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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Importância do geoprocessamento. Fonte de dados. Componentes de um Software de geoprocessamento, SIG e aplicações na Geografia.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Geoprocessamento, incluída na grade curricular do curso de Geografia, é de suma importância para os profissionais que almejam inserir-se no mercado de trabalho atuando como geógrafos. No Brasil, o mercado de trabalho para os profissionais que dominam essa tecnologia é extenso, principalmente quando se leva em consideração o caráter multi ou transdisciplinar apresentado por essa tecnologia hoje presente em diversas áreas do conhecimento. Com o auxílio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), da Cartografia Digital, do Processamento Digital de Imagens dentre outras geotecnologias, é possível acompanhar o ritmo e a complexidade da ocupação e utilização do uso do solo a partir de técnicas que proveem referências espaciais da ordenação dessa ocupação passíveis de tratamentos automatizados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
UNIDADE 1 - Introdução
1.1 - O desenvolvimento das geotecnologias.
1.2 - Conceitos básicos.
UNIDADE 2 - Fontes de dados e estrutura de representação
2.1 - Fontes de dados.
2.2. - Estrutura de representação de dados espaciais.
2.3 - Coleta de dados (GPS, sensoriamento remoto, documentos cartográficos).
UNIDADE 3 - Componentes de um software de geoprocessamento
3.1 - Hardware e Sistema Operacional.
3.2 - Software de Aplicação.
3.3 - Aspectos Institucionais.
UNIDADE 4 - Sistema de informação geográfica
4.1 - Coleta, padronização, entrada e validação de dados.
4.2 - Armazenamento e recuperação dos dados.
4.3 - Análise e geração de informação.
4.4 - Saída e apresentação de resultados.
UNIDADE 5 - Aplicações práticas na Geografia
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), serão adotadas aulas nas modalidades síncrona e assíncrona, sendo que:
Modalidade síncrona (online): Aulas expositivas e dialogadas realizadas em ambiente virtual por meio da plataforma Microsoft Teams, de modo que o (a) discente matriculado (a) necessita:
Possuir e-mail institucional da UFU;
Realizar o cadastro no Microsoft 365 acessando o link https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/free e, depois de cadastrado;
Acessar a equipe denominada Geoprocessamento – Noturno (criada na plataforma Teams) por meio do link https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a8a7c96d01da740bd813a05f7405e3cbe%40thread.tacv2/conversations?groupId=589c7fd0-5749-4f06-87f5-560618c40330&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
Ingressar na reunião que acontecerá toda quarta-feira das 19:00 às 20:40h;
Possuir computador de mesa ou notebook com as seguintes configurações mínimas: sistema operacional Windowns; processador Intel Core i3; memória RAM de pelo menos 8 GB e espaço em HD para armazenar o banco de dados a ser criado.
Em caso de problemas técnicos na plataforma previamente definada, outros canais poderão ser adotados, após a consulta aos discentes matriculados.
Detalhamento da carga horária de atividades na modalidade síncrona
Serão ministradas 18 (dezoito) horas-aula teóricas na modalidade síncrona (Quadro 1), ocorridas por meio de encontro utilizando a plataforma Microsoft Teams, às quartas-feiras das 19:00 às 20:40h. O registro da presença ocorrerá automaticamente pelo software utilizado.
Durante esse momento, serão realizadas aulas expositivas com a explicação do conteúdo, bem como será permitida a participação dos discentes, visando sanar questões relativas às aulas teóricas e/ou práticas, bem como as atividades necessárias à aprovação da disciplina.
Quadro 1: Cronograma de Atividades da disciplina Gestão Ambiental II
Datas |
Modalidade |
Conteúdo |
Horário |
Plataforma |
Data da entrega da atividade/avaliação |
28/10 |
Sícrona |
Apresentação da disciplina; Explicação detalhada da realização das atividades durante as AARE; Distribuição das atividades; Introdução, conceitos básicos, escalas de mensuração, formas de representação, Componentes de um SIG, SIGs mais usados no Brasil. |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams
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04/11 |
Síncrona |
Sensoriamento Remoto e SIG |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
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11/11 |
Síncrona |
Noções cartográficas básicas; |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
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18/11 |
Síncrona |
Estruturas de dados, aquisição de dados, fontes de erros. Consulta site INPE e IBGE |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
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25/11 |
Síncrona |
Avaliação teórica |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
Avaliação 1 (teórica) |
02/12 |
Síncrona |
Reunião para sanar dúvida das atividades |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
Avaliação 2 (prática) |
09/12 |
Síncrona |
Roda de conversa virtual sobre os procedimentos realizados nas aulas assíncronas |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
Atividade 1 |
16/12 |
Síncrona |
Divulgação das notas e encerramento da disciplina |
19:00h às 20:40h
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Microsoft Teams |
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Não será permitido o registro de partes ou do todo, das atividades na modalidade síncrona, bem como não são permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art. 8º e Art. 9º, § 1º, da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).
