UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 7ª reunião ordinária/2021 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos seis dias do mês de agosto do ano dois mil e vinte e um, às 8 h, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG, teve início a 7ª reunião ordinária do colegiado, sob a Presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, George Deroco Martins e Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. O presidente Prof. Gilberto de Oliveira Mendes inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início à reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações. Professor Gilberto informa que estava finalizando o relatório da CAPES, que devido as várias mudanças que estavam acontecendo, esperou o máximo para finaliza-lo. Continuando, prof. Gilberto relatou comunicação expedida à Faculdade Computação (FACOM) sobre intenção de formalizar parceria no fomento ao PPGAIG (processo 23117.037306/2021-42). A correspondência foi motivada pela demanda do professor da FACOM, Murillo Guimarães Carneiro, que está buscando o cômputo da carga horária de disciplinas no PPGAIG na distribuição de disciplinas entre docentes da FACOM. A carta enviada expõe a importância do Programa para o Campus, possibilitando a atuação de docentes do campus na pós-graduação e contribuindo para a qualificação dos discentes de graduação dos cursos de Monte Carmelo, o que inclui a FACOM. A carta foi assinada pelo coordenador do PPGAIG e pelo diretor do ICIAG, prof. Hudson de Paula Carvalho. A FACOM respondeu à carta informando que o assunto será avaliado internamente no âmbito da unidade, a fim de verificar as possibilidades em viabilizar a parceria. Após, professor George Deroco pede a palavra e comunica que estava em processo de transferência de lotação da Faculdade de Engenharia Civil para o Instituto de Geografia, pois teria a oportunidade de  aprofundar mais em sua área de formação, sensoriamento remoto. Feitas as comunicações, segue a pauta. Ordem do dia.  2.1  Aprovação de atas.  Ata da 6ª reunião ordinária, realizada dia 02/07/2021 (processo 23117.041470/2021-54). Colocada em votação foi aprovada por 3 votos a favor e duas abstenções. 2.2 Aprovação de ad referendum  para homologação de composição das seguintes comissões examinadora de defesa de dissertação: 2.2.1   Decisão Administrativa processo 23117.050143/2021-93, documento 2939848.  Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.  2.2.2    Decisão Administrativa processo 23117.049290/2021-11, documento 2931934 : Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.    2.3   Aprovação de ad referendum referente a pedidos de dilação de prazo para conclusão de curso: 2.3.1  Bruno Póvoa Rodrigues, processo 23117.048195/2021-08,  2939848. Feito a leitura da justificativa para solicitação de dilação de 1 (um) mês, colocada em votação e aprovado por unanimidade.    2.3.2   Juliano Marques Pinto, processo 23117.050270/2021-92. Feito a leitura da justificativa para dilação de 1 (um) mês, colocado em votação e aprovado por quatro votos a favor e uma abstenção.  2.3.3   José Tadeu Ferreira Lima, processo 23117.050251/2021-66: Feito a leitura da justificativa para solicitação de dilação de 2 (dois) meses, colocada em votação e aprovado por unanimidade. 2.3.4   Samuel Rodrigues da Cunha, processo 23117.048235/2021-11. Feito a leitura da justificativa para dilação de 1 (um) mês, colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.4 Aprovação de ad referendum referente a homologação de composição da comissão examinadora do EGQ da discente Glecia Júnia dos Santos Carmo, processo 23117.036443/2021-60; Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.  2.5  Homologação de composição da comissão examinadora de defesa de dissertação do discente Juliano Marques Pinto, documento 2946499; Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.  2.6 Homologações de pareceres de bancas de defesa de dissertação: 2.6.1   Fernando Vasconcelos Pereira, processo 23117.050206/2021-10. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade  2.6.2    Glecia Júnia dos Santos Carmo, processo 23117.046444/2021-12. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.     2.6.3   Talita Teles de Assunção, processo 23117.049900/2021-86 . Colocada em votação foi aprovada com 4 (quatro) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2.6.4   Thiago Fellipe Nunes de Mendonça, processo 23117.050468/2021-76 . Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.7 Análise do EGQ do discente José Tadeu Ferreira, realizado sem homologação prévia do Colegiado, processo 23117.043567/2021-00. Prof Gilberto explica que foi realizado o Exame Geral de Qualificação do discente José Tadeu Ferreira Lima sem a homologação pelo Colegiado da banca. Que o orientador do discente, prof. Fernando Luiz de Paula Santil assumiu a responsabilidade pelo não envio, dentro do prazo, da documentação à coordenação como rege as normas do programa. Após discussões, o colegiado, mesmo considerando as normas do PPGAIG para qualificação, considerando que o orientador deveria ter comunicado a Coordenação previamente a defesa, considerando o cenário atual de excepcionalidade, definiu por homologar a banca do Exame Geral de Qualificação por unanimidade. 2.8 Análise e homologação da relação de orientadores para os discentes ingressantes 2021-2, documento 2949693. Professor Gilberto explica que é necessário a homologação da relação orientado/orientador referente à turma 2021/2. A relação foi construída pela Comissão do processo seletivo, de acordo com a ordem de prioridade que o discente optou no momento da inscrição, ficando da seguinte forma:

