UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

TEORIA DA HISTÓRIA II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Teorias e formas de produção do conhecimento histórico nos séculos XX e XXI: movimento dos Annales; marxismo; pós-modernismo. A história-problema, a interdisciplinaridade, a concepção de tempo histórico e outras inovações teórico-metodológicas do Movimento dos Annales. A Escola Inglesa, a perspectiva da história “vista de baixo” e os principais debates na historiografia marxista contemporânea. O questionamento das noções de verdade e cientificidade na corrente historiográfica pós-moderna.

 

PROGRAMA

Unidade 1- Movimento dos Annales

1.1- As diferentes fases (ou gerações) do movimento dos Annales: principais autores, obras e transformações teórico-metodológicas.

1.2- A institucionalização dos Annales; as disputas no campo científico; a interdisciplinaridade; e a revolução documental.

1.3- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade no movimento dos Annales.

 

Unidade 2- Marxismo

2.1- As diferentes concepções teóricas e os principais debates na historiografia marxista dos séculos XX e XXI.

2.2- A Escola Inglesa: principais autores, obras e propostas de renovação do marxismo.

2.3- As classes sociais: a história “vista de baixo” e a importância da perspectiva relacional.

 

Unidade 3- Pós-modernismo

3.1- A corrente historiográfica pós-moderna: principais abordagens, autores e obras.

3.2- Os pós-modernos e o questionamento da cientificidade da História.

3.3- Verdade ou ficção? A diluição das fronteiras entre História e Literatura.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2010.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DOSSE, François. A história. Bauru: Edusc, 2003.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

THOMPSON, Edward. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2. ed. Campinas: Ed.  Unicamp, 2001.

WHITE, Hayden V. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1995.

aprovação

 

Aurelino José Ferreira Filho

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria R nº 623/2018

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1250306 e o código CRC B40954C0.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1250306