Modalidade assíncrona (offline): Os materiais da disciplina (textos, relatórios, figuras, mapas, atividades, vídeos, dentre outros) serão disponibilizados no ambiente do aplicativo utilizado, por meio do acesso à aba “Materiais”. Todas as comunicações, informes e divulgações da disciplina ocorrerão no Microsoft Teams ou por e-mail criado especificamente para este fim: jurosendo.disciplinas@gmail.com
Detalhamento da carga horária de atividades na modalidade assíncrona
Serão trabalhadas 54 (cinquenta e quatro) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente pelo discente, tanto individual quanto em grupo, que compreenderão a leitura de material bibliográfico, a visualização de tutoriais sobre o QGIS online, a realização de pesquisa científica e a redação de trabalho escrito. A assiduidade dos discentes nas atividades assíncronas levará em consideração a entrega das atividades avaliativas descritas no item que detalha a avaliação.
A comunicação e o atendimento poderão ser realizados pelos e-mails jurosendo.disciplinas@gmail.com ou jussara.rosendo@ufu.br bem como mediante reuniões online que poderão ser agendados antecipadamente.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas considerarão as habilidades de compreensão e sistematização dos conteúdos apreendidos pelos discentes com a leitura do referencial teórico da disciplina. Em razão do momento atual vivenciado pela pandemia de COVID-19, todos os trabalhos serão realizados de forma individual, possibilitando que o discente realize as atividades nos horários mais convenientes para tal. A seguir, é realizada uma descrição das atividades a serem realizadas:
Avaliação 1: Avaliação individual do conteúdo teórico (40 pontos), realizado de forma remota utilizando a plataforma Teams (Realizada em 25/11/2020);
Avaliação 2: Avaliação prática individual (20 pontos), conforme quadro 2;
Quadro 2: Detalhamento da avaliação 2
Avaliação 2 |
Conteúdo a ser avaliado |
Data da entrega |
Os (as) discentes realizarão uma avaliação prática, empregando os procedimentos aprendidos nas aulas assícronas. |
- Criação de projeto no QGIS; - Inserir dados raster; - Realizar composição colorida; - Criar layout de mapeamento. |
02/12/2020 |
Atividade 1: Trabalho prático final em dupla com aplicação das técnicas utilizadas durante as aulas assíncronas (40 pontos), descrita no quadro 3.
Quadro 3: Atividade prática final
Descrição da atividade |
Conteúdo do trabalho escrito/pontuação |
Data da entrega |
Os (as) discentes matriculados (as) na disciplina terão a oportunidade de escolher uma área de estudos de seu interesse e desenvolver uma pesquisa, utilizando os procedimentos operacionais e os materiais de sua escolha.
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O trabalho prático final deve conter os itens listados a seguir, conforme pontuação detalhada:
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09/12/2020 |
As notas serão divulgadas em até 10 dias úteis, a contar da sua data de entrega e considerando o tempo hábil para o encerramento do semestre, bem como a vista da atividade.
BIBLIOGRAFIA
Todas as referências bibliográficas serão disponibilizadas em formato digital para que os alunos façam a consulta durante as atividades assíncronas.
Bibliografia Básica
LONGLEY, Paul. Geographical information systems and science. 2nd ed. Chichester ; Hoboken, NJ: Wiley, c2005. 517 p.
ROSA, Roberto. Introdução ao Sensoriamento Remoto. Uberlândia: EDUFU, 5a ed. 2003.
ROSA, Roberto.. e BRITO, Jorge Luis Silva. Introdução ao Geoprocessamento: Sistema de Informações Geográficas. Uberlândia, 1996.
SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações geo-referenciadas : conceitos e fundamentos. Campinas, SP : Ed. UNICAMP, 2003. 236 p.
SILVA, Jorge. Xavier; ZAIDAN, Ricardo Tavares (org). Geoprocessamento & análise ambiental : aplicações. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2004. 363 p.
Bibliografia complementar
ASSAD, E. D. e SANO, E. E. Sistema de Informações Geográficas: Aplicações na Agricultura. EMBRAPA/CPAC, Brasília, 1998.
BLASCHKE, Thomas; KUX, Herman. Sensoriamento remoto e SIG avançados : novos sistemas sensores, métodos inovadores / nova versão atualizada e organizada. Tradução: Hermann Kux. Edição 2. ed. São Paulo : Oficina de Textos, 2007. 303 p.
INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://inpe.br>.
MAGUIRE, D.; GOODCHILD, M.F.; RHIND, D.W. Geographical Information Systems. Longman Scientific & Technical, Vol. 1 e 2 , NY, 1993.
MIRANDA, J. I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. EMBRAPA, Brasília, 2005.
SANTOS, A. R.; PELUZIO, T. M. O.; SAITO, N. S. SPRING 5.1.2 passo a passo. Porto Alegre 2010. Disponível em:<mundogeomatica.com.br>
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jussara dos Santos Rosendo, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 22:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2303866 e o código CRC E8EA027A. |
Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2303866 |