Linha 1. Desenvolvimento e Aplicações de Métodos em Informações Geoespaciais

Discente

Subárea

Orientador

Jhonatta Willyan Miato Assunção

Posicionamento por GNSS; Modelagem e análise de dados geoespaciais; Controle de qualidade de informações geoespaciais.

Marcelo Tomio Matsuoka

Bárbara Gomes de Melo

Geovisualização; Mapeamento de referência; Cognição espacial e análise espacial

Fernando Luiz de Paula Santil

Natália Salvador da Cunha Barboza

Inteligência artificial aplicada à agricultura e informações geoespaciais

Murillo Guimarães Carneiro

Isadora Ribeiro de Souza

Sensoriamento Remoto e Fotogrametria

George Deroco Martins

Maurycio Rodrigues Oviedo Espinosa

Desenvolvimento de sistemas de mapeamento móvel; Utilização de aeronaves remotamente pilotadas na Fitotecnia

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Linha 2. Sistemas Integrados de Produção Vegetal

Discente

Subárea

Orientador(a)

Lucas Medeiros Pereira

Melhoramento genético de hortaliças e fenotipagem de alto desempenho

Gabriel Mascarenhas Maciel

Juliana Fonseca Alves

Controle biológico de doenças de plantas; Controle biológico de plantas daninhas; Sensoriamento remoto aplicado à Fitopatologia

