UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INFIS39503

COMPONENTE CURRICULAR:

EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DA FÍSICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE FÍSICA

SIGLA:

INFIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

- Entender o que é uma Teoria, seus limites, e as relações entre Leis Científicas e a Natureza;

- Conectar Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica e Parapsicologia;

- Analisar o papel do Acaso, da Perseverança, da Imaginação, e dos “Golpes de Gênios” no desenvolvimento da ciência;

- Identificar os conceitos fundamentais da Física conforme seu desenvolvimento histórico; e Descrever o processo de fixação destes conceitos;

- Reconhecer a importância e as características da noção de Modelo Físico, bem como a importância da idéia de Interpretação de um Modelo Formal;

- Discutir o papel da Física no ensino atual.

 

Ementa

O que é uma teoria. A relação entre Leis Científicas e a Natureza. Conexões entre Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica, e Parapsicologia. O Acaso, a Perseverança, a Imaginação e o “Golpe de Gênio”. Conceitos fundamentais da Física e seus desenvolvimentos históricos. O Ensino atual de Física e o Vestibular.

 

PROGRAMA

1 O que é uma teoria científica;

2 Relação entre Leis Científicas e Natureza;

3 Conexões entre Física e Matemática; Ciência e Religião; Física, Metafísica, e Parapsicologia;

4 O papel do Acaso, da  Perseverança, da Imaginação e dos “Golpes de Gênios” no desenvolvimento da ciência;

5 Importância e as características da noção de Modelo Físico, bem como a importância da idéia de Interpretação de um Modelo Formal;

6 Conceitos Fundamentais da Física conforme seu desenvolvimento histórico (A Física da Antiguidade, A Descrição do Sistema Planetário, Ptolomeu e Copérnico, A Renascença, Galileu, Newton e a Revolução Científica, A Física e a Revolução Industrial, As Revoluções Científicas Modernas, Einstein e Planck, A Física do mundo contemporâneo);

7 O Papel Social da Física;

8 O Ensino atual de Física e o Vestibular.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEWDNEY, A. K. 20.000 léguas matemática: um passeio pelo misterioso mundo dos números. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.

FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre:  Artmed:  Bookman, 2008.

OSADA, J. Evolução das idéias da física. São Paulo: E. Blucher: EDUSP, 1972. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HEISEMBERGER, W. A parte e o todo: encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

JAMMER M. Einstein e a religião: física e teologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

LOCQUENEUX, R. História da física. Mem Martins: Europa-América, 1989.

ROSMORDUC, J. Uma história da física e da química. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1988.

SEGRÉ, E. Dos raios X aos quarks: físicos modernos e suas descobertas. Brasília, DF: Ed. UNB, 1987.

 

aprovação

 

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra

Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica

Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas

Diretor do Instituto de Física

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Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 SEI nº 4030884