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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: PPGCC19 |
COMPONENTE CURRICULAR: Metodologia do Ensino da Contabilidade |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
SIGLA: PPGCC |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de analisar e entender os conceitos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na área contábil de forma a propiciar as bases necessárias à docência na área contábil, bem como a elaboração de pesquisas voltadas à temática. A disciplina também se propõe a servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em Contabilidade.
Ementa
Fases da Vida Profissional Docente
Estudantes Universitários
Panorama do Ensino Superior no Brasil
Avaliação Institucional
Formação Docente para o Ensino Superior
Planejamento no Ensino Superior
Currículo
Avaliação Discente
Recursos didáticos e tecnológicos
Educação à Distância
Metodologias Ativas de Aprendizagem
PROGRAMA
1. Fases da Vida Profissional Docente
1.1. Fases de vida do ser humano
1.2. Fases do ciclo de vida docente
1.3. Qualificação e desafios ao longo da carreira docente
2. Estudantes Universitários
2.1. Gerações que compõem o ensino universitário
2.2. A sala de aula e as diferentes gerações
2.3. Estilos de Aprendizagem
3. Panorama do Ensino Superior no Brasil
3.1. Expansão do Ensino Superior no Brasil e no mundo
3.2. Expansão do Ensino Superior na área de negócios
4. Avaliação Institucional
4.1. Avaliação interna e avaliação externa
4.2. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
4.3. Determinantes do desempenho na área de negócios
5. Formação Docente para o Ensino Superior
5.1. Formação para o exercício da docência no ensino superior
5.2. Saberes necessários à docência
6. Planejamento no Ensino Superior
6.1. Relevância do ato de planejar no ensino
6.2. Tipos de planejamento educacional
6.3. Planejamento educacional na área de negócios
7. Currículo
7.1. Conceitos e definições
7.2. Tipos de currículo
7.3. Relação entre currículo e planejamento
8. Avaliação Discente
8.1. Conceito de avaliação
8.2. Tipos de avaliações
8.3. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes
9. Recursos didáticos e tecnológicos
9.1. Recursos didáticos no ensino superior
9.2. A tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem
10. Educação à Distância
10.1. Evolução da Educação à Distância (EaD) no Brasil
10.2. Desempenho acadêmico no EaD no Brasil
10.3. Desafios para a modalidade EaD no Brasil
11. Metodologias Ativas de Aprendizagem
11.1. Aula Expositiva Dialogada
11.2. Painel Integrado
11.3. Mapas Mentais
11.4. Roleplay
11.5. Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GVGO)
11.6. Sala de Aula Invertida
11.7. Storytelling
11.8. Debate
11.9. Filmes
11.10. Método do Caso de Ensino
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (org.). Técnicas de Ensino: Por que não? Campinas-SP: Papirus, 2003.
aprovação
Ricardo Rocha de Azevedo Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Lucimar Antônio Cabral de Ávila Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis |
Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 | SEI nº 3707193 |