Bruno Sérgio Vieira

Leandro Damasceno Xavier

Irrigação de precisão

Eusímio Felisbino Fraga Júnior

Ana Carolina de Oliveira 

Entomologia agrícola: manejo integrado, controle biológico, controle microbiano

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho

Gustavo Fonseca Nunes

Olericultura

Renata Castoldi

Alessandro Aguilar Sanches

Biotecnologia na agricultura

Ana Carolina Silva Siquieroli

Eberton de Carvalho

Tecnologias aplicadas à cafeicultura

Gleice Aparecida de Assis

Colocado em votação é aprovado por unanimidade. 2.9 Análise da minuta do Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção para ingresso de alunos regulares no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais – Turma 2022/1, relator professor Bruno Sérgio Vieira, processo 23117.049888/2021-18. Prof. Gilberto comunica que foi nomeado o professor Bruno Sérgio Vieira como relator e passa a palavra. Professor Bruno inicia explicando que após uma minuciosa leitura e pequenas correções de caráter ortográfico e fazendo apenas uma inserção de uma portaria no item 2.5, deu parecer favorável à minuta. Passada a palavra para os demais membros, os quais se manifestaram de acordo, foi colocado em votação o parecer e aprovado por unanimidade. 2.10 Análise da minuta do Edital interno de seleção de bolsistas para o primeiro semestre de 2022 do Programa de pós-graduação em agricultura e informações geoespaciais – mestrado, relator professor Bruno Sérgio Vieira, processo 23117.049905/2021-17. Professor Gilberto inicia dando a palavra para o professor Bruno Sérgio Vieira, relator da minuta de Edital. Professor Bruno começa explicando que feito a análise e após correções de ordem de data, dava parecer favorável à minuta. Colocado em votação é aprovado por unanimidade. 2.11 Análise para definição de discente a ser contemplado com bolsa de mestrado proveniente de projeto de pesquisa coordenado pelo prof. Gabriel Mascarenhas Maciel, conforme resolução vigente, processo 23117.050962/2021-31. Professor Gilberto expõe a solicitação feita pelo professor Gabriel Mascarenhas Maciel, de definição de qual discente seria beneficiário de uma bolsa no valor de R$1.600,00, por 6 (seis) meses, originária de um projeto de pesquisa em parceria com empresa privada, na subárea de Melhoramento genético de hortaliças e fenotipagem de alto desempenho. Comenta que foi solicitado à Comissão de bolsas um parecer. A Comissão de bolsas, considerando que o discente Lucas Medeiros Pereira, primeiro colocado no processo seletivo para bolsista no segundo semestre de 2021 foi beneficiado com uma bolsa CAPES em agosto de 2021, indicou que a bolsa em questão deveria ser atribuída à discente Ana Luisa Alves Ribeiro, respeitado a ordem de classificação do processo seletivo do PPGAIG e a subárea de atuação, da linha de pesquisa Sistemas Integrados de Produção Vegetal. Colocado em votação, o parecer da Comissão foi aprovado por unanimidade. 2.12 Comissão eleitoral para eleição de membros docentes do Colegiado do PPGAIG. Professor Gilberto lembra que o mandato de 3 membros docentes do colegiado (professores Bruno Sérgio Vieira, George Deroco Martins e Vanessa Andaló Mendes de Carvalho) vencerá em 10 de outubro (Portaria DIRICIAG 121/2019) e, por isso, era necessário a criação de uma Comissão Eleitoral para dar andamento ao processo eleitoral para recomposição do colegiado. Cita que a professora Gleice Aparecida de Assis e a professora Andressa Giovannini Costa se voluntariaram para compor a comissão. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade 2.13 Disciplina seminários: proposta de rodízio de docente responsável. Professor Gilberto lembra que até o semestre passado a disciplina AIG005-Seminário estava sendo assumido pelo coordenador do programa, mas como a função de coordenador demandava um grande tempo e serviço e que não havia nada que impedisse outro docente do programa de assumi-la, foi proposto o revezamento semestral entre todos os membros do programa. Sugeriu ainda que os docentes que já foram responsáveis pela disciplina - professor Cleyton Batista de Alvarenga assumiu a disciplina nesse semestre, professor Gabriel Mascarenhas Maciel havia sido responsável por dois semestres e prof. Gilberto assumiu no semestre 2021/01 - no caso de aprovação pelo colegiado, deveriam ficar no final do rodízio. Após discussão do colegiado foi aprovado o revezamento, ficando a coordenação responsável de promover um sorteio para criação de uma lista com o nome dos docentes e respectivo semestre que iriam assumir a disciplina. Também definiu-se pelo envio de documento com orientações referente a essa função. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.14  Abandono de curso, discente Thúlio Vinicius Martins Leão, matrícula 32012AIG013, processo 23117.051060/2021-11. Professor Gilberto relata os motivos que levaram a coordenação a propor o desligamento do discente do PPGAIG. Sendo eles, o não cumprimento de prazo normatizado pelo programa (inciso VI do Art. 31 da Resolução CONPEP 6/2019 - Regulamento do PPGAIG), em particular a matrícula na disciplina Seminário no segundo semestre após ingresso (Art. 23, § 3º do Regulamento) e, em observação ao histórico do discente, observa-se que este obteve coeficiente de rendimento inferior a 2,5 no semestre 2021-1 (inciso I do Art. 31 do Regulamento), além do fato que o discente ingressou no programa em março de 2020 e até o momento não integralizou nenhum crédito. Relatou ainda que a secretaria e orientadora tentaram vários contatos por e-mail e ligações telefônicas, sem obter sucesso. Sendo assim havia motivos, de acordo com as normas do programa, do seu desligamento. Colocado em votação é aprovado por unanimidade. 3. Outros. Solicitação de coorientação: Professor Gilberto relata que houve um pedido feito pelo discente José Tadeu Ferreira Lima, com o aval de seu orientador, de coorientação da professora Vanessa Andaló Mendes de Carvalho ao seu trabalho. Após, faz a leitura da justificativa para o pedido e coloca em votação. Aprovado por unanimidade. Continuando professor Gilberto explica que houve solicitação de inclusão de um item na pauta da reunião, feita pelo discente Weldon Martins dos Santos, mas devido a dificuldade de entendimento da solicitação, por tratar-se de documento longo e por ela ter sido enviada à 1 h do dia 06/08/2021, portanto sem tempo de análise, não seria tratada na reunião do dia e sim na posterior. Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretário, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 06 de agosto de 2021.  

Bruno Sergio Vieira 

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de Oliveira Mendes 

George Deroco Martins 

Hélio Langoni Sobrinho 

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 05/10/2021, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 08/10/2021, às 08:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 08:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 09:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 19:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 25/10/2021, às 09:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.050797/2021-17 SEI nº 2999084