UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata

 

ATA DA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2021 DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e cinco dias do mês de março de dois mil e vinte e um, às 14h00, teve início a primeira reunião extraordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - CONIGUFU -, sob a presidência do professor William Rodrigues Ferreira, realizada a distância, por meio da ferramenta conferênciaweb.rnp, com o link de acesso disponibilizado pelo servidor Elton da Silva Negreto, com a participação dos conselheiros: Aline Andressa Bervig, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Jean Ezequiel Limongi, Jorge Luis Silva Brito, Marlene Teresinha de Muno Colesanti, Mirna Karla Amorim da Silva, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, William Rodrigues Ferreira e Winston Kleiber de Almeida Bacelar. O Professor William recepcionou os presentes e passou-se à discussão dos itens da pauta: 1.1. Ata da 1ª Reunião Ordinária/2021 do Conselho do Instituto de Geografia, de 04 de março de 2021. Protocolo SEI: (2538707). O professor William abriu espaço para as considerações dos conselheiros e, não havendo, colocou em votação. A ata foi aprovada com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Gestão em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.10) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 3.1) Processo 23117.011016/2021-79. Plano de Trabalho Docente, período 2021/1. Relator: Comissão que Analisa os Planos de Trabalho Docente no Instituto de Geografia. O professor Claudionor fez a leitura do Parecer: "Diante do exposto a comissão apresenta o seguinte parecer: ●        Considerando a Portaria DIRIGUFU Nº 40, DE 21 DE OUTUBRO DE 2019, que nomeia a comissão permanente para análise dos planos de trabalho dos docentes do instituto de geografia; ●        Considerando o Processo SEI n. 23117.011016/2021-79, que relaciona os Planos de Trabalho dos Docentes do Conselho do Instituto de Geografia; ●        Considerando a Resolução SEI Nº 02/2018, DO CONSELHO DIRETOR, que normatiza os regimes de trabalho e o Plano de Trabalho Docente da Universidade Federal de Uberlândia; ●        Considerando a Resolução Nº 13/2007, DO CONSELHO DIRETOR, que regulamenta o Roteiro para Pontuação das Atividades dos Docentes da Carreira do Magistério Superior e da Carreira do Magistério de 1º e 2º Graus da Universidade Federal de Uberlândia; ●        Considerando a Resolução nº 25/2020, do Conselho de Graduação, que aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas, ●        Considerando a RESOLUÇÃO CONDIR Nº 1, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021 que dispõe sobre medidas temporárias referentes ao Plano de Trabalho Docente, decorrentes da situação de excepcionalidade em função da pandemia de COVID-19. A comissão dá o seguinte parecer: a comissão propõe que todos docentes que possuem alterações em seus planos façam tais correções e, posteriormente, insira-os no SEI.  Uberlândia,23 março de 2021  Comissão: Maria Beatriz Junqueira Bernardes - Presidente (Representante de Uberlândia)  Angela Fagna Gomes de Souza (Representante de Uberlândia)  Claudionor Ribeiro da Silva (Representante de Uberlândia)  Fernando Luiz de Paula Santil (Representante de Monte Carmelo)  Luziane Ribeiro Indjai (Representante de Monte Carmelo)  Tatiane Assis Vilela Meireles (Representante de Monte Carmelo)". O professor Claudionor comentou que o Plano de Trabalho é um documento de cunho pessoal, sendo o trabalho da Comissão realizar uma triagem no preenchimento dos mesmos sem, no entanto, entrar em questão de mérito quanto ao que foi informado no Plano de Trabalho, porém, os apontamentos elencados foram norteados na legislação em vigor e dizem respeito a quesitos como carga horária, comprovação do que foi afirmado como atividade prevista, a exemplo das atividades de pesquisa, extensão e gestão. Após ampla discussão e debate, o professor William colocou em votação o Parecer, ficando também definido que haverá o prazo de uma semana para os docentes que apresentaram seus planos dentro do prazo estipulado na Resolução, e que receberam apontamentos por parte da Comissão, poderem apresentar nova versão do plano de trabalho. Os demais docentes que não receberam apontamentos por parte da Comissão,  a respeito do preenchimento de seus planos de trabalho, já podem ter publicados os planos na página institucional do Instituto de Geografia - IGUFU. O Parecer foi aprovado com 10 votos favoráveis, 01 abstenção e nenhum voto contrário. 3.2) Processo 23117.015329/2021-04. Eleição para o cargo de Diretor(a) no Instituto de Geografia. Apreciação e aprovação da Resolução por parte dos conselheiros. O professor Alan fez a leitura da Minuta da Resolução, já anteriormente enviada por e-mail aos conselheiros. Logo após, o servidor Carlos Palhares fez a apresentação da plataforma on line, o sistema Helios, no qual se dará a eleição para Diretor da Unidade Acadêmica. O professor William abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, colocou a Minuta da Resolução em votação, a qual foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.3) Processo 23117.097278/2019-06. Pedido de Prorrogação de afastamento do servidor Marcelo Araújo de Faria. Relator: Comissão que Analisa os Pedidos de Afastamento dos Servidores Lotados no Instituto de Geografia. O professor Vitor fez a leitura do Parecer: "Após análise dos documentos apresentados pelo requerente, somos de parecer FAVORÁVEL a prorrogação de afastamento de Marcelo Araújo de Faria para fins de conclusão do Mestrado no período de 02/08/2021 para 02/12/2021. Professora Beatriz Ribeiro Soares Professor Vitor Ribeiro Filho Comissão para analisar os pedidos de afastamento dos servidores lotados no Instituto de Geografia, para cursar