UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Agrárias

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

MECÂNICA DE SOLOS/FISICA DO SOLO E DINÂMICA DA ÁGUA

 

Código:

: ICIAG33502

Período/Série:

5

Turma:

T, A ,B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Elias Nascentes Borges; Colaborador/Téc.MsC: Marcelo Alves da Rocha Dias. Contatos prof.: elias@ufu.br; whats 34999280444

Ano/Semestre:

2023/1o 

Observações:

Disciplina ofertada de forma presencial, cuja aprovação e execução seguem conformidade e obediência as Resoluções nº 46 e 56/2022 do CONGRAD/UFU

Fica o aluno ciente que ao matricular na disciplina, aceita todas as normas estabelecidas nesse plano de ensino e das resoluções supracitadas. Recomenda-se que os discentes devem conferir o Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), especialmente no que diz respeito a fraudes ou comportamento fraudulento, observados no Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

Limite mínimo/máximo, imposta pelo espaço físico do LAMAS,  para matrículas a ser observado pela coordenação: Teórica – 10/50 alunos; Turma Prática - 5/25 alunos.

A critério dos responsáveis pela disciplina, poderá ser instituídas atividades pontudadas extra plano de ensino, de resolução opcional pelo aluno. Semanalmente o aluno deve assistir de modo  assincrona video postado no Teams, produzir escrever uma resenha e as duúvidas e trazer para a aula do respectivo assunto, constituindo atividade avaliativa pontuada.   

As sabatinas(questionamento pontuado ao final de cada aula, a critério do professor) não comportará vista e nem reposição. As notas serão entregues no final do semestre, com vista para aquele que o desejar fazer.

Assuntos ou temas  que não foram esgotados no horário da aula teórica, poderão ser complementados no horário da aula prática ou solicitados que sejam vistos de modo assíncrono, sendo considerado matéria ministrada.  As aulas remotas assíncronas/sincrona quando couber,  serão oferecidas pelo Teams/moodle.ufu.br.

Horário das Aulas: Teórica: Terça feira 13:10 – 14:50; Turmas Práticas: TA - Terça feira 14:50 - 16:50h; TB – 16:50 – 18:30h. Local das Aulas práticas: Lab. Manejo de Solos: Bloco 2E, sala 140- Umuarama; Campo experimental, Fz. Glória. Será tolerado até 15 minutos de atraso. Após este tempo o professor poderá solicitar o ingresso em sala somente na próxima aula. A retirada da sala poderá ser solicitada pelo prof. quando constatado que o discente esteja contribuindo para tumultuar a aula.

As aulas presenciais, para melhor alcance pelo aluno, poderá acontecer mediante  uso de vídeos aulas do professor ou de terceiros, concomitante ou seguida de explicações pelo professor e de questionamentos e respostas aos  alunos. O professor irá indicar video aulas como atividades assíncronas com solicitação de resenhas escritas e perguntas diretas orais relativas ao conteúdodo vídeo a ser entregue na aula do respectivo tema abordado. Não será aceito entrega de resenhas fora do horário da aula.  

O professor irá identificar em sala uma liderança para a turma o qual  deverá criar um grupo de whatsap com  toda turma, incluindo o  whats do docente responsável. Toda e qualquer atividade da disciplina, em especial as pontuadas, deverão ser entregues presencialmente. Eventualmente, quando autorizado pelos responsáveis, poderá ser entregue via e-mail lamasufu@gmail.com.

 

EMENTA

Engenharia Geotécnica. Identificação, classificação e amostragem do solo aplicado à geotecnia. Formação e composição trifásica do solo. Análise granulométrica do solo e limites de ATTEBERG. Relações massa volume. Compactação dos solos. Investigações geotécnicas. Permeabilidade. Círculo de Mhor e Tensões no solo: Tensões devido ao próprio peso e tensões verticais devido a cargas aplicadas na superfície do terreno. Compressibilidade e recalques. Resistência e cisalhamento do solo.

