UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado III

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

GQI121

Período/Série:

9° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

90

Total:

120

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

1. Orientações básicas sobre a disciplina Estágio Supervisionado III.

2. Elaboração de uma sequência didática.

3. Regência.

4. Socialização das experiências e avaliação.

5. Registro formal de todo o processo (elaboração do relatório).

JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de formas apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, realizará um processo de investigação e reconhecimento das características de uma escola pública; realizará um levantamento de situações-problemas e prioridades a serem trabalhadas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Química. Os estagiários terão a oportunidade de vivenciar de forma mais efetiva as inter-relações entre a teoria e a prática em seu processo formativo, a partir do planejamento e regência de aulas teóricas e práticas no espaço escolar. Ao final, as ações serão sistematizadas, estimulando a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao estagiário a vivência de situações reais (observação, participação e pesquisa) nas quais ele possa, com base no conhecimento teórico desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar e reconhecer o seu papel enquanto educador e agente de transformação social.

Objetivos Específicos:

Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa, Instrumentação para o Ensino de Química e Metodologia para o Ensino de Química; Elaborar, aplicar, socializar e avaliar o planejamento de uma sequência didática; Sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.

PROGRAMA

  1. Análise de problemas cotidianos e busca de alternativas de solução;

  2. Participação nas atividades planejadas pelas escolas de Educação Básica ou em outros ambientes educativos;

  3. Elaboração de uma sequência didática: princípios para a organização e seleção de conteúdos, e de outros elementos estruturantes do currículo e do planejamento de ensino. Elaboração de proposta fundamentada conceitual e metodologicamente.

  4. Regência: execução da sequência didática (plano de atividades) com alunos do Ensino Médio.

  5. Socialização das experiências: reflexão, discussão e análise do potencial pedagógico das atividades planejadas para a construção de conceitos.

  6. Elaboração de relatório das atividades realizadas na escola trazendo a descrição das experiências e atividades desenvolvidas, também uma reflexão, fundamentada teoricamente, dessas experiências e atividades.

METODOLOGIA

Durante o Estágio Supervisionado III, os alunos acompanharão e auxiliarão o trabalho, em sala e fora dela, de alguns professores de Química em escolas de Ensino Médio. Neste período, ocorrerá a observação e a participação, em que os estagiários poderão auxiliar os professores em diferentes atividades didáticas em sala de aula, de acordo com as necessidades de cada professor. Em momento posterior, o estagiário assumirá, como professor, o comando de uma sala de aula, durante período a ser combinado com o professor-regente, em contato direto com os alunos, ensinando e aprendendo, estabelecendo a relação da teoria aprendida na formação inicial, com a prática desenvolvida na Escola. É importante ressaltar também que durante este período, o estagiário estará sob orientação técnica e pedagógica do orientador de Estágio e com a autorização e supervisão do professor que permitir esta modalidade em sala de aula. Em diversos momentos, ocorrerão encontros para socialização das informações colhidas na Escola e planejamento das ações que serão realizadas durante o Estágio. Cada estagiário deverá elaborar e apresentar ao professor coordenador um plano de Estágio, que deverá conter todas as atividades a serem realizadas no período de trabalho na Escola. Todos os estagiários elaborarão uma pesquisa para avaliação/diagnóstico, a fim de verificar as dúvidas, dificuldades e concepções alternativas dos alunos no tema químico que será trabalhado no período de regência. A partir da análise dos resultados desta pesquisa, cada estagiário deverá elaborar suas aulas visando melhorar a aprendizagem dos alunos sobre o assunto escolhido. As aulas teóricas serão destinadas a organização, debates, estudos e discussão de questões referentes ao estágio

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em momentos de diálogo em sala de aula, nos relatos das observações e experiências vividas na escola, em contato com alunos e professores da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira:

  1. os estagiários deverão elaborar breves relatórios semanais (que vão compor o relatório final da disciplina), a partir das ações realizadas na escola, contemplando os seguintes aspectos – para cada aula que assistir/participar: turma/série, número de alunos, conteúdo trabalhado, metodologias adotadas, formas de avaliação e considerações finais. O conjunto de relatórios semanais e o relatório final da disciplina corresponderá a 25,0 pontos.

  2. Elaborar um Relatório resumido de Estágio Supervisionado, seguindo o modelo disponibilizado na página da PROGRAD. Este deverá ser assinado pelo estagiário e pelos professores supervisor e coordenador. Este documento corresponderá a 25,0 pontos.

  3. Planejamento de uma sequência didática de, no mínimo, dez aulas, visando melhorar a aprendizagem dos estudantes da educação básica a partir de um diagnóstico realizado (20 pontos);

  4. Participação, assiduidade e envolvimento na disciplina [aulas teóricas e orientações com o professor orientador] (30 pontos).

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

O(a) estagiário(a) deverá ter, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no período de orientação geral, individual e/ou em equipe (parte teórica) e 100% (cem por cento) de frequência na execução das atividades na Escola (parte prática), salvo justificativa aceita pelos professores supervisor(a) e orientador. Será considerado aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento no componente curricular igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas teóricas. Entretanto, como previsto nas Normas Gerais da Graduação da UFU (Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022): “Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão”.

BIBLIOGRAFIA

Básica

PIMENTA, G. S; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.

ZABALA, A. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Org.). Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2007.

Complementar

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

FAZENDA, C. M. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 2001.

ESPINOZA, A. Ciências na Escola: Novas Perspectivas para a Formação dos Alunos. Editora Ática, 2010.

KRASILCHICK, M. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPDU, 1987.

LOPES, A. C; MACEDO, E. (Org). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2000.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Portugal, Porto Editora, 1999.

PIMENTA, G. S. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892268