UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Geografia

Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H - Sala 1H18A
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

 Educação para o Meio Ambiente

Unidade Ofertante:

Instituto de Geografia

Código:

 IGUFU49010

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( )X

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Noções gerais de ecologia. Noções de ecossistema. Ciclos biogeoquímicos. Definição de meio ambiente. O meio terrestre: ar, solo. Lixo e poluição. Poluição das águas. Radiações e seus efeitos. Planejamento e proteção do meio ambiente.

JUSTIFICATIVA

A Educação para o Meio Ambiente, uma das variantes curriculares da área de “Educação Ambiental” é uma disciplina com conteúdos programáticos relativos ao meio ambiente e sua relação com os seres que nele vivem, visando complementar a formação do profissional de Engenharia Mecânica com perfil técnico, mas com uma postura crítica e reflexiva sobre a temática ambiental. Em termos de exercício da profissão, especialmente no meio industrial, os engenheiros lidam diretamente com questões ambientais, desde as etapas de elaboração de projetos, execução das etapas produtivas, até a conformação e o tratamento de matérias/materiais (inclusive resíduos) e sua comercialização. Importante salientar também que, de acordo com o projeto político-pedagógico do curso de UFU de Engenharia Mecânica, o egresso deverá ter, ao final do curso, capacidade de demonstrar comportamento ético, aí envolvendo o respeito ao meio ambiente

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar os diferentes problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades.

Objetivos Específicos:

Conhecer a epistemologia da educação ambiental.

Discutir problemas ambientais e sociais da atualidade, assim como ações possíveis para a construção da cidadania em busca da sustentabilidade.

Oferecer um panorama geral da educação ambiental, seu histórico, sua abrangência, suas modalidades e políticas ambientais.

Contribuir para situar os estudantes no que se refere as propostas e desafios que se apresentam na constituição das práticas de educação ambiental e gestão ambiental.

PROGRAMA

1. Noções Gerais de Ecologia

2. Noções de Ecossistema

3. Ciclos Biogeoquímicos

4. Definição do Meio Ambiente

5. Lugar do homem na natureza

6. O Meio Ambiente

7. Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade

8.  Marcos internacionais/nacionais da Educação Ambiental/Agenda 21

9. Impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente

10.Educação Ambiental e hábitos ecológicos

11. Legislação ambiental brasileira

12. AR - Aspectos ecológicos da poluição atmosférica, composição e propriedades do ar, gás carbônico, oxigênio. Principais contaminantes do ar e seus efeitos sobre os seres vivos, compostos sulfurosos, compostos nitrogenados, óxidos de carbono, outros poluentes do ar, exemplos de contaminação atmosférica, influência de condições metereológicas, medidas de controle, planejamento territorial e zoneamento, redução e eliminação de emissões poluidoras, controle de emissões.

13. SOLO - Aspectos ecológicos. Lixo e poluição - Aspectos ecológicos, efeito do emprego excessivo de adubos sintéticos, contaminação pelos defensivos agrícolas, métodos de disposição e tratamento do lixo.

14.  RESÍDUOS SÓLIDOS: dimensões da Lei Federal de Saneamento Ambiental, coleta de lixo, coleta seletiva de lixo, disposição de resíduos, aterro controlado, aterro sanitário. Reciclagem e reaproveitamento.

15. ÁGUA: Importância da água no equilíbrio ecológico. Aspectos da poluição da água. Consumo eficiente de água. Reutilização das águas em processos produtivos e edificações.

16. Planejamento e Proteção do Meio Ambiente

17.Gestão Ambiental e Sustentabilidade

METODOLOGIA

Devido a realização das atividades de forma remota, em função da especificidade decorrente da pandemia COVID 19, bem como considerando Resolução nº 30/2011/CONGRAD, Resolução nº 25/2020/CONGRAD constante no processo SEI n.º 23117.066483/2021-36 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica  – a disciplina Educação para o Meio Ambiente terá o seguinte cronograma/atividades, conforme consta no quadro 1:

Remotamente serão utilizadas duas ferramentas, Serviço de conferência web (Mconf – RNP)

Os encontros síncronos serão sala Serviço de conferência web (Mconf – RNP):

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Textos disponíveis: https://drive.google.com/drive/folders/1pKX-sGrVRth71wCa4IwGqQqigokZzrGn?usp=sharing

O Quadro 1 abaixo informa as datas, plataforma, formatos, informações necessárias para o desenvolvimento das atividades:

AULAS

DATA/PERÍODO

CONTEÚDOS

RECURSOS/FERRAMENTAS DE ENSINO REMOTO PREVISTOS

Aula 1

01/12/2021

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Apresentação disciplina: Plano de ensino, atividades, avaliações, registro de presença, entre outras informações

 

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 2

 

08/12/2021

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 1

 

 

 

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Aula 3

15//12/2021

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 2

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Aula 4

22/12//2021

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 3

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Entregar a Avaliação1, enviar para o e-mail:  beatrizjunqueira.geo@gmail.com

 

Aula 5

05/01/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 4

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 6

12/01/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 5

 

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 7

19/01/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

 

Texto 6

 

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

 

Aula 8

26/01/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Reportagem relacionadas aos textos

 

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Entregar a Avaliação 2, enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

 

Aula 9

02/02/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Politicas Ambientais – 7 e 8

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 10

09/02/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Politicas Ambientais – 9 e 10

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 11

16/02/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Apresentação da atividade

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

 

Aula 12

23/02/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 11

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 13

09/03/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Texto 12

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

Entregar a Avaliação 3, enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

 

 

Aula 14

16/03/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Apresentação das atividades

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

Aula 15

23/03/2022

Quarta- feira

 

8:50-10:30

Divulgação dos resultados

Aula síncrona pela plataforma Serviço de conferência web (Mconf- RNP) acessar:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-beatriz-j-bernardes.

