UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar para Controle e Automação

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT32702

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30h (36ha)

Total:

30h (36ha)

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Josué Silva de Morais

Ano/Semestre:

2021/02

Observações:

 

 

EMENTA

Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação, em equipes sob coordenação de um professor, de projetos que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridos pelos estudantes até esta fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão.

JUSTIFICATIVA

Possibilitar o entendimento do relacionamento de diversas áreas estudadas durante o curso, como sistemas embarcados, redes, controle, eletrônica, programação, sistemas digitais, entre outras, através do foco em desenvolvimento de produtos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

A necessidade de visão mais abrangente do processo de desenvolvimento de produtos e soluções, através da interligação de conhecimentos adquiridos durante o curso de engenharia de controle e automação, é o principal objetivo da disciplina.

Objetivos Específicos:

Utilizando a necessidade de integrar conhecimentos de diversas áreas, decorrente do desenvolvimento de produtos e soluções na área de engenharia de controle e automação, o estudante, ao concluir esta disciplina, deverá ter aprimorado sua capacidade de:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Atuar em equipes;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
  • Aprender a criar e manter documentos de requisitos.

PROGRAMA

METODOLOGIA

Técnicas de ensino que serão utilizadas: Aulas expositivas
Recursos didáticos: Quadro, giz, componentes e equipamentos eletrônicos
Recursos audiovisuais: Datashow

Cronograma das atividades Curriculares:

 

Data

Matéria Lecionada

05/05/22

AS01: Apresentação: Objetivos da disciplina (Do Maker ao Developer e GitHub), trabalhos a serem feitos e datas de entrega.

12/05/22

AS02: Modelo de negócios no formato Canvas.

19/05/22

AS03: Mapas Mentais e a Estrutura Analitica de Projeto (EAP).

26/05/22

AS04: Engenharia de Requisitos.

02/06/22

AS05: Metodologia Ágeis e Cronograma de desenvolvimento
AA05: Entrega: Breve resumo do 2º Projeto (8 pts).

09/06/22

AS06: Entrega: 1º do 1º Projeto (5 pts).
AA06: Entrega: Modelo de negócios em Canvas do 2º Projeto (8 Pts).

16/06/22

AS07: Entrega: 2º do 1º Projeto (5 pts).

23/06/22

AS08: Entrega: 3º do 1º Projeto (5 pts).

30/06/22

AS09: Entrega: 4º do 1º Projeto (5 pts).
AA09: Entrega: Estrutura analítica do projeto (EAP) do 2º Projeto (8 pts).

07/07/22

AS10: Entrega: 5º do 1º Projeto (5 pts).

14/07/22

AS11: Entrega: 6º do 1º Projeto (5 pts).

21/07/22

AS12: Entrega: 7º do 1º Projeto (5 pts).
AA12: Entrega: Requisitos do 2º Projeto (8 pts).

28/07/22

AS13: Entrega: 8º do 1º Projeto (5 pts).

04/08/22

AS14: Entrega: 9º do 1º Projeto (5 pts).

11/08/22

AS15: Entrega 10º do 1º Projeto (5 pts).
AA15: Entrega: Cronograma de desenvolvimento  do 2º Projeto (8 pts).

18/08/22

AS16: Fechamento da documentação gerada do 1º Projeto (códigos e documentação pertinente).
AA16: Apresentação  do 2º Projeto (10 pts).

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será dividia em 10 entregas relativas a um primeiro trabalho no valor de 5 pontos cada uma (50 pontos total) e mais 5 entregas de um segundo trabalho no valor de 8 pontos cada uma (40 pontos total) que só serão consideradas se o aluno fizer uma apresentação final deste segundo trabalho e esta apresentação por sua vez valerá mais 10 pontos. As datas para finalização de cada etapa citada acima esta apresentada no cronograma das atividade do plano de ensino em anexo.

Ficha de avaliação da apresentação do Segundo Trabalho

Nome do Aluno:

Descrição

01 - Qualidade (técnica da apresentação) (1 pt).

02 - Comunicação (clara, respeitosa e Interativa) (1 pt).

03 - Enquadramento (Exemplos interessantes, apoio em fatos e não em opiniões) (1 pt).

04 - Interesse (Envolvimento, responsabilidade e compromisso com a atividade) (1 pt).

05 - Aprofundamento (pesquisa adicional) (1 pt).

06 - Tempo (Tempo em conformidade com o exposto) (1 pt).

07 - Domínio (conhece o conteúdo apresentado) (1 pt).

08 - Perspicácia (Criatividade na resolução dos problemas encontrados)  (1 pt).

09 - Integração (Resolução do problema com os conhecimentos do curso de Engenharia de Controle e Automação) (1 pt).

10 – Discussão/Conclusão (Analisa os resultados  e faz uma conclusões sobre o trabalho) (1 pt).

Atividade de Recuperação:

A atividade de recuperação será aplicada ao estudante que não obteve o aproveitamento mínimo necessário (60 pontos) e que possuir 75% de presença. Esta atividade consistirá em uma prova no valor de 20 pontos e será cobrado todo o conteúdo ministrado. O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos. A atividade de recuperação não se aplica ao trabalho final.

Atendimento Especial:

Em complemento ao atendimento regular, todos os alunos que estiverem cursando esta disciplina pelo terceiro semestre, ou seja, tenha sido reprovado por dois semestres por nota (não incluídas as reprovações por frequência) terão um atendimento especial, com atendimento personalizado. Para tanto, aqueles que desejarem tal atendimento deverão procurar o professor para que o horário de atendimento seja definido e o plano de recuperação elaborado. Neste caso, o aluno especialmente atendido também deverá ter frequência superior a 75% nas seções.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Mike Baxter. Projeto de produto : guia prático para o design de novos produtos. E. Blucher, 2011.
  2. Henry Petroski. Inovação : da idéia ao produto. E. Blucher, 2008.
  3. Kent Beck. Test-driven development : by example. Addison-Wesley, 2003.
  4. Roger S. Pressman. Engenharia de SoGware. Uma Abordagem Profissional. McGraw-Hill, 2016.

Complementar

  1. André Backes. Linguagem C : completa e descomplicada. Elsevier, 2013.
  2. Katsuhiko Ogata. Engenharia de controle moderno. Prentice Hall do Brasil, 1993.
  3. Ben Klemens. 21st Century C: C Tips from the New School. O’Reilly Media, 2014.
  4. James W. Grenning. Test Driven Development for Embedded C. Pragmatic Bookshelf, 2011.
  5. Andrew S. Tanenbaum and David Wetherall. Redes de Computadores. Pearson Education, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 13:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 SEI nº 3521932