UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8482 - Bloco 2B - Sala 2B221
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Biologia Celular e Molecular

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Biomédicas - ICBIM

Código:

GBD001

Período/Série:

1°

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

30

Total:

90

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Renato Simões Cordeiro

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

RESOLUÇÃO Nº 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO

CH SÍNCRONA: 64 (71%) – 4h/semanais

CH ASSÍNCRONA: 26 (29%)

A carga horária completa da disciplina (90h) serão de aulas teóricas e práticas ministradas 100% no formato remoto.

 

EMENTA

Organização genômica de procariontes e eucariontes: replicação, transcrição e tradução da informação gênica. Regulação dos processos, fisiológicos celulares. Construção de genotecas em sistemas procariontes e eucariontes. Sistemas celulares com análise morfológica.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo programático de Biologia Celular e Molecular permite uma análise aprofundada sobre a morfofisiologia da célula, considerada a unidade estrutural e funcional fundamental das diferentes formas de vida. As propriedades estruturais e funcionais de um determinado tecido, órgão e do organismo como um todo, dependem diretamente das características e interações de suas células. Os conteúdos teórico-práticos permitem uma abordagem mais detalhada e clara das relações existentes entre células e células-matriz extracelular na organização tecidual, bem como, um melhor esclarecimento do processo de desenvolvimento embrionário e diferenciação celular na formação de um organismo e processos patológicos, sendo estes decorrentes do envelhecimento normal do organismo ou de fatores externos. Dessa forma, o presente conteúdo programático permite o entendimento da ultraestrutura, da fisiologia e origem embriológica celular, fornecendo assim, subsídios para a compreensão de outras áreas do conhecimento como histologia, anatomia, bioquímica, fisiologia e genética, por exemplo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudar as células eucariontes do ponto de vista ultraestrutural e molecular, entendendo sua organização e funcionamento de forma isolada, bem como no seu contexto tecidual

Objetivos Específicos:

- conhecer os componentes químicos das células

- conhecer a ultraestrutura, a organização e funções dos diversos componentes celulares

- entender as inter-relações entre os diversos compartimentos celulares

- conhecer os principais métodos de estudos das células e suas aplicações

PROGRAMA

1 – Características gerais das células procariotas e eucariotas, células animais e vegetais

2 – Métodos de estudo em Biologia Celular e Microscopias

3 – Bases Macromoleculares da Célula I e II e Biossíntese

4 – Biomembranas I: aspectos ultra-estruturais

5 – Biomembranas II: Transportes de Membrana

6 – Citoesqueleto

7 – Especializações de Membrana

8 – Núcleo interfásico e Nucléolo

9 – Ciclo Celular

10 – Meiose

11 - Ribossomos e síntese protéica

12 – Retículo Endoplasmático Rugoso

13 – Retículo Endoplasmático Liso

14 – Complexo de Golgi e transporte vesicular.

15 – Lisossomos e Digestão intracelular.

16 – Mitocôndria e respiração celular

17 – Sinalização Intercelular

18 – Diferenciação Celular

19 - Morte Celular

20 – Matriz Extracelular

METODOLOGIA

A disciplina de Biologia Celular e Molecular será ministrada em um período de 16 semanas, conforme RESOLUÇÃO Nº 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO. A disciplina ocorrerá em formato 100% remoto no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - Moodle (www.moodle.ufu.br  -  GBD001 Biologia Celular e Molecular).

Caso ocorram problemas no Moodle, o docente irá utilizar outras ferramentas, como por exemplo, o Microsoft Teams, Google Meet e/ou e-mail institucional para cumprimento integral das atividades propostas.

6.1. AULAS SÍNCRONAS (Total de 64h – 71%):

As aulas expositivas teóricas (54h) e práticas (10h), com uso do powerpoint, ocorrerão por meio do Jitsi no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU – Moodle.

Serão ministradas um total de 4h síncronas semanais, sendo 2h às segundas-feiras e 2h às terças-feiras, das 08:00h às 09:40h.

No Moodle serão disponibilizados o cronograma detalhado da disciplina (ver anexo ao processo), com os conteúdos a serem ministrados de forma síncrona e assíncrona, com seus respectivos dias, horários, cargas horárias e os conteúdos das provas e das atividades avaliativas. Alem disso, será disponibilizado os materiais didáticos das aulas síncronas (pdfs, apostilas, slides, vídeos, etc).