 

 

-           Aulas síncronas via internet (Serviço de conferência web – Mconf-RNP)

-           Leitura de textos e slides;

-           Visualização de documentários disponíveis na internet (youtube); 

Os textos serão disponibilizados

https://drive.google.com/drive/folders/1pKX-sGrVRth71wCa4IwGqQqigokZzrGn?usp=sharing

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas todas aulas na modalidade síncrona, por meio  de aulas expositivas e dialogadas.

O email que irão enviar as atividades :beatrizjunqueira.geo@gmail.com

Textos:

  1. BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental. In.______________. Educação ou adestramento ambiental. 3. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. p. 83-109.
  1. LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F C. Macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. In: Ambiente e Sociedade. São Paulo. v. XVII, n. 1. p. 23-40, jna-mar.2014
  1. SORRENTINO, M. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, C. F. B., LAYRARGUES, P. P. , CASTRO, S. de C. (Org.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-22
  1.  BAUMAN, Z. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores _________. In: Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008. p.7-35.
  1. BAUMAN, Z. ________.Consumismo X Consumo._________. In: Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008. p.37- 69
  1. GRÜN, M. O cartesianismo. In: ____________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996. p. 15-58.

.LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - PNMA- Politica Nacional do Meio Ambiente

  1. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. - PNRH- Politica Nacional de Recursos Hídricos
  2. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. -  PNEA – Política Nacional de Educação Ambiental
  3. LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. - PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos
  4. DIAS, R. O sistema de gestão ambiental nas empresas. In: _______. Gestào ambiental: responsabilidade e sustentabilidade. São Paulo: Atlas,  2011. p. 97-115.
  5. ________. A produção mais limpa e a ecoeficiência. In:________. Gestão ambiental: responsabilidade e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011. p. 145-157.

AVALIAÇÃO

Os discentes matriculados na disciplina Educação para o meio ambiente irão entregar 03 (três) avaliações:

7.1. Avaliação 1 - Elaboração de um texto dissertativo sobre os textos 1, 2 e 3

Valor 30 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA DE ENTREGA: 22/12/2021

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

 7.2. Avaliação 2 -  Relacionar os textos com uma reportagem sobre a temática ambiental

Valor 25 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA DE ENTREGA: 26/01/2022

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

 7.3. Avaliação 3 – Escolher um dos setores  (agropecuária, mineração, siderurgia, transporte, têxtil e refinaria de petróleo). Elaborar um dossiê sobre a empresa pesquisada. (roteiro será enviado por email)

Valor 25 pontos – Atividade em dupla ou individual

DATA DE ENTREGA: 09/03/2022

FORMATO: PDF

ENVIAR PARA: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

Formatação dos textos:

Letra Arial 12

Espaçamento 1,5 entre linhas

Margens de 3 cm em todas as bordas

Folha tamanho A4

Conteúdo dos textos:

Nome completo sem abreviatura do(s) participante(s) da atividade

Matrícula(s)

Introdução

Desenvolvimento

Considerações finai

Referências

Mínimo  4 páginas e Máximo 8 páginas cada avaliação.

Salvar no formado digital PDF e enviar para o e-mail: beatrizjunqueira.geo@gmail.com

Presença para aulas síncronas: durante as aul

BIBLIOGRAFIA

Básica

BAUMAN, Z. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores apud BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008.199p.

BRUGER, P. Educação ou Adestramento ambiental.3.ed. Chapecó: Argos, 2004.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade 2. ed. São Paulo : Atlas, 2011.

GRÜN, M. O cartesianismo. In: ____________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996. p. 15

Complementar

Bibliografia Básica: (será utilizada no decorrer das aulas)

BAUMAN, Z. O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores apud BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias Rio de Janeiro: Zahar. 2008.199p.

BRUGER, P. Educação ou Adestramento ambiental.3.ed. Chapecó: Argos, 2004.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade 2. ed. São Paulo : Atlas, 2011.

GRÜN, M. O cartesianismo. In: ____________. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996. p. 15-58.

Bibliografia Complementar: (para enriquecimento dos estudos)

CASTEL, G. R. V.; CORONA, H. M. P.; PEZARICO, G. Ciência, técnica e tecnologia: da dominação da natureza à geração de riscos e as alternativas socioambientais. In: Revista Eletrônica Mestrado Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 27-46, jan/abr. 2020.

CAJAZEIRA, M. R. Isso 14001 – Manual de Implantação. Rios de Janeiro:

 Qualitymark, 1997.

GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e Educação Ambiental. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 81-107

ODUM, Eugene Pleasants. Ecologia. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1975. 201p.

OLIVEIRA, L.; MACHADO, L. M. C. P. Percepção. Cognição, dimensão ambiental e desenvolvimento sustentável. In: VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p.129-152

PHILIPPI Jr, A; MAGLIO, I. C. Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos. In: PHILIPPi Jr, A; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005. p. 217-256.

TOZONI-REIS, M. F. de. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. São Paulo: Senac, 2002.

VIOLA, E. J.,  Meio Ambiente: Desenvolvimento e Cidadania, Editora: Cortez, Edição: 3/2001.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2021, às 18:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3129862 e o código CRC 054E17A0.




Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3129862