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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INFIS39503 |
COMPONENTE CURRICULAR: EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DA FÍSICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FÍSICA |
SIGLA: INFIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
- Entender o que é uma Teoria, seus limites, e as relações entre Leis Científicas e a Natureza;
- Conectar Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica e Parapsicologia;
- Analisar o papel do Acaso, da Perseverança, da Imaginação, e dos “Golpes de Gênios” no desenvolvimento da ciência;
- Identificar os conceitos fundamentais da Física conforme seu desenvolvimento histórico; e Descrever o processo de fixação destes conceitos;
- Reconhecer a importância e as características da noção de Modelo Físico, bem como a importância da idéia de Interpretação de um Modelo Formal;
- Discutir o papel da Física no ensino atual.
Ementa
O que é uma teoria. A relação entre Leis Científicas e a Natureza. Conexões entre Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica, e Parapsicologia. O Acaso, a Perseverança, a Imaginação e o “Golpe de Gênio”. Conceitos fundamentais da Física e seus desenvolvimentos históricos. O Ensino atual de Física e o Vestibular.
PROGRAMA
1 O que é uma teoria científica;
2 Relação entre Leis Científicas e Natureza;
3 Conexões entre Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica, e Parapsicologia;
4 O papel do Acaso, da Perseverança, da Imaginação e dos “Golpes de Gênios” no desenvolvimento da ciência;
5 Importância e as características da noção de Modelo Físico, bem como a importância da idéia de Interpretação de um Modelo Formal;
6 Conceitos Fundamentais da Física conforme seu desenvolvimento histórico (A Física da Antiguidade, A Descrição do Sistema Planetário, Ptolomeu e Copérnico, A Renascença, Galileu, Newton e a Revolução Científica, A Física e a Revolução Industrial, As Revoluções Científicas Modernas, Einstein e Planck, A Física do mundo contemporâneo);
7 O Papel Social da Física;
8 O Ensino atual de Física e o Vestibular.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DEWDNEY, A. K. 20.000 léguas matemática: um passeio pelo misterioso mundo dos números. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.
FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2008.
OSADA, J. Evolução das idéias da física. São Paulo: E. Blucher: EDUSP, 1972.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HEISEMBERGER, W. A parte e o todo: encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
JAMMER M. Einstein e a religião: física e teologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
LOCQUENEUX, R. História da física. Mem Martins: Europa-América, 1989.
ROSMORDUC, J. Uma história da física e da química. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1988.
SEGRÉ, E. Dos raios X aos quarks: físicos modernos e suas descobertas. Brasília, DF: Ed. UNB, 1987.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas Diretor do Instituto de Física |
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Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 4030884 |