UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGCC19

COMPONENTE CURRICULAR:

Metodologia do Ensino da Contabilidade

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

SIGLA:

PPGCC

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de analisar e entender os conceitos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na área contábil de forma a propiciar as bases necessárias à docência na área contábil, bem como a elaboração de pesquisas voltadas à temática. A disciplina também se propõe a servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em Contabilidade.

Ementa

  1. Fases da Vida Profissional Docente

  2. Estudantes Universitários

  3. Panorama do Ensino Superior no Brasil

  4. Avaliação Institucional

  5. Formação Docente para o Ensino Superior

  6. Planejamento no Ensino Superior

  7. Currículo

  8. Avaliação Discente

  9. Recursos didáticos e tecnológicos

  10.  Educação à Distância

  11.  Metodologias Ativas de Aprendizagem

PROGRAMA

1.            Fases da Vida Profissional Docente

1.1.        Fases de vida do ser humano

1.2.        Fases do ciclo de vida docente

1.3.        Qualificação e desafios ao longo da carreira docente

 

2.            Estudantes Universitários

2.1.        Gerações que compõem o ensino universitário

2.2.        A sala de aula e as diferentes gerações

2.3.        Estilos de Aprendizagem

 

3.            Panorama do Ensino Superior no Brasil

3.1.        Expansão do Ensino Superior no Brasil e no mundo

3.2.        Expansão do Ensino Superior na área de negócios

 

4.            Avaliação Institucional

4.1.        Avaliação interna e avaliação externa

4.2.        Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

4.3.        Determinantes do desempenho na área de negócios

 

5.            Formação Docente para o Ensino Superior

5.1.        Formação para o exercício da docência no ensino superior

5.2.        Saberes necessários à docência

 

6.            Planejamento no Ensino Superior

6.1.        Relevância do ato de planejar no ensino

6.2.        Tipos de planejamento educacional

6.3.        Planejamento educacional na área de negócios

 

7.            Currículo

7.1.        Conceitos e definições

7.2.        Tipos de currículo

7.3.        Relação entre currículo e planejamento

 

8.            Avaliação Discente

8.1.        Conceito de avaliação

8.2.        Tipos de avaliações

8.3.        Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes

 

9.            Recursos didáticos e tecnológicos

9.1.        Recursos didáticos no ensino superior

9.2.        A tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem

 

10.          Educação à Distância

10.1.      Evolução da Educação à Distância (EaD) no Brasil

10.2.      Desempenho acadêmico no EaD no Brasil

10.3.      Desafios para a modalidade EaD no Brasil

 

11.          Metodologias Ativas de Aprendizagem

11.1.      Aula Expositiva Dialogada

11.2.      Painel Integrado

11.3.      Mapas Mentais

11.4.      Roleplay

11.5.      Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GVGO)

11.6.      Sala de Aula Invertida

11.7.      Storytelling

11.8.      Debate

11.9.      Filmes

11.10.    Método do Caso de Ensino

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, Eduardo de Carvalho. Rankings em Educação: Tipos, Problemas, Informações e Mudanças: Análise dos Principais Rankings Oficiais Brasileiros. Estudos Econômicos, v. 41, n. 2, p. 323-343, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045

 

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RODRIGUES, Brenda Cristina de Oliveira; REZENDE, Marise Santana de ; MIRANDA, Gilberto José ; PEREIRA, Janser Moura . Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque, v. 35, p. 139-153, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306467687_Determinantes_do_desempenho_academico_dos_alunos_dos_cursos_de_Ciencias_Contabeis_no_ensino_a_distancia

 

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VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Técnicas de Ensino: Por que não? Campinas-SP: Papirus, 2003.

 

aprovação

 

Ricardo Rocha de Azevedo

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila

Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis

 


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 SEI nº 3707193