empresas: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 1, p. 45-63, 2019.

Complementar

  1. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008.
  2. MINTZBERG, H.; QUINN, A.; GOSHAL, J. B. O processo de estratégia: conceitos, contextos e casos relacionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  3. PORTER, M. Estratégia Competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  4. WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
  5. Artigos de jornais, de revistas acadêmicas de Administração e de revistas populares de negócio.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Domingues, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 19:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4738014