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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Legislação Ambiental Brasileira. Políticas Públicas de Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente, Instrumentos da PNMA, Zoneamento Ecológico Econômico. Legislação Ambiental Estadual. Legislação Ambiental Municipal. Elaboração de projeto de Unidade de Conservação (área de proteção ambiental).
JUSTIFICATIVA
A gestão ambiental tem como objetivo oferecer condições aos estudantes de atuar como geógrafo no gerenciamento e conservação da dinâmica natural no ambiente urbano e rural, de forma crítica e comprometida com a ética e o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais. A disciplina oferecerá aos estudantes, condições de buscar referências nos acordos e debates globais sobre meio ambiente de forma a fomentar o debate e as práticas da gestão ambiental no âmbito local, regional e global.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao estudante o conhecimento teórico-metodológico a respeito do Planejamento Ambiental com ênfase nas políticas de gestão ambiental e zoneamento ambiental, bem como aplicar os conhecimentos apreendidos nas distintas áreas da Geografia na elaboração de projetos de unidades de conservação (Área de Proteção Ambiental). |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Acordos internacionais
Legislação
Políticas Públicas
Sistema Nacional de Meio Ambiente: https://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/sistema-nacional-do-meio-ambiente
Zoneamento
Criação e Gestão de Áreas de Proteção Ambiental-APAS
METODOLOGIA
As aulas são expositivas problematizadoras – no sentido de apresentar a questão ambiental fundamentada em conhecimentos de diversas áreas do conhecimento científico. Esta abordagem interdisciplinar e multidisciplinar do tema meio ambiente fornecerá suporte para compreensão da necessidade da conservação do meio ambiente, aliado aos sistemas produtivos comprometidos com valores sustentáveis e eficientes no uso dos recursos naturais.
Nas aulas são empregues leituras e análises de artigos científicos, livros, documentários, entrevistas e seminários como suporte para a construção do conhecimento. Os estudantes são apresentados a situações problemas em forma estudos de caso e trabalho de campo. As aulas são seguidas de atividades práticas e avaliações formais com o intuito de mensurar o grau de incorporação do conhecimento. Para a conclusão da atividade os discentes precisam elaborar em grupo um estudo de caso sobre gestão ambiental, na qual observam, questionam e avaliam a realidade prática e propondo soluções para uma melhor gestão dos recursos naturais. Desta forma integram a teoria com a prática de forma crítica e responsável.
No quadro abaixo estão descritas todas as atividades teóricas e práticas – Esclarecendo que a leitura dos textos será uma prática obrigatória para acompanhar o desenvolvimento da disciplina. A entrega dos trabalhos deve ser realizada nas datas previstas e de elaboração própria empregando o método científico, que consiste em análise dos textos e com devidas citações, segundo a ABNT.
AVALIAÇÃO
Aula |
Dia |
Conteúdo |
Atividades/Valores |
1ª aula |
26/set |
Apresentação do Conteúdo, datas e atividades |
Debate sobre o plano de ensino, esclarecimentos sobre a disciplina |
2ª aula |
10/out |
Visões de mundo e a gestão ambiental |
Texto 1: FIDO e MOAT (visões de mundo) Marcelo Vasconcelos Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM) - 5,0 pontos |
3ª aula |
17/out |
Conceito de Sustentabilidade |
Texto 2: Assistir a entrevista do prof. (FEA/USP) José Eli da Veiga sobre: Desenvolvimento sustentável: uma utopia? Elabore um texto com até 3 laudas com um resumo do debate do AUTOR. Presente no site do prof. https://vimeo.com/213773884 15,0 pontos |
4ª aula |
24/out |
Debate sobre sustentabilidade |
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5ª aula |
31/out |
Conferências mundiais sobre meio ambiente |
Estudo dirigido 1 – Leia os artigos e responda as questões. 10,0 pontos |
6ª aula |
07/Nov |
Conferências ambientais e a legislação brasileira |
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7ª aula |
14/nov |
Introdução ao Estudo das leis brasileiras |
Estudo dirigido 2 – Leis ambientais. 10,0 pontos |
8ª aula |
21/nov |
Instrumentos trazidos pelas leis |
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9ª aula |
28/nov |
Política pública e Governança ambiental mineira |
Texto 3: Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability - Desafios para a governança ambiental Andréa Zhouri https://drive.google.com/drive/folders/19my8Fvh9ftwG7_Tx2R7A78Xbp1dA0YXO 15,0 pontos |
10ª aula |
05/dez |
Política pública e Governança ambiental mineira |
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11ª aula |
12/dez |
Zoneamento ambiental, ZEE - MG e ZAP |
Estudo dirigido 3 – Zoneamento ambiental e Zoneamento ambiental produtivo – ZAP 5,0 pontos |
12ª aula |
09/jan |
Área de Proteção ambiental - Criação - APA |
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13ª aula |
16/jan |
APA - Plano de Manejo etapas de construção |
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14ª aula |
23/jan |
Atividade prática |
Apresentação do estudo de caso pelos grupos 40,0 pontos – Qualidade da elaboração do tema e da apresentação |
15ª aula |
30/jan |
Atividade de Recuperação |
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BIBLIOGRAFIA
Básica
ROSS, J.S.L. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 2005.
