UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Operações e Sistemas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GESTÃO DE PROJETOS

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

FAGEN31803

Período/Série:

8º período

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30H

Prática:

30H

Total:

60H

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Camila de Araujo

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

O contexto da Gestão de Projetos; Ciclo de vida de projetos; Processos de Gestão de Projetos, segundo PMI (Project Management Institute): Os grupos de Processos e as áreas de conhecimento; Organização da equipe e o papel do gerente de projetos; A proposta de projeto e a análise de viabilidade de projeto; Gerenciamento e análise de riscos em projetos; As ferramentas para Gestão de Projetos; Métodos CPM e PERT; Desenvolvimento de projeto na prática.

JUSTIFICATIVA

O conhecimento sobre gestão de projetos é de fundamental importância para o profissional da administração, de forma que ele tenha uma visão integrada do processo, desde as etapas iniciais de abertura do projeto, avaliação econômica e desenvolvimento e acompanhamento do projeto. Desta forma, o administrador poderá realizar análises estratégicas, de forma a obter melhor desempenho e vantagem competitiva por meio da excelência dos processos envolvidos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos a elaborar e controlar projetos, segundo as melhores práticas mundiais de gerenciamento de projetos do Project Management Institute - PMI - tendo como base o Project Management Body of Knowledge - PMBOK. Além disto, os alunos deverão utilizar os conhecimentos obtidos para maximizar as possibilidades de conclusão e sucesso dos projetos realizados no âmbito empresarial.

Objetivos Específicos:

a) Compreender o que é um projeto e a importância do conhecimento sobre gerenciar projetos.

b) Fornecer ao aluno as informações sobre ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, bem como uma visão integrada do processo, desde as etapas iniciais de planejamento até a finalização do projeto.

c) Informar como os conhecimentos das várias áreas da administração, vistos ao longo do curso, podem ser aplicados na melhoria do processo de gerenciamento de projetos.

PROGRAMA

1. O papel do projeto na Tomada de Decisão Empresarial

1.1. Conceito de projetos

1.2. Conceito de Gerenciamento de Projetos

1.3. Contexto atual da administração de projetos

1.4. Papel do gerente de projetos (Funções e Habilidades)

1.5. Área de atuação da gerencia de projetos

1 .6. Project Management Body of Knowledge- PMBOK:

1.6.1. Conceitos de projeto, programa, subprojeto e sistema.

2. Projeto e ciclo de vida do projeto.

2.1. Elementos e características do projeto

2.2. Conceito de Valor

2.3. Os stakeholders do projeto

2.4. Tipos de estruturas organizacionais. Características e limitações

2.5. As fases do ciclo de vida. Características.

3. Definição de projeto, trabalho operacional e planejamento estratégico

4. Motivos para gerenciar projetos

4.1. 0 que motiva o gerenciamento de projetos

4.2. Casos de sucesso em gerenciamento de projetos

4.3. Quando um projeto e bem-sucedido?

4.4. Razoes de falhas de projetos

4.5. Mitos em gerenciamento de projetos

5. Administração do projeto

5.1. Administração do ciclo de vida do Projeto. Técnicas de preparação de projetos: gestão de escopo, prazo, custo, qualidade e risco.

5.2. Fase I dos Projetos: identificação das necessidades

5.2.1. Estabelecendo fatores qualitativos e quantitativos

5.2.2. Seleção de Projetos por meio da escala ponderada de projetos

5.3. Fase 2 dos projetos: Planejamento do projeto. Como realizar a programação de projetos: atividades, diagrama de precedências e cronograma.

5.3.1. Técnicas de preparação de projetos: gestão de escopo, prazo, custo, qualidade e risco

5.3.2. A EAP- Estrutura analítica de projetos

5.3.3. A matriz de atividades e responsabilidades

5.3.4. Gráfico de GANTT ou Gráfico de Barras

5.3.5. Nivelamento de recursos

5.3.6. Programação de projetos: atividades, diagrama de precedências e cronograma

5.3.7. Métodos CPM e PERT

5.4. Fase 3 dos projetos: Execução e Controle:

5.4.1. Uso de ferramentas para Planejamento e Controle de Projetos

5.4.2. Os indicadores

5.5. Fase 4 dos projetos: Encerramento do projeto.

5.5.1. Aprendendo com os erros do planejamento

5.5.2. PDCA- PLAN/DO/CHECK/ACTION

5.5.3. Diagrama de Ishikawa

6. Elaborando um Projeto na Prática

6.1. Desenvolvimento de um Plano de Projeto

METODOLOGIA

 

O programa da disciplina será visto em aulas expositivas, práticas e exposições dialogadas com participação dos alunos. Recursos a serem utilizados: quadro, giz/pincel, projetor multimídia, laboratório de informática e plataforma digital Moodle, que será utilizada para entrega de trabalhos, bem como desenvolvimento de atividades para fixação dos conceitos. As dúvidas poderão ser sanadas em sala de aula ou em horários específicos de atendimento a serem agendados com a docente.