JUSTIFICATIVA

O estudo e compreensão da geotecnia do solo exerce importante função no que diz respeito ao planejamento para o suporte de cargas geológicas ou carregas  pelas  construções, estudo da qualidade e conservação do ambiente necessário ao bem-estar dos seres vivos. Para satisfazer estas variáveis há necessidade de adequado estudo e interpretação dos atributos  gênese, morfologia edáficas e geotécnicas. O estudo da  permeabilidade e dos processos de infiltração de água no solo, recarga de aquíferos, resistência ao processo erosivo e ao desmoronamento das construções, dentre vários outros aspectos, estão altamente relacionados com os diversos atributos físicos  e geotécnicos do solo e a dinâmica da água no mesmo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os fatores físicos e geotécnicos do solo, condicionantes da qualidade ambiental para o desenvolvimento das plantas cultivadas, da produtividade agrícola, e suporte de cargas para as construções civis.

Objetivos Específicos:

Conhecer os fundamentos do comportamento físico do solo. Avaliar os atributos físicos do solo. Conhecer os processos físicos que ocorrem no solo, relacionando-os aos seus atributos. Conhecer os fatores físicos do solo que determinam o crescimento das plantas. Identificar processos de degradação física do solo e formular conceitos para a sua recuperação. Conhecer os fundamentos físicos do solo que definam sua qualidade e sustentabilidade agrícola. Relacionar e inter-relacionar o conteúdo da disciplina física do solo com o conteúdo das outras disciplinas da área de solos lecionadas no curso.

PROGRAMA

PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO – OFERTADO PRESENCIALMENTE EM 2023/1º, CONFORME RESOLUÇÃO CONGRAD 46/2022 e 56/22.

  1.  

Semana

 

 - Obs./significados: * = Datas; T = Aula teórica; P = Aula prática; P/P = Prova presencial; CHTP= carga horaria total prática; TA, TB = Turmas práticas A, B; T/P = Teórica(T) + prática(P); AASP  -  Atividade assincrona.

1ª   

 

01/08/23* – T – Recepção dos alunos, Boas-vindas, apresentações e propostas para as aulas teóricas.

01/08/23 – P – Recepção dos alunos, Boas-vindas, apresentações e propostas para aulas práticas com  objetivos de cada prática.

2ª  

 

08/08/23 – T – Intemperismo, formação e gênese do solo do interesse geotécnico e edáfico.

08/08/23 – P – Gênese do solo e a sua distribuição na paisagem: solos residual e transportado: Importância da alitização, mono e bisialitização na qualidade geotécnica e edáfica do solo. Resolução de exercícios.

3ª  

 

22/08/23 – T – Amostragem indeformada e deformada de solo para fins de geotécnicas, analises físicas, químicas e biológicas. Prospecção do subsolo pelo sistema SPT(sin/assíncrona): Video aula: Uso do SPT para caracterização do subsolo. 

22/08/23 – P – Ida a campo para amostragem indeformada e deformada de solo para uso em aulas práticas no laboratório. Preparo e armazenamento das amosstras no lab.

 

29/08/23 – T – Frações granulométricas do solo e sua importância edáfica e geotécnica do solo. Estudo da atividade e físico-química da fração argila e da M.O e seu efeito na estrutura e qualidade edáfica e geotécnica do solo.

29/08/23 – P – Vídeo aula – análise tátil-visual das frações do solo. Peneiramento e caracterização dos grossos e finos coloidais do solo(dispersão e floculação química das partículas). 

5ª  

 

05/09/23 -T – Coloides e Cargas elétricas, PCZ e DCD e sua influência na dispersão, floculação, adensamento e consistência do solo.

05/09/23 – P/T – Vídeo Aula – Identificando a granulometria do solo e suas funções, com ênfase na fração fina  ou coloidal do solo  e sua relação com a compacidade.

