UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Assembleia do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINARIA DA ASSEMBLEIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DE DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DA ASSEMBLEIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e cinco dias do mês de maio de dois mil e vinte e três, às 14h00min, teve início a Primeira Reunião Ordinária da Assembleia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual  https://conferenciaweb.rnp.br/sala/boscolli-barbosa-pereira, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, diretor do Instituto de Geografia, com a presença de servidores e discentes previamente nomeados e convocados, num total de 44 pessoas. Estiveram presentes: I) Docentes: Amanda Regina Gonçalves, Angela Fágna Gomes de Souza, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Beatriz Ribeiro Soares, Filipe Goulart Lima, Geisa Daise Gumiero Cleps, Glaucia Carvalho Gomes, Helio Carlos Miranda de Oliveira, João Cleps Junior, João Vitor Meza Bravo, Jorge Luis Silva Brito, Laís Ribeiro Silva, Luziane Ribeiro Indjai, Marcelo Tomio Matsuoka, Mirlei Fachini Vicente Pereira, Mirna Karla Amorim da Silva, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rita de Cassia Martins de Souza, Rivaldo Mauro de Faria, Sergio Luiz Miranda, Silvio Carlos Rodrigues, Sylvio Luiz Andreozzi, Vanderlei de Oliveira Ferreira, Vinicius de Lima Dantas, Vinicius Francisco Rofatto, Vivianne Peixoto da Silva e William Rodrigues Ferreira; II) Técnicos Administrativos: Alison do Nascimento Teixeira, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Eleusa Fátima de Lima, Elton da Silva Negreto, Ester Cristina Borges Araujo, Izabel Cristina Sagário Borges, Jhonatta Willyan Miato Assunção e Marcelo Araujo de Faria. III) Discentes: Ana Paula Botelho, Badr Abou Dehn Pestana, Dayane Cristine Silva, Felipe Cauãm de Souza Barros, Izabela Lima Perissato, Lorenzo Martins Staduto, Vânia Santos Figueiredo, Wheisenhower Resende Campelo e Vinicius de Lazari Felix Pereira. O professor Boscolli recepcionou os servidores e discentes do IGUFU e, em seguida, passou-se à discussão da pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Processo 23117.054408/2020-41.  Apresentação de minuta de novo Regimento Interno da Unidade Acadêmica. Relatora no Conselho: Vivianne Peixoto da Silva. O professor Boscolli informou sobre o Ofício Circular Nº 9/2023/DIRIGUFU/IGUFU-UFU, contido na árvore do processo SEI 23117.054408/2020-41, cujo teor trata da composição da Assembleia do Instituto de Geografia que, além dos servidores (docentes e técnicos administrativos) lotados no IGUFU, recebeu a indicação de representantes discentes, conforme Decisão Administrativa do Conselho (4508648). O professor Boscolli prosseguiu informando que na reunião ordinária do Conselho do IGUFU, realizada em 18 de maio de 2023, foram aprovadas por unanimidade a composição, formato (remoto), bem como data da realização da Primeira Reunião Ordinária da Assembleia do IGUFU. Em seguida, destacou que todas as propostas de alteração, referentes à Minuta, que surgirem nesta reunião serão registradas e encaminhadas para conhecimento, apreciação e deliberação no âmbito do Conselho da unidade. No início da reunião, também ficou acordado que, nos casos em que as manifestações forem diferentes à proposta presente na minuta de Regimento Interno, seria aberta uma sondagem, de caráter consultivo (não deliberativo) no 'chat', a fim de melhor instruir o Conselho do Instituto de Geografia acerca das propostas em discussão. A professora Vivianne iniciou a apresentação do ponto de forma a contextualizar todo o fluxo referente à discussão da matéria no âmbito da Unidade Acadêmica. A Professora Vivianne destacou que o trabalho teve início pela nomeação de comissão interna designada a realizar consulta pública e levantamento de demandas relacionadas à necessidade de atualização do Regimento Interno do IGUFU. Em seguida, passou-se à apreciação do Parecer que relatou as sugestões organizadas pela referida comissão, no âmbito do Conselho do IGUFU, ao longo de cinco reuniões, até a aprovação da Minuta de Regimento Interno (4514154) trazida para apreciação da Assembleia do IGUFU. Na sequência, a Professora Vivianne, relatora do processo no Conselho, designada a ser a apresentadora do documento à Assembleia, propôs que a apresentação da Minuta de Regimento Interno da Unidade Acadêmica fosse debatida considerando as partes destacadas, segundo as cores: - verde, para indicar alterações feitas a partir do Parecer da DIAPI/PROPLAD; -  azul, para indicar incorporações de textos nativos do Regimento geral da UFU e do Estatuto; e - amarelo, para indicar alterações deliberadas pelo Conselho. Diante da ausência de manifestações contrárias ao formato de apresentação proposto, iniciou-se a leitura da minuta a partir do art. 1º, o qual trata da alteração da nomenclatura e acrônimo da unidade, com a proposta de renomeação para "Instituto de Geociências, Geografia e Saúde Coletiva - IGESC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU". Após a abertura de inscrições para o manifestação de sugestões e propostas, houve posicionamento favorável por parte de professores e discentes à manutenção da nomenclatura e acrônimo presentes na Minuta, bem como manifestações de docentes pela alteração de ordem dos nomes, a saber: Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva- IGGSC. Com a finalidade de registro, foram submetidas à sondagem a proposta I (Instituto de Geociências, Geografia e Saúde Coletiva - IGESC, presente na minuta); e a proposta II (Instituto de Geografia, Saúde Coletiva e Geociências- IGSCG).  