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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO: PROJETOS EM ÓPTICA BÁSICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FÍSICA |
SIGLA: INFIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: - |
CH TOTAL PRÁTICA: 60 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Proporcionar o contato do aluno com experiências e instrumentos científicos relacionados aos fenômenos ópticos. Promover atividades de extensão que visem a integração dos acadêmicos com a comunidade, nas práticas relacionadas ao campo de estudo da Óptica e de suas aplicações na sociedade, em ações de divulgação científica, educativas e sociais.
Ementa
Desenvolvimento de projetos de extensão que promovam a interação transformadora entre a Universidade e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. Os projetos deverão tratar das temáticas envolvendo o campo da Óptica e suas aplicações, contemplando os seguintes conteúdos: Reflexão, interferência, polarização e difração da luz.
PROGRAMA
1 Elaboração da proposta de um projeto de extensão, sobre os seguintes temas e suas aplicações
1.1 Reflexão em espelhos
1.2 Determinação da distância focal de lentes.
1.3 desvio em prismas.
1.4 Características de um feixe laser
1.5 Determinação do raio de feixes gaussianos.
1.6 Máximos e mínimos de interferência
1.7 Difração por uma fenda simples
1.8 Difração por fenda dupla.
1.9 Redes de difração.
1.10 Polarização
1.11 Difração em orifício circular
1.12 Interferômetro de Lloyd
1.13 Interferência em películas
2 Desenvolvimento e execução do projeto
3 Intervenções junto à comunidade externa e divulgação dos resultados
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FRANCIS, D. G.; GONÇALVES, R.; PESSÔA, V. L. S. Comunicação profissional: o ensino, a extensão e a pesquisa como práticas de construção do conhecimento. Uberlândia: UNIMINAS, 2004.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: óptica e física moderna. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 4.
SERWAY, R. A.; JEWETT JR, J. W. Princípios de física: óptica e física moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2004. v. 4.
TAYLOR J. R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HELENE, O. A. M; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1991.
HEWITT, P. G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 5. ed. São Paulo: E. Blucher, 2014. v. 4.
ONÇA, L. A. CAMARGO, E. S.; PINHEIRO A. Cultura e extensão universitária: democratização do conhecimento. São João del-Rei: Malta, 2010. 4 v.
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Sears & Zemansky: física. 12. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2009. v. 4.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas Diretor do Instituto de Física |
Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 3927864 |