mestrado, doutorado e pós-doutorado." O professor William abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, colocou o Parecer em votação, o qual foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros, com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.4) Processo 23117.007870/2021-31. Processo Seletivo de Professor Substituto. Aprovação da Banca que irá avaliar o Processo  Seletivo por parte dos conselheiros. A professora Geisa, representante e Coordenadora da Área de Geografia Humana, apresentou a sugestão dos nomes dos docentes que devem compor a Banca de Avaliação do Processo Seletivo de Professor Substituto, a saber: Vitor Ribeiro Filho, Geisa Daise Gumiero Cleps, e Sylvio Luiz Andreozzi. O professor William colocou em votação a sugestão da docente Geisa, a qual foi aprovada com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.5) ​Processo 23117.009788/2021-41. Reformulação Curricular do Curso de Geologia. Relator: Professor Claudio Antonio Di Mauro. O professor Cláudio fez a leitura do Parecer: "VERIFICANDO QUE HÁ COERÊNCIA ENTRE A PROPOSTA ELABORADA PELO NDE E APROVADA PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOLOGIA, BEM COMO COM OS ESCLARECIMENTOS OFERECIDOS TAMBÉM PELA COORENAÇÃO DO NDE;  VERIFICANDO QUE TODAS AS INSTÂNCIAS DA UFU QUE PRECISARIAM EMITIR PARECER, O FIZERAM CONSTANDO DO PROCESSO APENSADO AO SISTEMA SEI;  VERIFICANDO QUE AS PARTICIPAÇÕES, ESPECIALMENTE DOS SEGMENTOS DOCENTE E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E EM EDUCAÇÃO;  VERIFICANDO QUE HOUVE ACEITAÇÃO POR PARTE DAS REPRESENTAÇÕES DISCENTES, EMBORA O MOMENTO DE PANDEMIA DIFICULTE UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA E MAIS COMPLETA;  MEU PARECER É PELA APROVAÇÃO DA PROPOSTA VINCULADA A ESTE PROCESSO PARA A IMEDIATA ATUALIZAÇÃO DO CURSO DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, OFERECIDO EM MONTE CARMELO.  Atenciosamente,  CLAUDIO ANTONIO DI MAURO  Conselheiro do Instituto de Geografia". O professor Cláudio explicou que, na formulação do Parecer, foi necessário reportar-se à Coordenação do Curso de Graduação em Geologia,  para tratar de questões pertinentes à matéria, e que, tendo recebido respostas bem fundamentadas e tendo-as elencado em seu Parecer, se mostra favorável à reformulação curricular em questão. O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.6) Processo 23117.018742/2021-12. Pedido de autorização para ministrar a disciplina optativa "Tópicos Especiais III: Tratamento de Dados Geoquímicos Aplicado à Mineração" no Programa de Pós-Graduação em Geologia. Prof. Breno de Souza Martins. O professor William fez a leitura da solicitação: "Venho pelo presente documento, mui respeitosamente, solicitar autorização para ministrar a disciplina optativa Tópicos Especiais III: Tratamento de Dados Geoquímicos Aplicado à Mineração no Programa de Pós-Graduação em Geologia. A disciplina será ministrada no Primeiro Semestre de 2021 à se realizar entre dos dias 17 de maio e 13 de setembro de 2021.  Declaro que em anexo segue Declaração emitida pelo referido programa de pós-graduação constatando a oferta da disciplina optativa.  18 de março de 2021.  Breno de Souza Martins  Professor Universitário do Curso de Bacharel em Geologia." Logo após, a solicitação foi colocada em votação e aprovada com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.7) Processo 23117.019550/2021-23. Pedido de autorização do docente Vinícius Dantas para divulgar o laboratório de Macroecologia e Saúde Ambiental na página institucional do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (PPGECRN) da UFU, como um laboratório do Instituto de Geografia, mas que tem uma parceria com o PPGERCN, uma vez que o docente Vinícius é credenciado ao programa. O professor Vinícius Dantas informou que é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais - PPGECRN -, e que a divulgação do Laboratório de Macroecologie e Saúde Ambiental - MASA - na página institucional do referido Programa pode atrais novos discentes a realizar atividades no MASA. Ressaltou, também, que o PPGECRN faz parte da UFU. O professor William abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, colocou a solicitação em votação, a qual foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.8) Processo 23117.004486/2021-86 e 23117.004386/2021-50. Planejamento Geral de Contratações - PGC, para 2022. Apreciação e aprovação por parte do Conselho. O servidor Elton, membro da Equipe de Planejamento do IGUFU, fez a leitura das solicitações enviadas por toda a comunidade acadêmica do IGUFU, bem como da planilha final apresentada pela Equipe, a qual contém as solicitações de materiais de consumo e permanentes que devem ser lançados no Sistema de Planejamento Geral de Contratações - PGC - do Governo Federal, a fim de serem inseridos no processo de compras da UFU em 2022. Logo após, o docente William colocou em votação a aprovação da planilha, a qual obteve 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenç~~ao. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.9) Processo 23117.008497/2021-35. Apreciação e aprovação da Planilha com as Solicitações de Trabalhos de Campo de Pesquisa do IGUFU. Comissão que Analisa as Solicitações de Trabalhos de Campo no Instituto de Geografia. O professor Vinícius Dantas fez a leitura da Ata e apresentação da Planilha de Solicitações de Trabalhos de Campo de Pesquisa. O professor William abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, colocou a planilha em votação, a qual foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão, às 17:00h  e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Técnico em Secretariado do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada, eletronicamente, pelo Senhor Presidente e pelos demais conselheiros presentes nesta reunião. Uberlândia, 25 de março de 2021.

