UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Métodos e Informações

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Análise Qualitativa

Unidade Ofertante:

Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31203

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36h/a

Prática:

36h/a

Total:

72h/a

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof.ª Dr.ª Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Conceito de pesquisa qualitativa e suas aplicações; Elaboração de teoria por meio de dados qualitativos; Projeto de pesquisa qualitativa; Técnicas de coleta de dados qualitativos; Técnicas de análise de dados qualitativos; Estratégias de pesquisa qualitativa em organizações; Uso de recursos computacionais na pesquisa qualitativa

JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos, a pesquisa qualitativa tem vivido um período de crescimento e diversificação ao se tornar uma abordagem de pesquisa consolidada e respeitada em diversas disciplinas e contextos (FLICK, 2009). Segundo Takahashi (2013), as pesquisas qualitativas estão sendo cada vez mais realizadas no Brasil, particularmente no campo da Administração.

Nesse contexto e considerando-se que um dos objetivos do curso de Administração, segundo o seu Projeto Pedagógico, é orientar o desenvolvimento de pesquisas na área administrativa, os conteúdos ministrados na disciplina Análise Qualitativa tornam-se imprescindíveis para a formação dos alunos.

OBJETIVO

Esclarecer o conceito de pesquisa qualitativa, bem como das principais técnicas e estratégias de pesquisa relacionadas, de modo a destacar em quais situações e de quais maneiras, estas podem ser aplicadas no âmbito da Administração, e dessa forma, fornecer conteúdo e estimular raciocínio para que o aluno desenvolva uma noção prática deste tipo de pesquisa nas organizações.

PROGRAMA

1. Conceitos de pesquisa qualitativa

1.1 Conceito de dados qualitativos

1.2 Particularidades do projeto: quando uma pesquisa qualitativa é requerida?

1.3 Problema de pesquisa e objetivos em pesquisa qualitativa

1.4 Elaboração do instrumento de coleta de dados com base na teoria

2. Técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa

2.1 Entrevistas em profundidade

2.2 Grupos focais

2.3 Documentos

2.4 Observação

3. Técnicas de análise de dados em pesquisa qualitativa

3.1 Analise de conteúdo

3.2 Analise de discurso

3.3 Analise argumentativa

3.4 Triangulação de dados qualitativos

4. Uso de Softwares para Análise Qualitativa

4.1 Softwares de coleta e análise de dados qualitativos

4.2 Análise de dados online

5. Estratégias de pesquisa envolvendo métodos qualitativos de coleta e análise

5.1 Estudo de caso

5.2 Grounded Theory

5.3 Pesquisa ação

5.4 Etnografia

 

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas, exercícios práticos e teóricos, discussões em sala de aula e apresentação de seminários. A fim de colocar em prática os conceitos vistos em sala de aula, os alunos deverão escrever um projeto de pesquisa e posteriormente um artigo que contemple a abordagem qualitativa.

Recursos a serem utilizados:

Atividades Assíncronas:

Para complementar a carga horária da disciplina, poderão ser realizadas atividades no modo assíncrono (Trabalho Discente Efetivo), conforme resolução do CONGRAD n. 73/2022

O conteúdo assíncrono da disciplina será desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).

Link da sua disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=2269

Chave de inscrição: FAGEN31203

O material da disciplina (por exemplo: Apresentações de Slides, Textos, Artigos e Trechos de Livros) também será disponibilizado na Plataforma Moodle (respeitando todos os direitos autorais e copyrights).

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais, a saber, a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros. Parágrafo Único: responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes ficam sujeitos às sanções administrativas e as dispostas na Lei de Direitos Autorais.

 

AVALIAÇÃO

Haverá avaliação continuada ao longo do semestre.

Os 100 pontos semestrais serão assim distribuídos:

O aluno que ao final do semestre obtiver nota igual ou superior a 60,0 pontos estará aprovado na disciplina.

Com intuito de atender ao Art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o estudante que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, mas não alcançar os 60 pontos para aprovação poderá realizar uma atividade de recuperação que substituirá a nota registrada pelo aluno no semestre. A atividade de recuperação terá valor de 100 pontos com nota máxima a ser obtida pelo aluno fixada em 60 pontos (nesse caso, qualquer porcentagem de acerto na atividade de recuperação superior a 60% implica em nota final 60 pontos). A atividade de recuperação será aplicada nas últimas semanas de aula para os(as) discentes que atenderem aos critérios mencionados.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Complementar

FIELDING, N. G.; LEE, R. M.; BLANK, G. (ed.). The SAGE Handbook of Online Research Methods.  2. ed. Los Angeles: Sage, 2017. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

TAN, J. Grounded Theory in Practice: issues and discussion for new qualitative researchers. Journal of Documentation, v. 66, n. 1, p. 93-112, 2010.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/08/2023, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4711214