|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Noções gerais de ecologia. Noções de ecossistema. Ciclos biogeoquímicos. Definição de meio ambiente. O meio terrestre: ar, solo. Lixo e poluição. Poluição das águas. Radiações e seus efeitos. Planejamento e proteção do meio ambiente.
JUSTIFICATIVA
A Educação para o Meio Ambiente, uma das variantes curriculares da área de “Educação Ambiental” é uma disciplina com conteúdos programáticos relativos ao meio ambiente e sua relação com os seres que nele vivem, visando complementar a formação do profissional de Engenharia Mecânica com perfil técnico, mas com uma postura crítica e reflexiva sobre a temática ambiental. Em termos de exercício da profissão, especialmente no meio industrial, os engenheiros lidam diretamente com questões ambientais, desde as etapas de elaboração de projetos, execução das etapas produtivas, até a conformação e o tratamento de matérias/materiais (inclusive resíduos) e sua comercialização. Importante salientar também que, de acordo com o projeto político-pedagógico do curso de UFU de Engenharia Mecânica, o egresso deverá ter, ao final do curso, capacidade de demonstrar comportamento ético, aí envolvendo o respeito ao meio ambiente
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar os diferentes problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades. |
Objetivos Específicos: |
Conhecer a epistemologia da educação ambiental. Discutir problemas ambientais e sociais da atualidade, assim como ações possíveis para a construção da cidadania em busca da sustentabilidade. Oferecer um panorama geral da educação ambiental, seu histórico, sua abrangência, suas modalidades e políticas ambientais. Contribuir para situar os estudantes no que se refere as propostas e desafios que se apresentam na constituição das práticas de educação ambiental e gestão ambiental. |
PROGRAMA
1. Noções Gerais de Ecologia
2. Noções de Ecossistema
3. Ciclos Biogeoquímicos
4. Definição do Meio Ambiente
5. Lugar do homem na natureza
6. O Meio Ambiente
7. Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade
8. Marcos internacionais/nacionais da Educação Ambiental/Agenda 21
9. Impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente
10.Educação Ambiental e hábitos ecológicos
11. Legislação ambiental brasileira
12. AR - Aspectos ecológicos da poluição atmosférica, composição e propriedades do ar, gás carbônico, oxigênio. Principais contaminantes do ar e seus efeitos sobre os seres vivos, compostos sulfurosos, compostos nitrogenados, óxidos de carbono, outros poluentes do ar, exemplos de contaminação atmosférica, influência de condições metereológicas, medidas de controle, planejamento territorial e zoneamento, redução e eliminação de emissões poluidoras, controle de emissões.
13. SOLO - Aspectos ecológicos. Lixo e poluição - Aspectos ecológicos, efeito do emprego excessivo de adubos sintéticos, contaminação pelos defensivos agrícolas, métodos de disposição e tratamento do lixo.
14. RESÍDUOS SÓLIDOS: dimensões da Lei Federal de Saneamento Ambiental, coleta de lixo, coleta seletiva de lixo, disposição de resíduos, aterro controlado, aterro sanitário. Reciclagem e reaproveitamento.
15. ÁGUA: Importância da água no equilíbrio ecológico. Aspectos da poluição da água. Consumo eficiente de água. Reutilização das águas em processos produtivos e edificações.
16. Planejamento e Proteção do Meio Ambiente
17.Gestão Ambiental e Sustentabilidade
METODOLOGIA
Devido a realização das atividades de forma remota, em função da especificidade decorrente da pandemia COVID 19, bem como considerando Resolução nº 30/2011/CONGRAD, Resolução nº 25/2020/CONGRAD constante no processo SEI n.º 23117.066483/2021-36 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica – a disciplina Educação para o Meio Ambiente terá o seguinte cronograma/atividades, conforme consta no quadro 1:
Remotamente serão utilizadas duas ferramentas, Serviço de conferência web (Mconf – RNP)
Os encontros síncronos serão sala Serviço de conferência web (Mconf – RNP):
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
Textos disponíveis: https://drive.google.com/drive/folders/1pKX-sGrVRth71wCa4IwGqQqigokZzrGn?usp=sharing
O Quadro 1 abaixo informa as datas, plataforma, formatos, informações necessárias para o desenvolvimento das atividades:
AULAS |
DATA/PERÍODO |
CONTEÚDOS |
RECURSOS/FERRAMENTAS DE ENSINO REMOTO PREVISTOS |
Aula 1 |
01/12/2021 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Apresentação disciplina: Plano de ensino, atividades, avaliações, registro de presença, entre outras informações
|
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 2 |
08/12/2021 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 1
|
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes. |
Aula 3 |
15//12/2021 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 2 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes. |
Aula 4 |
22/12//2021 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 3 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes. Entregar a Avaliação1, enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
|
Aula 5 |
05/01/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 4 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 6 |
12/01/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 5
|
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 7 |
19/01/2022 Quarta- feira
8:50-10:30
|
Texto 6
|
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 8 |
26/01/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Reportagem relacionadas aos textos
|
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes. Entregar a Avaliação 2, enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
|
Aula 9 |
02/02/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Politicas Ambientais – 7 e 8 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 10 |
09/02/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Politicas Ambientais – 9 e 10 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 11 |
16/02/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Apresentação da atividade |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 12 |
23/02/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 11 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 13 |
09/03/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Texto 12 |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes. Entregar a Avaliação 3, enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
|
Aula 14 |
16/03/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Apresentação das atividades |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
Aula 15 |
23/03/2022 Quarta- feira
8:50-10:30 |
Divulgação dos resultados |
Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.
