UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Circuitos Elétricos II

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31404

Período/Série:

4

Turma:

A / C

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Aídson Antônio de Paula

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Desenvolvimento experimental e aplicações à engenharia elétrica de circuitos elétricos.

JUSTIFICATIVA

Conforme o novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, vigente a partir de 2020/2, a componente curricular Experimental de Circuitos Elétricos II pertence ao conteúdo nomeado como Circuitos Elétricos e Segurança e Prevenção de Acidentes, estabelecido por diretrizes curriculares, tendo a disciplina de Circuitos Elétricos II como correquisito. Com ela, espera-se formar um profissional com embasamento técnico e crítico na área de sistemas de energia elétrica, automação, controle, telecomunicações, eletrônica e biomédica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a prática de circuitos elétricos, operando com segurança os equipamentos existentes no laboratório de ensino.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ter desenvolvido ou aprimorado competências e habilidades para:

1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e instrumentais na formulação, solução e análise de circuitos elétricos;
2. Conduzir experimentos e interpretar resultados;
3. Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
4. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
5. Atuar em equipes;
6. Transmitir e registrar, de forma ética, seu conhecimento e produção.

 

PROGRAMA

1. Segurança em eletricidade
     1.1. Vestuário e acessórios adequados em práticas de laboratório
     1.2. Boas práticas na utilização de equipamentos
     1.3. Cuidados e procedimentos para práticas com equipamentos energizados
2. Revisão sobre circuitos de corrente alternada
3. Circuitos magneticamente acoplados
4. Circuitos polifásicos equilibrados
5. Circuitos polifásicos desequilibrados
6. Componentes simétricas
7. Transformada de Laplace e aplicações em circuitos elétricos
8. Ondas não-senoidais
9. Análise de circuitos ressonantes

METODOLOGIA

1º. As aulas práticas serão ministradas em laboratório apropriado e os discentes além da montagem do experimento vão usar simuladores computacionais. Inicialmente uma aula expositiva será feita com o auxilio de recursos audiovisuais (datashow). Os discentes deverão desenvolver trabalhos extra curriculares perfazendo um total de 4 aulas. O cronograma do conteúdo segue abaixo:

Cronograma de conteúdo para 2022/1

#

Data

Aulas Práticas

Conteúdo

1

27/09/2022

turmas a/b/c

 Conteúdo Programático. Critérios de Avaliação. Segurança em Eletricidade.

 

2

04/10/2022

turmas a/b/c

 Tensões, Corrente e Potência em Circuito Série, Fator de Potência e Corrente Alternada Senoidal.

 

3

11/10/2022

turmas a/b/c

Circuitos Magneticamente Acoplados. Polaridade. Indutância Mútua.

 

4

18/102022

turmas a/b/c

- Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em estrela).

 

5

25/10/2022

turmas a/b/c

- Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em delta).

 

6

01/11/2022

turmas a/b/c

- Circuitos trifásicos equilibrados (método de dois wattimetros)

 

7

08/11/2022

turmas a/b/c

                                                       1ª prova de Laboratório

8

22/11/2022

       turmas a/b/c

- Circuitos trifásicos desequilibrados. Relações de tensões e correntes com e sem o neutro

 

9

29/11/2022

turmas a/b/c

- Circuitos trifásicos desequilibrados. Medida de potência e sequência de fases

 

10

06/12/2022

turmas a/b/c

Componentes simétricas

 

11

13/12/2022

turmas a/b/c

- Ondas não senoidais: retificação de onda completa usando diodos.

 

12

20/12/2022

turmas a/b/c

- Ondas não senoidais: retificação de meia onda  usando diodos..

 

13

10/01/2023

turmas a/b/c

Ressonância RLC (Parâmetros).

 

14

17/01/2023

turmas a/b/c

Ressonância RLC (Frequência).

 

15

24/01/2023

turmas a/b/c

2ª  prova de laboratório/trabalho a ser entregue.

 

 

AVALIAÇÃO

 Os discentes farão duas provas individuais , objetivas, sem consulta, envolvendo o conteúdo estudado em laboratório, no valor de 30 pontos cada uma. Os relatórios das aulas práticas terão média de 40 pontos, perfazendo um total de cem pontos. Uma prova substitutiva de recuperação será aplicada aos discentes que não obtiverem a nota mínima durante o semestre. Esta prova substituirá as notas das duas provas do semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

ALEXANDER, Charles K. Fundamentos de circuitos elétricos. São Paulo: AMGH, 2013.
BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
EDMINISTER, Joseph A. Circuitos elétricos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

Complementar

HAYT, William Hart. Análise de circuitos em engenharia. 8. ed. São Paulo: AMGH, 2014.
JOHNSON, David E. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cienơficos, 1994.
KERCHNER, Russell M. Circuitos de corrente alternada. Porto Alegre: Globo, 1968.
NILSSON, James William. Circuitos elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
OLIVEIRA, Carlos César Barioni de. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aidson Antonio de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2022, às 07:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.058216/2022-76 SEI nº 3979242