Finalizada a sondagem, foram registrados 22 votos favoráveis à proposta I, 14 votos favoráveis à proposta II e nenhuma abstenção. A partir desse momento ficou convencionado, conforme sugestão do professor Sérgio, que as propostas favoráveis à manutenção do texto da Minuta seriam nomeadas como 'proposta I' e 'outras propostas' seriam nomeadas a partir do número II. Retomando a palavra, a Professora Vivianne fez a leitura dos arts. 2º ao 4º, os quais não sofreram alteração. Findou-se aqui a leitura do Capítulo I - Das Disposições Preliminares. No Capítulo 2 - Da Organização Acadêmica e Administrativa - em seu art. 7º, houve uma sugestão de alteração por parte da docente Gláucia, coordenadora de Extensão do IGUFU. Assim, na redação do Inciso VII, foi sugerido o seguinte texto: "Desenvolver ações de extensão em conformidade com a política de extensão da UFU." Na leitura do art. 8º foram também registradas propostas sugerindo alterações nos Incisos VII, VIII e XI, referentes aos acrônimos PPGGEO, PPGSAT e CAM, os quais passariam a ser redigidos, respectivamente, como PPGEO, PPGAT e CAMIGESC, caso haja anuência da DIAPI. Na sequência, foram apresentados os arts. 9º a 14º, que tratam da Assembleia da Unidade Acadêmica. Para os arts. 9º e 10º não houve inscrições. Após a leitura do art. 11º, o professor Hélio propôs alterar os incisos V e VI, os quais versam sobre a representação discente na graduação e pós graduação, para que não tenha restrição no número de participantes, seguindo o disposto para as categorias docente e de técnicos administrativos, para as quais todos são considerados membros da Assembleia. O docente Sylvio Andreozzi registrou outra proposta aos incisos em discussão, sugerindo que o texto seja acrescido do seguinte fragmento:"(...) em número suficiente para atingir paridade com os técnicos administrativos." Na sequência, as propostas I (manutenção do texto da Minuta), II (participação total de discentes) e 3 (participação paritária de discentes e técnicos) foram submetidas à sondagem, obtendo-se o seguinte resultado: - Proposta I: 1 voto; - Proposta II: 3 votos; - Proposta III: 25 votos. Ainda referente ao art. 11º, §1º, foi sugerido que a matéria referente à eleição deve constar no Capítulo referente às eleições, portanto, retirando do texto o seguinte trecho: "(...) eleito entre seus pares e nomeado pelo Reitor." Para o art. 12º não houve inscrições. Na redação do art. 13º, a professora Gláucia sugeriu a seguinte alteração na redação: "As opiniões, manifestações, sugestões e propostas da Assembleia tomarão a forma de Comunicações, que serão enviadas ao Conselho do IGESC para conhecimento e publicização pelos meios institucionais." Na leitura dos arts. 15º a 18º, que dizem respeito ao título 'Do Conselho do IGESC', o professor Sylvio Andreozzi sugeriu que a palavra "aprovar" seja substituída pela palavra "deliberar" em todo o art. 15º. Ainda com relação ao art. 15º, referente aos períodos dos prazos, foi sugerida a proposta de inserção de um parágrafo para especificar que, "ao receber demanda cuja análise seja competência do Conselho, este estabelecerá os prazos que envolvem a deliberação da matéria". Ainda na discussão do art. 15º, o professor Hélio propôs adequar a redação do inciso IX, considerando que a atribuição de deliberar é do Colegiado e de que o NDE é um órgão consultivo. A redação do referido inciso foi  assim registrada: "Deliberar a respeito de propostas de organização e funcionamento dos currículos dos Cursos de Graduação, elaboradas pelos respectivos colegiados, ouvido o NDE, bem como de suas atividades correlatas". Em seguida, o professor Sylvio Andreozzi encaminhou as seguintes propostas de alteração na redação, a qual será posteriormente ajustada e reapresentada ao Conselho: - inciso XI: não restringir aos laboratórios o encaminhamento de propostas de cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão; - inciso XIII: retirar do texto os seguintes trechos: "por iniciativa própria" e "ou de Conselho de outra(s) Unidade(s) Acadêmica(s)." Houve discussão, também, a respeito do inciso XXIII, havendo convergência das opiniões apresentadas para a definição de alteração no texto do referido artigo, assim sugerida: "Deliberar sobre a representação do IGESC por seus servidores interna e externamente à UFU." Para os arts. 16º e 17º, não houve inscrições. Na leitura do art. 18º, houve discussão a respeito de haver ou não reserva de vagas por curso na representação docente. Posicionaram-se desfavoráveis à reserva de vaga por curso na representação docente os professores Sylvio Andreozzi, Vinícius Dantas, Gláucia, Mirlei e Hélio. Posicionaram-se favoráveis à reserva de vaga por cursos, conforme o texto da minuta, os professores Sérgio e Filipe. Tendo a reunião atingido o teto das 18h, o professor Boscolli propôs e não houve manifestação em contrário, encerrar a reunião e retomar a discussão a partir do art. 18º na próxima reunião, que ocorrerá em agosto de 2023, no início do semestre letivo. Nada mais havendo a tratar, às 18h, o professor Boscolli deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais membros presentes na reunião. Uberlândia, 25 de maio de 2023.

