UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Robótica

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31722

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Keiji Yamanaka

Ano/Semestre:

2020/02

Observações:

 

 

EMENTA

Conceitos básicos e aplicações à engenharia elétrica de movimentos de robôs(cinemática direta e cinemática inversa), sensores, atuadores, visão computacional . Projetos.

JUSTIFICATIVA

A robótica se faz cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e dentro das empresas tornando uma área importante de atuação do engenheiro de computação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de desenvolver sistemas (software e hardware) utilizando conhecimentos de robótica.

Objetivos Específicos:

Compreender e implementar:

- sistemas robóticos utilizando conhecimentos de cinemática direta

- sistemas robóticos utilizando conhecimentos de cinemática inversa

- sistemas robóticos agregando sensores e atuadores.

- fundamentos de visão computacional

PROGRAMA

1. O estado da arte

 1.1 Os primeiros robôs

 1.2 Origem da palavra robótica

 1.3 Leis da robótica

 1.4 Razões para a utilização de robôs

2. Componentes de robôs

 2.1 Juntas (rotacionais e prismáticas), elos, efetuador, sistema de redução da engrenagem

 2.2 Motores: de corrente contínua, de passo, servomotores e outros

 2.3 Noções de acionamento de motores: conversor full bridge e half bridge

 2.4 Sensores

3. Robôs industriais

 3.1 Manipulador antropomórfico

 3.2 Robô esférico

 3.3 Robô cilíndrico

 3.4 Robô scara

 3.5 Robô cartesiano

4. Transformações homogêneas

 4.1 Translação

 4.2 Rotação

5. Problema cinemático

 5.1 Representação de Denavit Hartenberg

 5.2 Cinemática direta

 5.4 Cinemática inversa

6. Visão Computacional

 6.1 Redes Neurais Artificiais: introdução, fundamentos.

 6.2 Perceptrons

 6.3 Adaline

 6.5 Projeto de reconhecimento de padrões

7 - Projetos.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, será adotada aula na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) .  Para tal efeito, serão considerados os seguintes recursos:

Modalidade síncrona (on-line):  3 horas/aulas semanais através das plataformas M-Conf,  Google Meet ou Microsoft Teams seguindo o conteúdo proposto obedecendo as datas e horários estabelecidos.

Modalidade assíncrona(off-line): 1 hora/aula semanal para a realização de trabalhos semanais e de pesquisa através de sistemas de busca na internet, implementação de sistemas robóticos utilizando plataformas de simulação de robôs em computador.

O atendimento ao aluno: será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas M-Conf, Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

- Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará de:

  1. Acesso à internet (conforme Art. 14 da Resolução no 6/2020 do CONPEP, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);

  2. Computador, tablet ou celular;

AVALIAÇÃO

Metodologia de avaliação individual será baseada:

  1. Na entrega de listas de exercícios e projetos semanais. 

          Valor: 100,0 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CRAIG, J. J. Robótica . Pearson Education do Brasil, 3a ed, 2013

2. ALVES, J. B. M. Controle de Robô. Cartgraf, 1988.

3. FU, K. S.; GONZALEZ, R. C.; LEE, C. S. G. Robotics Control, Sensing, Vision, andIntelligence. McGraw-Hill Publishing Company, 1987.

4. FAUSETT, L. Fundamentals of Neural Networks. Prentice Hall, 1994.

Complementar

1. PAZOS, F. Automação de Sistemas e Robótica, Axcel Books do Brasil Editora, 2002.

2. ROSÁRIO, J. M. Princípios de Mecatrônica, Pearson Prentice Hall, 2005.

3. GROOVER, M. P. Robótica: Tecnologia e Programação, McGraw-Hill,1988.

4. JONES J., ROTH D. Robot Programming : A Practical Guide to Behavior-Based Robotics. McGraw-Hill/TAB Electronics, New York, NY, USA, 2003.

5. IOVINE J. PIC Robotics: A Beginner's Guide to Robotics Projects Using the PIC Micro. McGraw-Hill, New York, NY, USA, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Keiji Yamanaka, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2855508