Conforme Resolução CONGRAD Nº 73, de 17 de outubro de 2022, com revisão publicada em 14/06/2023, o período letivo 2023/01 está programado de 31/07/2023 a 02/12/2023, perfazendo 68 horas-aula de duração para Unidades Curriculares cujas aulas acontecem às quartas-feiras. Para alcançar as 60 horas = 72 horas-aula previstas, é proposta atividade de Trabalho Discente Efetivo - TDE, para a realização do trabalho prático, a ser realizado em grupo, com entrega via Moodle. As orientações estabelecidas para a atividade estarão na descrição da atividade no Moodle.

TDIC de suporte para entrega das atividades: A entrega das atividades solicitadas serão realizadas na plataforma Moodle, por isso aluno deve se cadastrar e solicitar ingresso na disciplina dentro da plataforma. Endereço da disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=3430 (ou buscar direto no Moodle por FAGEN31803A - Gestão de Projetos) Chave de Inscrição : FAGEN31803A-2023-1

 

Cronograma Previsto e sujeito a alteração

Semana

Data

Conteúdo

Carga horária

1

02.08

Apresentação da disciplina, introdução ao tema 

4

2

09.08

Conceitos iniciais: projeto, gerenciamento de projetos, diferenciação de operação e uso de processo para GP

4

3

16.08

Partes Interessadas e Comunicações

4

4

23.08

Objetivo e PM Canvas

4

5

30.08

Requisitos (escopo) e Escopo descrito

4

6

06.09

EGEN

4

7

13.09

EAP |1ª ativ avaliativa individual e 1ª entrega do projeto

4

8

20.09

Desdobramento da EAP em atividades

4

9

27.09

Sequenciamento de atividades e estimativa de duração

4

10

04.10

Caminho crítico e PERT

4

11

11.10

Ajuste de cronograma do projeto com nivelamento

4

12

18.10

2ª ativ avaliativa individual e 2ª entrega do projeto prático

4

13

25.10

Orçamento e análise do valor agregado

4

14

01.11

Riscos do projeto e elaboração da 3ª entrega

4

15

08.11

3ª ativ avaliativa individual e 3ª entrega do projeto

4

16

15.11

FERIADO NACIONAL

--

17

22.11

Atendimento para realização e envio da 4ª entrega do projeto prático | SUB

4

18

29.11

Estudo dirigido e encerramento

4

 

 

AVALIAÇÃO

Será realizada uma avaliação contínua do desenvolvimento do aluno, com a utilização de múltiplos instrumentos apresentados a seguir.

  1. Em cada dia de aula, com exceção nos dias de atividades de avaliação individual, haverá uma atividade individual para ser entregue. O aluno deverá enviar o conteúdo solicitado pela plataforma Moodle até o limite de horário das 23:59 do dia de cada aula.

  2. Avaliação individuais do tipo teste: serão realizadas quatro avaliações do tipo teste, de forma individual, sem consulta, por meio de questões objetivas e/ou dissertativas.

  3. Trabalho prático de planejamento de um projeto, dividido em entregas ao longo do semestre, enviadas na plataforma Moodle.

As entregas do trabalho prático, bem como as atividades individuais também serão complementadas com atividades a serem disponibilizadas pela docente na plataforma Moodle, permitindo assim verificar a aprendizagem dos estudantes ao longo do curso.

 

Os valores atribuídos a cada instrumento de avaliação estão apresentados na tabela a seguir:

 

Instrumento

Valor

Total

Atividade individual

2 pontos por atividade/dia de aula

24 pontos

Avaliação individual (3x)

13 pontos em 2 e 14 pontos em 1

40 pontos

Projeto prático (4x)

9 pontos por entrega

36 pontos

Total

100 pontos

 

Os critérios a serem considerados são:

O envio atrasado (conferência do horário de entrega via Moodle) de qualquer parte do trabalho prático acarretará na perda de 50% da nota possível da entrega.

 

Recuperação de Aprendizagem:

 

Será oferecida uma avaliação substitutiva, no valor de 14 pontos, para os alunos que desejarem substituir a menor nota e/ou que perderem uma das avaliações por motivos não previstos para avaliação fora de época.

 

Para os alunos que apresentarem desempenho inferior à média (menos de 60 pontos), será oferecido atendimento no último dia letivo da disciplina, com realização de estudo dirigido e oportunidade de acréscimo de até 3 pontos na média final, atingindo o máximo de 60 pontos, de acordo com o resultado das atividades propostas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MAXIMINIAMO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A GUIDE to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide). 5th ed. Newtown: Project Management Institute, Inc., 2013.

Complementar

ALENCAR, A. J. Análise de risco em gerência de projetos: com exemplos em @Risk. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

CARVALHO, Marly Monteiro; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos / 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

CUKIERMAN, Z. S. Planejando para o futuro: o modelo PERT/CPM aplicado a projetos. 7. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2000.

DINSMORE, P. C. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de preparação para certificação PMP - Project Management Professional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

FINOCCHIO JR., J. Project Model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

NORMAN, E. Estruturas analíticas de projeto: a base para a excelência em gerenciamento de projetos. São Paulo: E. Blucher, 2010.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo vantagens competitivas. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Camila de Araújo, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/08/2023, às 08:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4692939