 

Lista de Presença - Conforme Portaria de Pessoal UFU Nº 2689, de 19 de maio de 2023​ (​4508837).

DOCENTES IGUFU

1

Adriany de Ávila Melo Sampaio

Ausente

2

Alan Silveira

Ausente

3

Amanda Regina Gonçalves

Presente

4

Angela Fagna Gomes de Souza

Presente

5

Ângela Maria Soares

Ausente

6

Ângela Suélem Rocha Veloso

Ausente

7

Antônio Carlos Freire Sampaio

Ausente

8

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Presente

9

Beatriz Ribeiro Soares

Presente

10

Boscolli Barbosa Pereira

Presente

11

Breno de Souza Martins

Ausente

12

Claudionor Ribeiro da Silva

Ausente

13

Emerson Rodrigo Almeida

Ausente

14

Félix Nannini

Ausente

15

Fernando Luiz de Paula Santil

Ausente

16

Filipe Goulart Lima

Presente

17

Geisa Daise Guimiero Cleps

Presente

18

Gelze Serrat de S. C.Rodrigues

Ausente

19

George Deroco Martins

Ausente

20

Gláucia Carvalho Gomes

Presente

21

Guilherme Resende Corrêa

Ausente

22

Heitor Siqueira Sayeg

Ausente

23

Helio Carlos Miranda de Oliveira

Presente

24

Jean Ezequiel Limongi

Ausente

25

João Cleps Junior

Presente

26

João Vitor Meza Bravo

Presente

27

Jorge Luis Silva Brito

Presente

28

Josiane Branco Plantz

Ausente

29

Larissa Marques Barbosa de Araújo

Ausente

30

Liliane Ibrahim

Ausente

31

Luciano Alessandretti

Ausente

32

Luiz Antônio de Oliveira

Ausente

33

Luziane Ribeiro Indjai

Presente

34

Marcelo Tomio Matsuoka

Presente

35

Marco Antônio Delinardo da Silva

Ausente

36

Marcos Henrique de Oliveira Souza

Ausente

37

Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Ausente

38

Marilia Inês Mendes Barbosa

Ausente

39

Matheus Fonseca Durães

Ausente

40

Mirlei Fachini Vicente Pereira

Presente

41

Mirna Karla Amorim da Silva

Presente

42

Otávio Augusto Ruiz Paccola Vieira

Ausente

43

Paulo Cezar Mendes

Ausente

44

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Presente

45

Ricardo Luis Barbosa

Ausente

46

Rita de Cássia Martins Souza

Presente

47

Rivaldo Mauro de Faria

Presente

48

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Ausente

49

Rosselvelt José Santos

Ausente

50

Sérgio Luiz Miranda

Presente

51

Sílvio Carlos Rodrigues

Presente

52

Sinara Laurini Rossato

Ausente

53

Suzana Aparecida Matos da Silva

Ausente

54

Sylvio Luiz Andreozzi

Presente

55

Tatiane Assis Vilela Meireles

Ausente

56

Túlio Barbosa

Ausente

57

Vanderlei de Oliveira Ferreira

Presente

58

Vicente de Paulo da Silva

Ausente

59

Vinícius de Lima Dantas

Presente

60

Vinícius Francisco Rofatto

Presente

61

Vitor Ribeiro Filho

Ausente

62

Vivianne Peixoto da Silva

Presente

63

Wagner Carrupt Machado

Ausente

64

William Rodrigues Ferreira

Ausente

65

Winston Kleiber de A. Bacelar

Ausente

 

TECNICOS ADMINISTRATIVOS IGUFU

1

Alexandre Luiz Alves

Ausente

2

Alison Nascimento Teixeira 

Presente

3

Ana Flávia Brandão Rocha