  1.  

Aline Andressa Bervig

Representante Discente Pós-Graduação - Pro Tempore

Presente

  1.  

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante Docente - Pro Tempore

Eleita em 13/09/2018

Presente

  1.  

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Geografia

Eleito em 06/07/2019

Presente

  1.  

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

  1.  

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Pro Tempore

Ausência Justificada

  1.  

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Geologia

Eleito em 14/11/2019

Presente

  1.  

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante Docente

Eleito em 27/09/19

Presente

  1.  

Jean Ezequiel Limongi

Coordenador do Curso de Gestão em Saúde Ambiental – Pro Tempore

Presente

9.

João Vitor Meza Bravo

Representante Docente - Pro Tempore

Ausência Justificada

10.

Jorge Luis Silva Brito

Representante dos Laboratórios

Reeleito em 27/06/2019

Presente

11.

Marlene Teresinha de Muno Colesanti

Coordenadora do PPGEO

Reeleita em 19/06/2019

Presente

12.

Mirna Karla Amorim da Silva

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

13.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante Docente

Eleito em 11/04/2019

Presente

14.

Roberto Rosa

Diretor do Instituto de Geografia

Eleito em 03/05/2017

Férias

15.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

16.

William Rodrigues Ferreira

Representante Docente

Reeleito em 28/11/2019

Presente

17.

Winston Kleiber de Almeida Bacelar

Coordenador do PPGAT – Pro tempore

Presente

18.

 

Representante da Comunidade Externa

Indicado em __/__/____

 

 

 

 

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Andressa Bervig, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Luis Silva Brito, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mirna Karla Amorim da Silva, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 17:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 29/06/2021, às 09:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Ezequiel Limongi, Conselheiro(a), em 30/06/2021, às 13:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 05/07/2021, às 08:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 13/07/2021, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018578/2021-43 SEI nº 2663581