|
- Aulas síncronas via internet (Serviço de conferência web – Mconf-RNP)
- Leitura de textos e slides;
- Visualização de documentários disponíveis na internet (youtube);
Os textos serão disponibilizados
https://drive.google.com/drive/folders/1pKX-sGrVRth71wCa4IwGqQqigokZzrGn?usp=sharing
Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Serão ministradas todas aulas na modalidade síncrona, por meio de aulas expositivas e dialogadas.
O email que irão enviar as atividades :beatrizjunqueira.geo@gmail.com
Textos:
.LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - PNMA- Politica Nacional do Meio Ambiente
AVALIAÇÃO
Os discentes matriculados na disciplina Educação para o meio ambiente irão entregar 03 (três) avaliações:
7.1. Avaliação 1 - Elaboração de um texto dissertativo sobre os textos 1, 2 e 3 –
Valor 30 pontos – Atividade em dupla ou individual
DATA DE ENTREGA: 22/12/2021
FORMATO: PDF
ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
7.2. Avaliação 2 - Relacionar os textos com uma reportagem sobre a temática ambiental
Valor 25 pontos – Atividade em dupla ou individual
DATA DE ENTREGA: 26/01/2022
FORMATO: PDF
ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
7.3. Avaliação 3 – Escolher um dos setores (agropecuária, mineração, siderurgia, transporte, têxtil e refinaria de petróleo). Elaborar um dossiê sobre a empresa pesquisada. (roteiro será enviado por email)
– Valor 25 pontos – Atividade em dupla ou individual
DATA DE ENTREGA: 09/03/2022
FORMATO: PDF
ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
Formatação dos textos:
Letra Arial 12
Espaçamento 1,5 entre linhas
Margens de 3 cm em todas as bordas
Folha tamanho A4
Conteúdo dos textos:
Nome completo sem abreviatura do(s) participante(s) da atividade
Matrícula(s)
Introdução
Desenvolvimento
Considerações finai
Referências
Mínimo 4 páginas e Máximo 8 páginas cada avaliação.
Salvar no formado digital PDF e enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com
Presença para aulas síncronas: durante as aul
BIBLIOGRAFIA
Básica
BAUMAN, Z. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores apud BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008.199p.
BRUGER, P. Educação ou Adestramento ambiental.3.ed. Chapecó: Argos, 2004.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade 2. ed. São Paulo : Atlas, 2011.
GRÜN, M. O cartesianismo. In: ____________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996. p. 15
Complementar
Bibliografia Básica: (será utilizada no decorrer das aulas) BAUMAN, Z. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores apud BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008.199p. BRUGER, P. Educação ou Adestramento ambiental.3.ed. Chapecó: Argos, 2004. DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade 2. ed. São Paulo : Atlas, 2011. GRÜN, M. O cartesianismo. In: ____________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996. p. 15-58. Bibliografia Complementar: (para enriquecimento dos estudos) CASTEL, G. R. V.; CORONA, H. M. P.; PEZARICO, G. Ciência, técnica e tecnologia: da dominação da natureza à geração de riscos e as alternativas socioambientais. In: Revista Eletrônica Mestrado Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 27-46, jan/abr. 2020. CAJAZEIRA, M. R. Isso 14001 – Manual de Implantação. Rios de Janeiro: Qualitymark, 1997. GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e Educação Ambiental. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 81-107 ODUM, Eugene Pleasants. Ecologia. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1975. 201p. OLIVEIRA, L.; MACHADO, L. M. C. P. Percepção. Cognição, dimensão ambiental e desenvolvimento sustentável. In: VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p.129-152 PHILIPPI Jr, A; MAGLIO, I. C. Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos. In: PHILIPPi Jr, A; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005. p. 217-256. TOZONI-REIS, M. F. de. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004 VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. São Paulo: Senac, 2002. VIOLA, E. J., Meio Ambiente: Desenvolvimento e Cidadania, Editora: Cortez, Edição: 3/2001.
|
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2021, às 18:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3129862 e o código CRC 054E17A0. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3129862 |