|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A pressão sobre os modelos de organizações não é uma novidade e tão pouco cessará ao longo do tempo, muito pelo contrário. Diante disto, o ambiente interno para o planejamento estratégico, com seus elementos: funções administrativas, fatos e dados históricos; visão de homem e de mundo, clima e cultura, competências e capacidades absortivas. E, o ambiente externo com sua velocidade de demanda, inovações, tencionam as estruturas organizacionais como também demandam de novos ajustes e configurações. Compreender e responder a estes elementos é mister para a perpetuação das organizações, administrar seu clima e cultura, bem como, ser um ambiente de formação e desenvolvimento humano.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Avançar na compreensão das mudanças a que as organizações estão sujeitas e oferecer aos alunos a condição de leitura, análise e respostas para as demandas a que estão sujeitas as organizações, no que diz respeito as Capacidades Dinâmicas e Ambidestria. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
METODOLOGIA
TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLÓGICAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Técnicas de ensino:
· debates utilizando filmes e vídeos, reportagens e outros textos.
· exercícios em pequenos grupos
· estudos individuais
· estudo de caso de uma organização, com dados disponíveis na internet,
A estratégia para recuperação dos conteúdos:
Ao final de cada semana os alunos podem agendar horários para dirimir dúvidas, enviando, previamente as questões por e-mail e que serão respondidas de forma assíncrona e indicação de leituras e atividades complementares para tenham a possibilidade dirimir as dúvidas e internalizarem os conhecimentos sobre a disciplina.
Recursos didáticos e audiovisuais:
· aulas expositivas, lousa, estudos de caso e provas situacionais.
Atividades TDE:
Carga Horária: 4 h/a
TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades deverão ser neste ambiente virtual, nenhuma atividade será aceita fora deste canal.
Formas de apuração da assiduidade das atividades TDE: entrega pontual das atividades dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
03.08 |
Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia. Dados sendo transformados em Informação; |
Contrato pedagógico Apresentação da disciplina Exercício de conceitos Exercício para tratamento de dados |
4 horas |
10.08 |
Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia. Qualidade dos dados e apresentação da Informação; |
Aspectos envolvendo a formação da equipe; Autoconhecimento e conhecimento do outro; |
4 horas |
17.08 |
Revisão de conceitos e principais abordagens no campo da estratégia. Coletor dos dados: o profissional e suas competências; Trabalho em equipe: clima e cultura de equipes; |
O fator tempo para planejamento e para a ação; Estudo sobre Clima e Cultura organizacional;
|
4 horas |
24.08 |
Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo Ambiente organizacional: clima e cultura; |
Discorrer sobre o ambiente organizacional, seus elementos clima e cultura e seus impactos na produção da Estratégia organizacional
|
4 horas |
14.09 |
Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo |
Apresentar os principais elementos formadores da visão de homem e de mundo, ao longo do tempo. Construção dos elementos teóricos que sustentam as diferentes visões de mundo e de homem. Visão de Homem Grego; Visão de Homem Político; Visão de Homem Moderno; Visão de Homem Hipermoderno;
|
4 horas |
21.09 |
Ambiente para planejamento estratégico. Visão de homem e de mundo no Brasil |
Apresentar os principais elementos formadores da visão de homem e de mundo, ao longo do tempo no Brasil.
|
4 horas |
28.09 |
Avaliação. |
|
4 horas |
05.10 |
Capacidades Dinâmicas Conceitos e elementos; Análise das capacidades e as competências necessárias; |
Ambientes de inovação. O que é Capacidade Dinâmica; As hierarquias da Capacidade Dinâmica Construção do Dicionário sobre Capacidades Dinâmicas Análise e discussão quanto a aplicação Início do Caso de Ensino; |
4 horas |
19.10 |
Capacidades Dinâmicas Análise das capacidades e as competências necessárias; |
Capacidade Dinâmica: o ambiente e o contexto Construção do dicionário sobre Capacidades Dinâmicas Análise e discussão quanto a aplicação |
4 horas |
26.10 |
Capacidades Dinâmicas Análise das capacidades e as competências necessárias; |
Capacidade Dinâmica: o ambiente e o contexto Análise e discussão quanto a aplicação |
4 horas |
09.11 |
Ambidestria Conceitos, cronologia e elementos; |
Cronologia da ambidestria; Construção do Dicionário sobre Ambidestria |
4 horas |
13.11 |
Ambidestria Conceitos, cronologia e elementos; |
Principais linhas de pesquisa de ambidestria, conceitos, conclusões. |
4 horas |
14.11 |
Ambidestria Analise das capacidades e as competências necessárias; Perfil do profissional e sua inserção neste ambiente organizacional. |
Tipologia para ambidestria Dimensões temporal e estrutural, Tipos de ambidestria harmônica, particional, cíclica e recíproca. Análise e discussão quanto a aplicação Construção do dicionário sobre Ambidestria Perfil pessoal e profissional em um ambiente estratégico
|
4 horas |
16.11 |
Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria. |
Atendimento para construção do caso de Ensino. |
4 horas
1 horas (TDE)
|
17.11 |
Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria. |
Atendimento para construção do caso de Ensino. |
4 horas
1 horas (TDE)
|
23.11 |
Elaboração do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria. |
Atendimento para construção do caso de Ensino. |
4 horas
1 horas (TDE)
|
30.11 |
Entrega do Artigo – Caso de Ensino sobre: Capacidade Dinâmica e Ambidestria. |
Entrega final do Caso de Ensino |
4 horas
1 horas (TDE)
|
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos, consistirá em atividades realizadas em sala e uma avaliação com prova com questões abertas e de múltipla escolha:
Avaliações com atividades e entrega de material produzido: valor 20 pontos
Primeira avaliação: dia 28/09/2023, as 19h
Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais. Esta avaliação valerá 30 pontos.
Segunda avaliação: Será realizada individualmente, por meio da produção de um artigo em equipe de no máximo 4 alunos, no formato de Caso de Ensino. Seu desenvolvimento se dará ao longo da disciplina. As entregas parciais serão a partir do dia 17.11, e a entrega final será realizada no dia 30.11. Para tanto, os alunos terão acesso as instruções normativas para a realização, do artigo, bem como, os critérios utilizados para fins da avaliação
Data de realização: A entrega deve ser feita dia 30.11 no Moodle.
A não entrega na data significará conceito zero.
Horário:19 horas
Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais e a aplicação dos elementos estudados em uma situação de Caso de Ensino. Valerá 50 pontos.
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar duas atividades extras que são: resumo manuscrito dos principais tópicos vistos na disciplina e gravação de vídeo sobre os tópicos da disciplina fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional entregando-os antes dentro do prazo de lançamento das notas do semestre.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Domingues, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 19:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4738014 e o código CRC CBB160DA. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4738014 |