UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 12ª reunião/2022 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 12ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2022. Às 9:00 horas do dia doze de setembro de dois mil e vinte e dois, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Rodrigo Fernandes Malaquias, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, da representante discente Vanessa Alves Pinhal e da Secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. Os Professores José Eduardo Ferreira Lopes e Verônica Angélica Freitas de Paula encontravam-se de férias. 1. Informes: 1.1. O Presidente informou que, a respeito do item 2.1 “Análise da autorização da banca de qualificação do doutorando Arthur Antonio Silva Rosa”, discutido na última reunião, conforme combinado foi realizada nova consulta à PROPP que manteve a posição inicial referente à obrigatoriedade da conclusão dos créditos para o aluno realizar a qualificação de Doutorado. Portanto, a suspensão da banca foi mantida. 1.2. ODS nas Pesquisas da UFU. A Profa Jaluza, presidente do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da UFU, fez um breve relato do trabalho desenvolvido pelo Comitê, e também da importância da identificação de quais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) as pesquisas realizadas na UFU atendem, sendo esse, inclusive, um critério para financiamento de pesquisa e de definição de ranking de Instituições de Ensino Superior. 2. Leitura e aprovação da Ata da 11ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2022. Após discussão e votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 3. Ordem do Dia: 3.1. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese do discente Túlio Gonçalves Gomes. Banca composta pelos membros: Márcio Lopes Pimenta, Luciana Carvalho e Flávia Mori Sarti (EACH-USP). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese do discente Cláudio Heleno Pinto da Silva. Banca composta pelos membros: Márcio Lopes Pimenta, Carla Bonato Marcolin e Luciana Oranges Cezarino (Unive - Itália). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.3. Relatório de bolsas da doutoranda Thayla Machado Guimarães Iglesias. Após análise e votação, o relatório de bolsas foi aprovado por unanimidade. 3.4. Relatório final de bolsas da mestranda Núbia Cristina Fernandes. Após análise e votação, o relatório final de bolsas foi aprovado por unanimidade. 3.5. Solicitação de integralização complementar dos créditos de produção acadêmica do discente Arthur Antonio Silva Rosa. Após análise e votação, a integralização dos créditos de produção acadêmica complementar foi aprovada por unanimidade. Desta forma, o aluno completou todos os créditos de produção acadêmica necessários. 3.6. Solicitação de aprovação do Ensaio teórico de Vanyne Aparecida Franco Freitas. Após análise e votação, o ensaio teórico foi aprovado por unanimidade. 3.7. Solicitação do discente Juan Pablo Silva Moreira para a troca de orientação da Prof. Vérica Freitas de Paula para o Professor Márcio Lopes Pimenta. Após análise e votação, a solicitação de troca de orientadores foi aprovada por unanimidade. 3.8. Solicitação de trancamento total do doutorando Altieres Frances Silva. Após análise e votação, o trancamento do doutorando foi aprovado por unanimidade. 3.9. Solicitação de trancamento total do doutorando Bruno Silvestre Silva de Souza. Após análise e votação, o trancamento do doutorando foi aprovado por unanimidade. 3.10. Definição sobre aluno em situação irregular no programa. Considerando que o discente Diego Henrique Alvarenga Mazzi: (i) havia solicitado a dilação de prazo para a defesa até o dia 30/08; (ii) não solicitou matrícula no segundo semestre de 2022; (iii) não entrou em contato com o Programa para a marcação da banca de defesa; e (iv) não cumpriu o prazo máximo para a defesa, estabelecido no regimento do programa, o desligamento do aluno foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.11. Oferta concentrada da disciplina Seminários II em Gestão Organizacional e Regionalidade. Após análise da solicitação da Profa. Kárem Cristina de Sousa Ribeiro e do Plano de Ensino proposto pela Profa. Luciana Carvalho, e considerando-se que a solicitação é prevista na Resolução 17/2022 do CONPEP, o pedido foi aprovado com uma abstenção. Com relação ao Plano de Ensino, o Colegiado recomenda à Profa. Luciana Carvalho que seja ofertado aos alunos da disciplina 7 dias de prazo entre as entregas das versões, inclusive para que possam ser realizadas conversas com o(a) orientador(a). A solicitação da abertura da disciplina será encaminhada para a DIRAC. Os alunos atuais da disciplina Seminários II em Gestão Organizacional e Regionalidade serão informados ainda hoje (12/09) sobre a abertura dessa nova disciplina concentrada e poderão se matricular até o dia 16/09 às 11h. 3.12. Antecipação da defesa de tese em tempo inferior ao prazo mínimo estabelecido. Após análise da solicitação da Profa. Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, o colegiado entendeu, de forma unânime, que, em conformidade com a Resolução 17/2022 do CONPEP, qualquer estudante pode solicitar a defesa de dissertação ou tese em tempo inferior ao prazo mínimo estabelecido no regulamento do programa, sendo que quando solicitado o colegiado deverá analisar se o pedido atende a todas as exigências das normas estabelecidas. 3.13. Relatório de bolsas da doutoranda Karine de Jesus Rodrigues Santana. Após análise e votação, o relatório de bolsas foi aprovado por unanimidade. 4. Assuntos Gerais. O presidente agradeceu a presença de todos e eu, Juliana Bárbara da Silva Oliveira, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, doze de setembro de 2022.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

Vanessa Alves Pinhal

Juliana Bárbara da Silva Oliveira - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 20/10/2022, às 15:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 21/10/2022, às 09:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 21/10/2022, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Alves Pinhal, Membro de Colegiado, em 24/10/2022, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 31/10/2022, às 13:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.079101/2022-15 SEI nº 4014169