6ª  

 

12/09/23 – T – Análise granulométrica do solo – Tipos de análises, princípios, metodologias  e aplicações. Normas da ABNT/NBR.

12 /09/23 – P – Aula prática  – Análise granulométrica: preparação da amostra: separação dos grossos por  peneiramento  e dos finos por sedimentação diferencial – aplicação da lei de Stokes. Principais atributos físico químco da fração fina do solo   

 

19/09/23 – T – Plasticidade, liquidez  e outras formas de consistência geotécnica e edáfica do solo versus umidade do solo.  

19/09/23 – P –  Aula Prática presencial: Determinação dos limites de consistência. *Será facultado ao matriculado atividade assíncrona do conteúdo postado em vídio aula para viabilizar participação nos simpósio organizado pela coordenação, reservando 15 minutos da aula seguinte e tambem no dia da prova para dúvidas sobre o tema.

8ª 

 

26/09/23 – T– Obtenção do gráfico granulométrico, interpretação e caracterização das frações.

26/09/23 – P –   Classificações granulométricas: Trilinear; SUCS, HRB, AASHTO, MCT. Vídeos aulas.

9ª 

 

03/10/23 – T – Questionamentos e dúvidas da matéria lecionada:  1ª PROVA

03/10/23 – P –  1ª PROVA

10ª 

 

10/10/23 – T– Índices físicos do solo: relação massa(peso)/volume e umidade do solo.

10/10/23 – P –   Aula prática presencial : determinações práticas de: peso especifico: natural, aparente e  dos grãos. Determinação da macro, micro e porosidade total do solo.

11ª 

 

17/10/23 – T – Estrutura do solo:  fluxo e capilaridade do solo. Obtenção da constante de Darcy pelo uso de permeâmetros de carga constante e carga variável.

17/10/23 – P – Vídeo aulas: tipos e desenvolvimento da estrutura,  capilaridade do solo e permeabilidade do solo- uso de permeâmetros.

12ª 

 

24/10/23 – T – Infiltração, carga hidráulica  e dinâmica da água no solo.

24/10/23 – P – Aula prática presencial: Prática no campo: Infiltração pelo método do duplo anel. Obtenção do fator K de Darcy. Equações de HORTON e KUSTIAKOV.

13ª 

 

31/10/23 – T –  Compactação e adensamento das areias e do solo fino. Causas e consequências.

31/10/23 – P –  Aula prática presencial: determinação da compactação pelo método do proctor. Índice máximo e mínimo  de vazios das areias .

14ª 

 

07/11/23 – T – Tensões no solo devido: peso próprio; cargas ou carregamentos aplicados na superfície. Espalhamento, solução de Newmark, Love, etc.

07/11/23 – P – Exercícios e Estudo das tensões no solo e dos carregamentos.

à Data limite para entrega das atividades assíncronas: vídeios aulas de: Compressibilidade e recalques; Resistência ao cisalhamento do solo. 

15ª 

 

14/11/23 – T/P – Circulo de Mhor aplicados a cálculos das tensões no solo. Compressibilidade e recalques e solos grossos e finos.

14/11/23 - P– Resolução de exercícios diversos de tensões, recalques e  

16ª 

 

21/11/23 T/P – Revisão do lecionado e 2º Prova individual e sem consulta.

17ª

28/11/23 – Aula e prova de recuperação

 

METODOLOGIA

As atividades presenciais, vão  acontecer  em conformidade com a  Resolução CONSUN nº 56/2022  com aplicação de metodologias ativas e aulas invertidas.

O atendimento ao aluno ocorrerá em todas as semanas letivas, nas dependência do laboratório/gabinete do professor(Bloco 2E, sala 140-Umuarama) preferencialmente as segundas, terças  e sexta feira das 7-11 horas, previamente agendadas pelo whats 34 99928044 ou e-mail lamasufu@gmail.com.

