UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Máquinas Elétricas

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31605

Período/Série:

Turma:

UA/UB/UC

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

30

Total:

90

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Luciano Coutinho Gomes e Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

Máquina de indução trifásica. Motor de indução monofásico.

JUSTIFICATIVA

As máquinas elétricas são utilizadas em larga escala em todos os setores da sociedade moderna, particularmente nos setores industriais onde se apresentam como equipamentos que ajudam a moldar a estrutura de utilização da energia elétrica.  Mais de 60% da energia elétrica gerada em todo o mundo é utilizada em sistemas industriais, e ali, mais de 50% dessa energia é consumida por motores elétricos.   Estes fatos corroboram para justificar a importância de que estudantes de cursos atinentes à área de engenharia elétrica devem ser motivados a absorver sólida formação no que concerne ao conhecimento de projeto, operação e aplicação eficiente das máquinas elétricas operando tanto como motores ou como geradores. Deste modo a disciplina Máquinas Elétricas vai propiciar aos estudantes em formação nessa área, as oportunidades mais abrangentes de aquisição de conhecimentos sólidos, através de aulas teóricas e aulas práticas com a utilização de equipamentos modernos e adequados.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Oferecer aos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Controle e Automação os fundamentos teóricos e práticos que permitam o entendimento e aplicação correta das máquinas elétricas de indução.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1.         Descrever fisicamente o princípio de funcionamento de cada tipo de máquina elétrica estudado nas 3 regiões de operação, ou seja, motor, gerador e freio;

2.         Dominar a modelagem matemática das máquinas em regime permanente;

3.         Abstrair, do circuito equivalente, as características elétricas e mecânicas das máquinas estudadas;

4.         Aplicar as características elétricas e mecânicas das máquinas estudadas nas diversas condições de operação;

5.         Entender a composição e as características dos materiais aplicados nos dispositivos;

6.         Identificar os riscos associados ao desenvolvimento prático do conteúdo, visando a segurança e a prevenção de acidentesCopiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.

PROGRAMA

1. Máquinas de Indução Trifásicas
1.1. Princípio de funcionamento da máquina de indução trifásica
1.2. Corrente alternada e campo magnético girante
1.3. Equação da força eletromotriz induzida na máquina de indução
1.4. Equação do torque em máquinas de indução
1.5. Circuito equivalente de máquinas de indução
1.6. Efeitos dos parâmetros no desempenho da máquina de indução
1.7. Regiões de operação como motor, gerador e freio
1.8. Aplicações dos geradores de indução
1.9. Máquinas de indução associadas com dispositivos eletrônicos
1.10. Máquinas de indução de alto rendimento
1.11. Motores de indução de gaiola dupla e gaiola profunda
1.12. Aplicações de motores de indução trifásicos

2. Motores de Indução Monofásicos
2.1. Princípio de funcionamento do motor de indução monofásico
2.2. Tipos de configurações empregadas para o motor monofásico
2.3. Aplicações do motor de indução monofásico

METODOLOGIA

Técnicas de Ensino:
Aulas síncronas dialogadas e expositivas, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos da disciplina. A plataforma previamente escolhida e preparada é o Microsoft Teams; caso haja necessidade, haverá troca da plataforma.
Aulas práticas serão realizadas na forma assíncrona em forma de estudos dirigidos, simulações e trabalhos de pesquisa;
Atividades em grupo envolvendo simulações computacionais e resolução de exercícios.

 

Cronograma de Desenvolvimento do Programa
Aulas Teóricas
Semanas                Conteúdo
01                             Introdução: Apresentação do plano de ensino e do sistema de avaliação
02                             Princípio de funcionamento da máquina de indução trifásica
03                             Regiões de operação como motor, gerador e freio
04                             Equação da força eletromotriz induzida na máquina de indução
05                             Equação do torque em máquinas de indução
06                             Corrente alternada e campo magnético girante
07                             Circuito equivalente de máquinas de indução
07                             Avaliação escrita: Valor: 30,0 pontos
08                             Efeitos dos parâmetros no desempenho da máquina de indução
09                             Aplicações dos geradores de indução
10                             Máquinas de indução associadas com dispositivos eletrônicos
11                             Máquinas de indução de alto rendimento
12                             Motores de indução de gaiola dupla e gaiola profunda
13                             Aplicações de motores de indução trifásicos
14                             Princípio de funcionamento do motor de indução monofásico
15                             Tipos de configurações empregadas para o motor monofásico
15                             Avaliação escrita: Valor: 30,0 pontos