Os links para as aulas síncronas serão disponibilizados aos discentes pelo Moodle e/ou para o email da turma.

Para as aulas práticas será disponibilizado um arquivo contendo um roteiro e um álbum de imagens de eletromicrografias do DBHEM, além de consultas aos atlas digitais interativos dos sites: http://www.histologyguide.com/slidebox/01-introduction.html (Universidade de Minessota), https://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas, http://www.ncbionetwork.org/iet/microscope e  https://mol.icb.usp.br

6.2. ATIVIDADES ASSÍNCRONAS (Total de 26h – 29%):

As atividades assíncronas ocorrerão Moodle, onde serão utilizados: aulas gravas, fóruns de discussão e de tirar dúvidas, elaboração de mapas mentais e estudos dirigidos, resumos, banco de questões e de exercícios, como forma de integração dos conteúdos de biologia celular e molecular (ver anexo ao processo)

AVALIAÇÃO

Os discentes serão avaliados individualmente por meio de 4 avaliações teórico-práticas (total de 60 pontos), além de 10 atividades avaliativas assíncronas (total de 40 pontos):

7.1. Serão aplicadas 4 avaliações teórico-práticas. Cada avaliação valerá 15 pontos, num total de 60 pontos. As avaliações ocorrerão na plataforma Moodle, com duração de 2h, contendo questões dissertativas, objetivas e de múltipla escolha. As correções e feedbacks das questões serão feitas via Moodle.

7.2. As atividades avaliativas assíncronas terão um valor total de 40 pontos. Constando de: trabalhos em grupo e/ou individual, elaboração de mapas mentais, estudos dirigidos, participação em fóruns de discussão, resumos, banco de questões e exercícios, e que deverão ser entregues no final de cada semana da etapa que está ocorrendo (conforme descrito no cronograma em anexo ao processo). Os discentes utilizarão o Moodle para o envio das atividades avaliativas assíncronas, e caso tenham alguma dificuldade ou problemas de envio, as mesmas poderão ser enviadas por e-mail.

A nota final do aluno na disciplina será a somatória das 4 avaliações (60pts) + média das atividades assíncronas (40pts).

As notas serão disponibilizadas no Moodle e as avaliações comentadas em sala virtual.

7.3 ASSIDUIDADE DOS DISCENTES:

Será avaliada com as entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos estipulados no cronograma bem como, o acesso e participação nas aulas síncronas pela plataforma Moodle-Jitsi, onde ocorrerá a chamada pelo diário oficial da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

8.1. Básica

1. ALBERTS, B.; LEWIS, D.B.J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D.. Fundamentos de biologia celular. Porto Alegre: Artmed, 2011 E 2006

2. ALBERTS, B.; LEWIS, D.B.J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D.. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010.

3. CARVALHO, E.H.F.; PIMENTEL, S.M.R. A célula. 2 ed., São Paulo: Manole, 2007

4. JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

5. LORETO, E. L. S., SEPEL, L.M.N.; Atividades Experimentais e Didáticas de Biologia Molecular e Celular. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2003.

6. Atlas digital e interativo: http://www.histologyguide.com/slidebox/01-introduction.html

7. http://www.ncbionetwork.org/iet/microscope/

 

8.2. Complementar

1. DE ROBERTIS, E. D. P; DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

2. HARVEY, L. Biologia Celular e Molecular. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 2005.

3. COOPER, G.M. A célula: uma abordagem molecular. 3 ed., Porto Alegre: Armed, 2007.

4. KARP, G. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. 1. ed., Barueri, SP : Manole, 2005

5. DI FIORI, M.S H.. Histologia: Texto e Atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003

6. https://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas

7. https://mol.icb.usp.br

8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK9839/?term=the%20cell%20cooper

8.3. Remotamente, a biblioteca disponibiliza acesso ao Portal de Periódicos Capes que conta com um acervo de periódicos, e-books, normas técnicas, enciclopédias, etc. por meio de dispositivos conectados à internet através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), com login pelo e-mail institucional (Manual Fagen para AARE.).

8.4. Artigos e revisões científicas sobre biologia celular disponibilizados no pubmed

8.5.  Disponibilização pelo docente de pdfs das aulas e de capítulos dos livros e vídeos científicos, através da plataforma Moodle

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Renato Simoes Cordeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2021, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 SEI nº 2544608