Atividades e Recursos que serão utilizados na disciplina para o oferecimento no formato presencial conforme resoluções do Consun em vigor: aulas presenciais, priorizando as metodologias ativas e aulas invertidas, com utilização de Datashow, quadro negro, roda de discussão, vídeos, seminário, etc.

 Plataformas de tecnologias digitais de informação e comunicação: TEAMS , e-mail  lamasufu@gmail.com.; grupo de whatsapp.

A biossegurança durante as aulas seguirá recomendações determinadas pela direção/coordenação de curso.

Frequência dos alunos:  Será computada durante as aulas presenciais e práticas através da entrega das sabatinas e das resenhas(atividades manuscritas pontuadas semanalmente). A frequência mínima de 75 %, conjugado com 60 % de rendimento nas avaliações será observado para aprovação na disciplina.  Link para acessar a disciplina no TEAMS: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3af18ff946baa947d99492441c43505761%40thread.tacv2/conversations?groupId=993c13d6-b423-410c-90ca-6582d2131ea2&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

Durante a aula presencial o professor poderá lançar mão de vídeo aulas preparadas pelo professor e/ou de terceiros, disponíveis no Teams ou no youtube. Durante exposição estas serão intercaladas com explicações do professor e dúvidas da platéia. Após esgotamento da discussão do tema, todos os alunos serão submetidos ao final da aula ou no início da aula da semana seguinte, a uma provinha (sabatina) de duas a três perguntas, feitas a partir do tema em foco na aula, textos base, resenha e lista de exercícios deixados no TEAMS. O tempo para responder será de até 15 minutos. A entrega ao professor deverá ocorrer de forma manuscrita. Quanto tratar de aulas práticas em campo, laboratório ou mesmo ofertadas no formato de vídeos aulas, os alunos, em grupo de até 4 deverão elaborar um relatório, de forma manuscrita de todo assunto exposto para entregar pessoalmente ou enviar (a critério do professor) para lamasufu@gmail.com.  Obs.: Quando tratar de vídeo aula prática, fica facultado o aluno ou grupo assistir o vídeo aula prática e fazer o relatório, a partir do arquivo do TEAMS, durante a semana que antecede a oferta da respectiva aula prática. à Construção da avaliação da disciplina de forma individual e/ou em grupos de alunos quando determinado pelo professor será composta das seguintes atividades: resumos, resenhas, comentários, resoluções de questionários e exercícios, a partir das aulas, vídeo aulas, textos e listas de exercícios acadêmicos de temas pertinentes a ementa, disponibilizados no Teams. As atividades ofertadas podem ocorrer de forma assíncronas a partir de materiais produzidos pelo professor da disciplina e/ou de terceiros, deverão ser devolvidos ao professor de forma individual e/ou grupo, de modo manuscrito ao final da aula ou através do e-mail “lamasufu@gmail.com”. Esgotado a discussão sobre o tema da aula, o professor/técnico elaborará, para ser aplicado no final da aula ou no início da aula da semana seguinte, duas ou três questões atinentes ao abordado, para que seja respondida e em até 15 minutos, de maneira  objetiva, por cada um dos matriculados. Para que os matriculados logrem êxito na sabatina (provinha) o professor tem disponibilizado no TEAMS para leitura de forma assíncronas, textos, VÍDEO aulas pessoal e de terceiros que podem constituir atividade avaliativa no formato de resenhas, referente ao tema em discussão.

- Está disponibilizado no TEAMS vários s títulos dos livros básicos e complementares, apostila, vídeos, elencando os capítulos e tópicos de leitura ou estudo obrigatório para a semana, cuidando para que o acesso do aluno, mesmo com a biblioteca fechada, seja efetivo.

