UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biotecnologia

Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3225-8437 - www.ibtec.ufu.br - ibtec@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Biotecnologia

Unidade Ofertante:

Instituto de Biotecnologia

Código:

GBT008

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

 

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Ana Maria Bonetti

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

 

 

EMENTA

Por meio de conteúdos apresentados por profissionais especializados, promover uma visão da Biotecnologia associada à Agricultura, Saúde, Biodiversidade, Ambiente, além da importância para o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Contribuição da Genética e outras áreas das Ciências na formação do Biotecnólogo. Novas tecnologias e resultados a partir de pesquisas em Biotecnologia.

JUSTIFICATIVA

Biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram atividades que o homem vem desenvolvendo para a produção de alimentos, de organismos modificados geneticamente, de inovação para implementação da saúde e da agricultura. A Biotecnologia moderna faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante, para a produção de produtos de interesse para a Comunidade e Industria. É essencial que os alunos tenham conhecimento, desde o início de sua formação, da amplitude e do leque de oportunidades dentro do campo profissional do Biotecnólogo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender que a Biotecnologia representa um conjunto de métodos e técnicas aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus produtos às constantes inovações tecnológicas e necessidades do Indivíduo, da Comunidade e do Ambiente.

 

Objetivos Específicos:

1. Entender a Biotecnologia como forma de associar a complexidade das tecnologias com a complexidade dos sistemas para produção de produtos de interesse.

2. Visualizar a Biotecnologia como um conjunto de métodos com potencial para a produção de bens que promovem a qualidade de vida humana e demais animais.

3. Apresentar, por meio de contato com profissionais de diferentes áreas, as possibilidades e o campo profissional do Biotecnólogo.

 

PROGRAMA

Aula/Palestra com profissionais convidados. O cronograma depende do aceite do profissional convidado.

METODOLOGIA

Aula/Palestra com profissionais convidados, que possam apresentar conteúdos relacionados à Biotecnologia e Processos Biotecnológicos, como forma de incentivar os alunos e mostrar o leque de oportunidades do campo de trabalho do  profissional Biotecnólogo.   Apreciação individual, em breve Resumo, sobre a importância que cada Palestra/Aula teve para esclarecimento sobre o campo professional do Biotecnólogo. Apresentação de Textos recentes sobre Biotecnologia e campo profissional, extraidos de Revistas de Divulgação, de Boletins de Sociedades relacionadas à area e de Periódicos especializados.

AVALIAÇÃO

A nota final será a somatória de Itens de Avaliação, a saber: Presença, Participação durante as aulas, Elaboração de Relatório de cada Aula/Palestra e Síntese de Textos indicados para leitura, contemplando total de 100 pontos. O material para Avaliação deverá ser entregue até 14 / Junho / 2023.

As Atividades relativas à  Substitutiva e à  Recuperação, para fins de perda justificada de Atividades e para recuperação de nota insuficiente , contemplarão as normas da UFU.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BORÉM, A. ;  SANTOS, F. ; PEREIRA, W.  (2016). ENTENDENDO A BIOTECNOLOGIA. Viçosa-MG,  UFV Editora, 342 p.

2. CANÇADO, G.M. de A.; LONDE, L.N. (2012). BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROPECUÁRIA. Caldas: EPAMIG Sul de Minas-Laboratório de Biotecnologia Vegetal, 648 p.

3. FALEIRO, F.G.; ANDRADE, S.R.M. de (2011). BIOTECNOLOGIA:  ESTADO DA ARTE E APLICAÇÕES NA AGROPECUÁRIA.  Planaltina-DF, EMBRAPA Cerrados, 730 p.

4. LIMA, N.; MOTA, M. (2003). Biotecnologia: fundamentos e aplicações. Lidel, Portugal, 528p.

5. Livro em pdf:   https://batch.libretexts.org/print/Finished/bio-3931/Full

 

Complementar

1. BORZANI, W.; SCHMIDELL, W.; LIMA, U.A.; AQUARONE, E. (2001). Biotecnologia Industrial: Fundamentos. São Paulo_SP, Ed. Edgard Blucher

2. CHAWLA, H. S. (2002).  Introduction to Plant Biotechnology. Science Publishers, Inc., Plymouth, UK

3. GLICK, B. R.; PASTERNAK, J.J. (2003). Molecular Biotechnology.  3ed., ASM Press, Washington

4. LIMA, N.; MOTA, M. (2003). Biotecnologia: fundamentos e aplicações. Lidel, Portugal, 528p.

5. LODISH, H.; BERK, A.; KAISER, C.A.; KRIEGER, M.; BRETSCHER, A.; PLOEGH, H.; AMON, A. & SCOTT, M.P. (2014). BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR. 7 ed., Porto Alegre-RS,  ARTMED  Ed., 1210 p

6. SERAFINI, L.A.; BARROS, N.M. de; AZEVEDO, J.L. de , Organizadores (2002). Biotecnologia: avanços na agricultura e na agroindústria . Caxias do Sul-RS, EDUCS ed., 433 p.

7. VEIDERIA, A. (2011).  Engenharia Genética, Princípios e Aplicações. Lidel, Portugal, 2 ed.,  212 p.

8. Textos complementares

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Maria Bonetti, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 09:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4251024 e o código CRC 4089966A.




Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4251024