PHILIPPI Jr, A. et. Al. Curso de Gestão Ambiental. São Carlos: RIMA, 2004.
SANTOS, FERREIRA, Rozely, Planejamento ambiental; teoria e prática. Oficina de Texto. São Paulo Manole, 2.004.
Complementar
AB'SABER, Aziz. Refletindo sobre questões ambientais: ecologia, psicologia e outras ciências. Psicol. USP, 2005, vol.16, nº. 1-2, p.19-34.
CAPOBIANCO, João Paulo. Biomas brasileiros. In CAMARGO, Aspásia, CAPOBIANCO, João Paulo, OLIVEIRA, José Antônio. Meio Ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto
FRANCIS, D. G. Evolução das ciências sociais: uma cartilha sobre a lógica dialética. Não publicado.
GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (orgs.). Avaliação e Perícia Ambiental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000.
GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista. A questão ambiental. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2.003.
GUSMÃO, Rivaldo Pinto de (coord.). Diagnóstico Brasil: a ocupação do território e o meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE. 1990.
IBAMA. GeoBrasil 2002: Perspectivas do meio ambiente no Brasil, cap 1. Brasília: IBAMA. Disponível em: http://www2.ibama.gov.br/~geobr/geo2002.htm
MELLO-THERY, Neli Ap. De e THERY, Hervé. Gestores e Gestão Ambiental nos Municípios brasileiros, In Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar. (Org.). Gestão Ambiental: Desafios e Possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora CVR, 2014, v., p. 9-34.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: uma utopia? Tv Cultura. 15/08/2006. Café Filosófico. Disponível em: <https://vimeo.com/213773884>. Acesso em: 12/01/2017.
ZHOURI, Andréa. Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability: Desafios para a governança ambiental. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Anpocs. Vol. 23, nº 68. outubro.2008. www.redalyc.org.
IBAMA, Roteiro metodológico para a gestão de área de proteção ambiental, APA / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Diretoria de Unidades de Conservação e Vida Silvestre. - Brasília: Ed. IBAMA, 2001. 240p
IBAMA, Roteiro metodológico de planejamento: parque nacional reserva biológica, estação ecológica. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Diretoria de Ecossistemas – DIREC. Brasília: ed. IBAMA, 2002. 136 p.
IBAMA, Roteiro metodológico para elaboração e revisão de planos de manejo das unidades de conservação federais. Orgs.: D’AMICO, A. R., COUTINHO E. O. e MORAES, L. F. P. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: ICMBio, 2018. 208 p.
SACHS, Ignacy. A gestão da qualidade do meio ambiente e o planejamento do desenvolvimento: algumas sugestões para ação. In SACHS, Ignacy. Rumo à Ecossocioeconomia: Teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo. Cortez Editora., 2007. PP.33-53.
IBGE. 2008. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids>. Acesso em: 12/01/2017.
STEINBERGER, Marília e AMADO, Theodelina Moreira. O espaço urbano no zoneamento ecológico-econômico: esboço metodológico. In STEINBERGER, Marília (org). Território e ambiente em políticas públicas territoriais. Brasília: Paralelo 15 e LGE Editora, 2006, pp. 151-186.
AB’SABER, A. Bases conceptuais e papel do conhecimento na previsão de impactos. In: AB’SABER, A. e MULLER-PLANTENBERG (orgs.). Previsão de impactos: o estudo do impacto ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. São Paulo: Editora USP, 2002. pp. 27-50.
SANTOS, Rosely Ferreira dos (Org.). Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília: MMA, 2007. Pp. 23-38.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 3906452 |