- As aulas práticas presenciais, serão objeto de um relatório detalhado (título, autores, introdução, revisão literatura, objetivos, material e métodos, cálculos, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas) por grupo de até com 4 alunos para ser entregue até o início da aula seguinte. Obs: O pensamento e a escrita na elaboração do relatório/resenha devem ser pessoais. Relatórios iguais serão considerados fraudes e serão tratados como cola, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas nas normas de graduação. Após entrega do relatório, a cargo do professor, um o aluno do grupo poderá sofrer uma argüição oral sobre o relatório, com nota atribuída a todo grupo.  *  FIQUE ATENTO - Vídeos aulas e outros materiais didáticos úteis poderão ser inseridos no transcorrer da disciplina para serem executadas como atividades avaliativas ou não. Atividades pontuadas ou não, realizadas por mais de um discente deverá ter efetiva participação de todos. Ausência do nome na atividade feita em grupo não será permitido o acréscimo do nome após a entrega. Entende-se que não ocorreu participação efetiva para realização da atividade. Membros do grupo deverão reportar ao professor eventual falta de compromisso de integrantes para realização da atividade.   

Comunicação entre professor/técnico e o aluno: Através do Teams, Whatshap, Skype e outros.  whats/fone 34-999280444.

à Atividade de Recuperação (Resolução CONGRAD Nº 46/2022): Para os alunos com frequência regular, que não lograram aprovação na disciplina ou para quem perdeu uma das provas previstas no plano, será ministrado no ultimo dia de aula, uma revisão do conteúdo ministrado, discussão das listas e das provas aplicadas no semestre. Após esgotar as dúvidas/questionamentos,  será aplicado uma prova com todo conteúdo da disciplina para repor a prova perdida ou substituir a pior nota obtida pelo aluno. As atividades pontuadas como sabatina, resenha, listas de exercícios, etc, não serão objeto de reposição e a vista poderá ocorrer somente no final do semestre.(Descrever a forma de organização das aulas ou como será desenvolvido o trabalho com os estudantes. Em outras palavras, apresentar as técnicas de ensino que serão utilizadas (seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.). Pode-se aqui apresentar o cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, bem como os recursos didáticos (quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (retroprojetor, data-show, tv, vídeo, aparelho de som, gravador etc.)

AVALIAÇÃO

Para conferir o aprendizado de cada aluno, a distribuição dos 100 pontos consistirá de:

- 20 pontos: destinados as sabatinas (questionamentos pontuados), individual e manuscrita, aplicadas em cada semana de aula, ou no inicio da aula da semana seguinte(decisão do professor). Esta sabatina será elaborada a partir da aula da semana, de lista de exercícios disponibilizada, resenha da semana. As sabatinas(questionamento pontuado ao final da aula) não comportará vista e nem reposição. Cópia ou plagio, será considerado cola ou fraude, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas no guia do estudante e nota zero.   

- 15 pontos: destinados ao relatório da aula prática, elaborado em grupos de até 4 alunos, relativo ao conteúdo prático da semana, que deverá ser entregue pessoalmente até inicio da aula da semana seguinte do encerramento do assunto. Cópia ou plagio, será considerado cola ou fraude, sujeitará os envolvidos às penalidades previstas no Guia do estudante e nota zero.

- 20 Pontos: destinados a elaboração  de resenhas de forma manual e individual,   a partir de vídeos semanais de cada aula, no formato assíncrono, com  link no moodle e/ou  vídeo presentes no Teams.

- 45 pontos: Duas provas escritas e/ou oral, aplicadas de forma presencial no horário da aula, conforme datas marcadas. Obs. Cada aluno ou mesmo  grupos(a critério do professor) de alunos poderá receber sua prova relativa aos conteúdos aplicados, com questões ou atividades diferentes, em relação a prova do colega ou do outro grupo. A devolução da prova escrita pelo aluno ocorrerá pessoalmente. A critério do professor a prova escrita ser seguida de uma prova oral síncrona em data e hora agendado com o aluno, com atribuição de valor em até de 50% da prova escrita. Eventualmente, o professor poderá  substituir a prova escrita e/ou oral por outra atividade de avaliação desde que esta possibilita auferir os conhecimentos adquiridos pelo aluno. A entrega das notas assim como a vista efetuada de forma individual acontecerá em até 20 dias após a aplicação da prova. A entrega das notas bem como a vista para as atividades semanal pontuadas ocorrerá somente no final do semestre.

