UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31105

Período/Série:

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Renato Santos Carrijo

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina fornece aos estudantes ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:
1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);
2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);
3. Conhecer os conceitos básicos associados ao curso;
4. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;
5. Contextualizar os principais elementos da Engenharia de Controle e Automação;
6. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia;
7. Compreender a metodologia científica;
8. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;
9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;
10. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.
11. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
12. Conscientização e ações para a preservação do meio ambiente.

PROGRAMA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.
1. Normas institucionais
1.1. Regulamentações da UFU e Regimento Interno da FEELT
2. A graduação em Engenharia de Controle e Automação
2.1. Projeto Pedagógico do Curso
2.2. Princípios e objetivos
2.3. Perfil do egresso
2.4. Estrutura curricular
2.5. Estrutura física
3. Informações de Formação
3.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais
3.2. Organização da carreira desde a Universidade: 'coaching'
3.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem
3.4. Comunicação profissional
3.5. Empreendedorismo e inovação
3.6. Projetos em engenharia
3.7. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes
3.8. Atuação do Conselho de Classe - CREA
3.9. Ética profissional
3.10. Ética discente e seu relacionamento com o curso
3.11. Efeito nocivo do uso de drogas
3.12. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público
3.13. Impactos Ambientais e a Engenharia
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Cultura afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
5. Pesquisas científicas e tecnológicas
5.1. Metodologia científica
5.2. A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas
5.3. Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa
6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia
6.1. Princípios e fundamentos
6.1.1. Igualitário - uso equiparável
6.1.2. Adaptável - uso flexível
6.1.3. Óbvio - uso simples e intuitivo
6.1.4. Conhecido - informação de fácil percepção
6.1.5. Seguro - tolerante ao erro
6.1.6. Sem esforço - baixo esforço físico
6.1.7. Abrangente - dimensão e espaço para aproximação e uso
7. Desenvolvimento de atividades relacionadas à Engenharia de Controle e Automação
7.1. As atividades deverão abordar os materiais utilizados e suas características, enfatizando a temática das Ciências e da Tecnologia dos Materiais. Assuntos relacionados ao descarte de material e técnicas de segurança e proteção devem ser abordados nas atividades práticas realizadas
7.2. Desenvolvimento de protótipos e inovação

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado como uma AARE (Atividade Acadêmica Remota Emergencial), atendendo à conjuntura atual que está regulamentada pela Resolução 16/2021 do CONGRAD.
As atividades serão realizadas utilizando-se duas modalidade distintas de comunicação:
- síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor em tempo real) e
- assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

Plataformas que serão utilizadas:
Modalidade síncrona (on-line): MConf, Microsoft Teams, Google Meet.
Modalidade assíncrona (off-line): Moodle, Microsoft Teams, Youtube.

Atividades síncronas:
Atividades: Aulas expositivas e palestras de temas diversos e apresentação de seminário.
Carga horária: 2 horas semanais, totalizando-se 15 horas.
Horário: às quartas-feiras das 8:50h às 10:30h.
Acesso: Os alunos receberão as devidas instruções e o link de acesso às aulas online que serão realizadas na Plataforma MConf, Microsoft Teams ou Google Meet.

Atividades assíncronas:
Atividades: Leitura de material complementar, videoaulas, questionário sobre o Guia Acadêmico, estudo para temas relacionados à Engenharia de Controle e
Automação para preparação de um seminário.
Carga horária: Total de 15 horas.
Acesso: Os alunos receberão instruções para acesso ao conteúdo relativo às atividades assíncronas que serão disponibilizadas no Moodle, Microsoft Teams ou Youtube.

Atendimento ao aluno:
Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas MConf, Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

Verificação de assiduidade:
A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle de presença nas aulas e palestras realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

- Presença e participação nas aulas e palestras que acontecerão de maneira síncrona: total de 40 pontos.
- Atividade em grupo de pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 40 pontos.
- Questionários: total de 20 pontos

Total de pontos distribuídos: 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BASTOS, Lília da Rocha. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.
2. BAZZO, Walter Antônio. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4ª ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2013.
3. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Complementar

1. BARROS, A. P..; LEHFELD, N. A. S; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
2. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.
3. CURIA, L. R.; CÉSPEDES, L.; NICOLETTI, J. Segurança e medicina do trabalho. 11ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A.M.; NASCIMENTO, J. G. Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
6. SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.
7. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
8. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1982.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato Santos Carrijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3162883