Aulas práticas
Semanas                  Conteúdo
01                             Apresentação da plataforma de laboratório
02                             Características construtivas dos motores de indução trifásicos
03                             Campo girante no MIT
04                             Ensaio a vazio do MIT
05                             Ensaio de rotor bloqueado
06                             Levantamento da curva de conjugado do MIT
07                            Motor de indução trifásico operando como gerador
08                            Operação do motor de indução com carga no eixo
09                            Acionamento e comando do motor de indução monofásico
10                            Partida direta de motores de indução trifásicos
11                            Motores dc brushless
12                            Motores dc brushless
13                            Avaliação prática individual
14                            Avaliação prática individual
15                            Avaliação prática individual

AVALIAÇÃO

Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
1 Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas (aulas teóricas + aulas práticas) que será verificada através de verificação oral ou listagem da aula síncrona no Microsoft Teams.
2 Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
• Duas avaliações da parte teórica da disciplina, em datas marcadas nos primeiros dias de aulas, sendo atribuído à primeira prova o valor de 30 pontos, à segunda o valor de 30 pontos;
• Atividade de habilidade técnica individual envolvendo conhecimentos sobre máquinas de indução – valor 10 pontos;
• Apresentação dos relatórios técnicos sobre atividades práticas apresentadas nos roteiros de laboratório e atividades práticas – valor total 30 pontos;


Datas das avaliações marcadas no dia 01/03/2021:

Primeira avaliação teórica escrita: 14/04/2021
Segunda avaliação teórica escrita: 15 /06/2021
Atividade de habilidade técnica deverá ser entregue até dia 31/05/2021
Atividades de laboratório deverão ser entregues até dia 14/06/2021

Datas das entregas dos trabalhos práticos
Os relatórios deverão ser entregues na semana subsequente à entrega dos roteiros.

Observações:
1 As avaliações da parte teórica serão realizadas online com a duração de duas horas-aula (100 minutos) para a elaboração da solução. O arquivo deverá ser enviado para a área de arquivos da plataforma Microsoft Teams (30,0 pontos);
2 Relatórios das atividades práticas avaliativas
• Os relatórios deverão ser escritos de acordo com os padrões usuais para relatórios técnicos e entregues na aula subsequente à relativa ao relatório.
3 Avaliação prática de habilidade técnica
• Esta avaliação consiste da aplicação prática de conhecimentos de acionamentos elétricos utilizando o software de simulação de comandos e aplicação prática da solução.
5 As datas e horários das provas são marcados no início do curso e poderão ser mudados, desde que 100% dos alunos matriculados no curso estejam de acordo
6 Todas as comunicações e divulgações de notas serão feitas na área de chat do Microsoft Teams para esta disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. FITZGERALD Jr., A. E. et al. Máquinas Elétricas, McGraw-Hill do Brasil, São Paulo, SP, 1981

  2. DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas, Prentice Hall do Brasil, São Paulo, SP, 1994

  3. CHAPMAN, S. J. Fundamentos de máquinas elétricas, McGraw-Hill, tradução: Anatólio Laschuk, 5. ed. Porto Alegre, RS, 2013.

Complementar

  1. BIM, EDSON. Máquinas Elétricas e Acionamento, Campus: Elsevier, Rio de Janeiro, 2012.

  2. FALCONE, A. G. Eletromecânica, Edgard Blücher, São Paulo, SP, 1979

  3. SEN, P. C. Principles of Electric Machines and Power Electronics, Wiley, Hoboken, NJ, USA, 1996

  4. NASAR, S. A. Máquinas Elétricas, McGraw-Hill, São Paulo, SP, 1984

  5. SLEMON, G. R. Electric Machines and Drives, Addison Wesley, New York, NY, 1992

  6. https://www.youtube.com/channel/UCc39T86eiy5k_Hi3Al5nDEw.

  7. https://www.youtube.com/channel/UCfBeGUOYM23ZQnepxtRqDYw.

  8. https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciano Coutinho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 23:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 23:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2563621