- 5 Pontos extras:  Comprovação mediante apresentação da inscrição ou do certificados de participação em eventos (congressos, seminários, etc) sugeridos pelo professor.

Atividade pontuada de Recuperação -  Após revisão, discussão das aulas e das atividades pontudas previstas durante o semestre, será aplicado uma 3ª prova, destinada a eliminar a pior nota obtida pelo reprovado e/ou reposição de prova perdida,  com todo conteúdo da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Referências Basicas on Line:

KLEIN, V.A. Física do solo e suas relações com a agricultura conservacionista. Disponível em https://www.embrapa.br/trigo/transferencia-de-tecnologia/parceria-ocb/-/asset_publisher/8ZuYxA6IkWeJ/document/id/11619480?inheritRedirect=false.

JONG VAN LIER, Q. de. Física do solo. [S.l: s.n.], 2010. Disponivel em https://www.stantevirtual.com.br/livros/quirijn-de-jong-van-lier/fisica-do-solo/3133194474.

BORGES, E.N.  Coletânia de temas de fisica do solo aplicado ementa da disciplina . Disponivel em:  https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=1174

Básica

BLADY, N.C. & WEILL, R.R. The Nature and Properties of Soils. Prentice Hall. Upper Saddle  River , New Jersey . 2002. 960p.

BAVER, L.L.; GARDNER, W.H. & GARDNER, W.R. Física de Suelos. México; Hispano Americano, 1982. 498p.

COSTA, J. B. Caracterização e constituição dos solos. Lisboa, Fundação Calouste  Gulbenkian, 1983. 512p. 

DORAN, J.W.; COLEMAN , D.C. ; BEZDICK, D.F.; STEWART, B.A. Defining Soil Quality for a Sustainable Environment. SSSA Special Publication Number 35. 1994. 244p.

EMBRAPA - CNPS - Manual de Métodos de Análise de Solo. CNPS 20 ed. rev. atual. Rio de Janeiro. 1998.

KIEHL, E.J. Manual de Edafologia. Relações solo-planta. Agronômica Ceres. S. Paulo. 1989.262 p.

HILLEL, D. Environmental Soil Physics.Academic Press, New York . 1998. 881p. 

JURY, W.A.; GARDNER W.R.; GARDNER, W.H. Soil Physics, John Wily & Sons, Inc. New York.1991. 328 p.

Complementar

LIBARDI, P.L. Dinâmica da água no solo. 1a ed. ESALQ/USP. Piracicaba-SP. 1995. 448 p. 

MONIZ, A.C.; Elementos da Pedologia. Campinas. 1982.

MORAES, M. H.; MÜLLER, M. M. L.;FOLONI, J. S. S. Qualidade Física do Solo– Métodos do Estudo–Sistemas de Preparo e Manejo do Solo. Jaboticabal-SP. Funep. 2002. 225p.

PAULETTO, E.A. Determinação de Atributos Físicos do Solo. Manual do Laboratório. 1998.

PREVEDELLO, C.L. Física do solo com problemas resolvidos. SAEAFS, Curitiba-PR. 1996. 446p.

REICHARDT, K., 1988. A água na produção agrícola.McGraw-Hill do Brasil, São Paulo.

REICHARDT, K,TIMM, L.C. 2004. Solo, Planta e atmosfera. Conceitos, Processos eAplicações Editora Manole, Barueri SP. 2004  488p.

Revistas e Periódicos e Normas: ABNT: Norma NBR Diversas

Informe Agropecuário – EPAMIG; Revista Brasileira de Ciência do Solo; Pesquisa Agropecuária Brasileira; Revista Brasileira de Conservação do Solo.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Elias Nascentes Borges, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/07/2023, às 05:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4655846