UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39010

COMPONENTE CURRICULAR:

              Dimensões da Atuação Antropológica

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                       Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                                     INCIS 

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Possibilitar a compreensão dos desafios do fazer antropológico contemporâneo. Discutir a responsabilidade
social do antropólogo em sua atuação no espaço público.
Objetivos Específicos:
Apresentar aos alunos as questões éticas que perpassam a realização da pesquisa antropológica e a recepção
dos seus resultados.

 

Ementa

 

Antropologia no espaço público: a contribuição antropológica nos processos políticos e administrativos
associados a direitos coletivos e difusos, políticas de reconhecimento, políticas de preservação do patrimônio,
estudos de identificação e delimitação de territórios étnicos. Antropologia engajada: o antropólogo como
militante. Antropologia e direitos humanos. A dimensão ética no fazer antropológico. A recepção da pesquisa
antropológica pelos interlocutores de pesquisa.

 

PROGRAMA

 

1. Antropologia aplicada e engajada
1.1 O papel da reflexão antropológica no espaço público
1.2 Saber antropológico e militância: diálogos possíveis


2. Direitos humanos e Antropologia
2.1 Direitos humanos como categoria: diversidade cultural e universalismo
2.2 Antropologia e direitos humanos no Brasil


3. Laudos antropológicos e patrimônio
3.1 Laudos antropológicos e a questão indígena
3.2 Laudos antropológicos: quilombolas
3.3 Patrimônio cultural e os direitos de propriedade intelectual

 

4. Ética no fazer antropológico
4.1 O compromisso ético com os sujeitos da pesquisa
4.2 A dimensão ética dos usos dos resultados da investigação antropológica
4.3 O papel dos órgãos regulamentadores

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ARANTES, Antonio Augusto at al. (Org.). Desenvolvimento e direitos humanos: a responsabilidade do
antropólogo. Campinas: EdUNICAMP, 1992.


DURHAM, Eunice R. et al. (Org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa (Parte II). Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2004.


OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Ensaios antropológicos sobre moral e ética. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1996.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de
Janeiro, Lamparina, 2009.


BRUM, Ceres; SÁ, Guilherme (Org.). Entre poderes nativos e saberes ativos: Antropologia e direitos
humanos. Santa Cruz do Sul: EdUNISC, 2009.


CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo:
Brasiliense: EdUSP, 1986.


FERIANI, Daniela Moreno et al. (Org.). Etnografia, etnografias: ensaios sobre a diversidade do fazer
antropológico. São Paulo: Annablume, 2011.


MÜLLER, Cíntia Beatriz; CHAGAS, Miriam de Fátima (Org.). Dinâmicas de cidadania: abordagens
etnográficas sobre a diversidade. Porto Alegre: EdUFRGS, 2010.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências de Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1827225