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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39018 |
COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Sociológica Contemporânea |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Refletir acerca da elaboração teórica de diversos pensadores contemporâneos, concernente aos atuais
processos de mudanças sociais em curso nas sociedades complexas e as tendências que emergem e constituem
possibilidades para uma nova ordem social.
Objetivos Específicos:
O componente curricular pretende dar uma ideia da heterogeneidade e amplitude dos campos temáticos e
metodológicos que se abriram à reflexão e pesquisa sociológicas. Examinar criticamente as principais
polêmicas que atravessam a Sociologia hoje e do seu impacto sobre a produção sociológica atual.
Ementa
As concepções de modernidade, pós-modernidade e suas derivações (modernidade reflexiva, modernidade
líquida, alta modernidade, hipermodernidade). O debate pós-colonialista.
PROGRAMA
1. A Modernidade como marco histórico
1.1. O tempo e o espaço do projeto iluminista
1.2. Cultura e trabalho no contexto capitalista
2. As origens da pós-modernidade
2.1. Relato histórico das origens da noção do pós-moderno
3. A condição pós-moderna
3.1. O mal estar na pós modernidade (1ª fase de Bauman)
3.2. Stuart Hall e a identidade cultural na pós-modernidade.
3.3. Pós modernidade e sociedade de consumo em Fredric Jameson.
4. Derivações teóricas da noção de pós modernidade
4.1. Modernização reflexiva e sociedade de risco em Ulrich Beck
4.2. Scott Lash e sua teoria sobre a modernidade reflexiva
4.3 Modernidade liquida em Zygmunt Bauman
4.4. Os tempos hipermodernos de Gilles Lipovetsky
5. A contribuição pós colonial para a Sociologia contemporânea
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A, 2003.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
LIPOVETSKI, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
GIDDENS, A; BECK, U; LASCH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social
moderna. São Paulo: EdUnesp, 1995.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: EdUNESP, 1991.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São
Paulo: Cortez, 2001.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1837511 |