Ausente

4

Analis da Silva Soares

Ausente

5

Bárbara Beatriz da Silva Nunes

Ausente

6

Caio César Rangel

Ausente

7

Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares

Ausente

8

Diego Jardim Malvásio Freire

Ausente

9

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Presente

10

Edmar Vieira de Oliveira

Ausente

11

Eleusa Fátima de Lima

Presente

12

Elton da Silva Negreto

Presente

13

Ester Cristina Borges Araujo

Presente

14

Guilherme Miranda de Abreu

Ausente

15

Izabel Cristina Sagário Borges

Presente

16

Jhonatta Willyan Miato Assunção

Presente

17

João Fernandes da Silva 

Ausente

18

Juliana Abreu Crosara Petronzio

Ausente

19

Larissa de Lima

Ausente

20

Marcelo Araújo de Faria

Presente

21

Mizmar Couto Andrade Costa

Ausente

22

Samuel Lacerda de Andrade

Ausente

23

Valdiney José da Silva

Ausente

24

Weldon Martins dos Santos

Ausente

 

DISCENTES NOMEADOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA DO IGUFU

1

Acleverson José dos Santos

Ausente

2

Ana Paula Araújo Botelho

Presente

3

Badr Abou Dehn Pestana

Presente

4

Dayane Cristine Silva

Presente

5

Delma Martins Naves

Ausente

6

Dermes Nogueira Neto

Ausente

7

Fabiana Costa Callegari

Ausente

8

Felipe Cauãm de Souza Barros

Presente

9

Guilherme Humberto Ribeiro de Souza

Ausente

10

Isabôhr Mizza

Ausente

11

Izabela Lima Perissat

Presente

12

Jaqueline Vicente Matsuoka (Conselheira)

Ausente

13

Josyane Costa Gonçalves

Ausente

14

Kariciele Cristina Corrêa

Ausente

15

Leonardo José Silveira

Ausente

16

Leonardo Leite

Ausente

17

Letícia Cristina Ribeiro

Ausente

18

Lorenzo Martins Staduto (Conselheiro)

Presente

19

Ludmila Pereira Alves

Ausente

20

Marcos Antônio Corrêa

Ausente

21

Mateus Duarte Segismundo

Ausente

22

Thiago de Jesus Assis

Ausente

23

Vânia Santos Figueiredo

Presente

24

Vinicius de Lazarri Felix Pereira

Presente

25

Viviane Martins Alves

Ausente

26

Wheisenhower Resende Campelo

Presente


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 18/08/2023, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Izabel Cristina Sagario Borges, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanderlei de Oliveira Ferreira, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 12:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Regina Gonçalves, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mirna Karla Amorim da Silva, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 13:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Membro de Assembleia, em 18/08/2023, às 15:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Membro de Assembleia, em 21/08/2023, às 10:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Araújo de Faria, Membro de Assembleia, em 21/08/2023, às 13:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.054408/2020-41 SEI nº 4533581