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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Tutela Penal da Infância e da Juventude |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Direito |
SIGLA: FADIR |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Demonstrar que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 225, estabeleceu a necessidade de proteção integral da infância e da adolescência, com prioridade absoluta para assegurar direitos como a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária. Analisar o dever da sociedade, da família e do Estado de colocá-los a salvo de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Analisar, além dos crimes em espécie, o processo judicial que envolve o adolescente em conflito com a lei e os aspectos psicológicos da prática criminal contra crianças e adolescentes, uma vez que, devido às modificações legislativas recentes, especialmente, na seara criminal, no Estatuto da Criança e do Adolescente em matéria penal, pelo fato de que, em alguns casos, o(a) autor(a) do fato também é pessoa menor de 18 anos.
Ementa
Histórico da proteção dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crimes contra crianças e adolescentes. Adolescentes em conflito com a lei. Psico-análise das condutas criminosas contra crianças e adolescentes
PROGRAMA
Histórico da proteção dos direitos das crianças e adolescente no Brasil
1.1. Doutrina da indiferença.
1.2. Doutrina menorista.
1.3. Doutrina da proteção integral.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
2.1. Origem.
2.2. Princípios.
2.3. Visão Geral
Crimes contra crianças e adolescentes
3.1. Previstos no ECA
3.2. Previstos no Código Penal
Adolescente em conflito com a lei
4.1. Processo de Apuração do Ato Infracional
4.1.1 Remissões
4.2. Execução de Medida
Psico-análise das condutas criminosas contra crianças e adolescentes
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CERQUEIRA, Thales Tácito Pontes Luz de Pádua. Manual do estatuto da criança e do adolescente: teoria e prática. 2. ed. Niterói: Impetus, 2010.
FONSECA, Antonio Cezar Lima de. Direitos da criança e do adolescente. São Paulo: Atlas, 2011.
TAVARES, José de Farias. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 8. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MONACO, Gustavo Ferraz de Campos. A proteção da criança no cenário internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.
RODRIGUES, Moacir. Conselho tutelar, justiça da infância e da juventude, liberdade assistida à luz do Estatuto da criança e do adolescente. Ed. atual Belo Horizonte: Del Rey, 1990.
SANTOS, BENEDITO RODRIGUES DOS. Guia escolar: rede de proteção à infância: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Brasília, DF; Rio de Janeiro: MEC: UFRJ, 2011.
SARAIVA, João Batista Costa. Direito penal juvenil: adolescente e ato infracional : garantias processuais e medidas socioeducativas. 2. ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Liv. do Advogado, 2002.
SOUZA, Ismael Francisco de. O conselho tutelar e a erradicação do trabalho infantil. Criciuma: Ed. da UNESC, 2010.
aprovação
Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho Coordenadora do Curso de Graduação em Direito Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" Portaria SEI R. N° 2566/2021 |
Helvécio Damis de Oliveira Cunha Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 07/02/2022, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helvecio Damis de Oliveira Cunha, Diretor(a), em 08/02/2022, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 | SEI nº 3346186 |