UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia urbana

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO 31303

Período/Série:

3º período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Vitor Koiti Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

Cidade, urbano e urbanização. Cidade e urbanização pré-capitalista. Cidade e urbanização no capitalismo. Produção da cidade no sistema capitalista de produção. Cidade, hierarquização e rede urbana. Urbanização nos países “periféricos” com ênfase no caso brasileiro. Reestruturação das cidades no período contemporâneo.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Geografia urbana é um componente curricular obrigatório para a formação do profissional, tanto para a licenciatura quanto para o bacharelado, contemplando questões diversas sobre urbanização e cidades. Com a intensificação do processo de urbanização, torna-se fundamental a compreensão das dinâmicas relativas à cidade e ao processo de urbanização. Desta forma, a disciplina contempla diferentes elementos relativos aos estudos urbanos, tanto por meio de uma base teórica e metodológica quanto empírica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de cidade, urbano e urbanização, bem como seus significados, formas, conteúdos e funções, ao longo da história da sociedade e no período contemporâneo.

Objetivos Específicos:

- Formar uma base teórico-metodológica para a análise da cidade e do urbano.

- Conhecer a evolução e a estrutura dos componentes que formam as cidades nas diferentes formações econômico-sociais.

- Apreender a cidade como expressão espacial do processo de urbanização.

- Conhecer e analisar os principais papéis desempenhados pelas cidades no mundo contemporâneo, levando em conta que as mesmas são fruto da divisão social e territorial do trabalho e do desenvolvimento das forças produtivas.

- Entender e posicionar diante de teorias que buscam explicar a cidade e o urbano.

PROGRAMA

1. Cidade, urbano e urbanização.

1.1 - Conceitos de cidade, urbano e urbanização.

1.2 - Origem da cidade

2. Cidade e urbanização pré-capitalista.

2.1 - Cidade e urbanização na Antiguidade.

2.2 - Cidade e urbanização no Feudalismo.

3. Cidade e urbanização no capitalismo

3.1 - Cidade no contexto da formação e desenvolvimento do sistema capitalista de produção

3.2 - Industrialização e urbanização

3.3 - O processo de metropolização.

3.4 - O significado das cidades pequenas e médias no contexto da globalização.

4. Produção da cidade no sistema capitalista de produção

4.1 - Agentes produtores e consumidores do espaço urbano

4.2 - Processos e formas

4.3 - Uso do solo urbano e renda terra

5. Cidade, hierarquização e rede urbana

5.1 - Cidade e divisão territorial do trabalho

5.2 - Hierarquia urbana

5.3 - Rede urbana: conceitos, tipos e estruturas espaciais.

6. Urbanização nos países “periféricos”.

6.1 - Aspectos principais do processo de urbanização

7. Urbanização brasileira

7.1 - Processo de formação das cidades e rede urbana

7.2 - Transformações recentes, configuração espacial e questões contemporâneas.

8. Reestruturação das cidades no período contemporâneo

8.1 - Espaços privados e espaços públicos.

8.2 - Novos padrões de centralidade urbana, uso do solo e formas de produção do espaço urbano.

8.3 - Fluxos e territorialidades urbanas contemporâneas.

8.4 - Movimentos sociais urbanos x cidadania.

8.5 - Representações urbanas

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, no 1º semestre letivo de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

Todas as atividades síncronas e assíncronas serão desenvolvidas utilizando-se a Plataforma Microsoft Teams.

atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, a partir dos canais de comunicação da Plataforma Teams ou pelo e-mail institucional do professor (vitor.ufu@ufu.br). O atendimento na modalidade síncrona, ou seja, que demandar conexão simultânea, deverá ser agendado, via e-mail, com antecedência mínima de  72 horas, de acordo com a demanda e a disponibilidade dos discentes e do docente.

A carga horária prática da disciplina será ofertada de forma remota, através de atividades que permitam abordar o conteúdo prático de Geografia Urbana utilizando meios digitais, tais como: análises de vídeo-documentários, mapas interativos e imagens de satélite (Google Earth e aplicativos do IBGE) e imagens em geral (fotografias, mapas e Google Street View).

 

ATENÇÃO: CADASTRO DO ALUNO NA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS

O discente que optar pela matrícula na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina de Geografia urbana será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para o docente (vitor.ufu@ufu.br) até as 16h do dia 26 de fevereiro de 2021, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas na Plataforma Teams.

As atividades síncronas serão realizadas às sextas-feiras, da seguinte maneira:

- das 19:00h às 20:40h aula expositiva, incluindo abertura para perguntas e realização de debates e;

- das 20:50 às 21:40h o docente ficará disponível on-line para debater e discutir sobre o conteúdo abordado, bem como para revisões, dúvidas e atendimento.

As atividades síncronas respeitarão o cronograma a seguir:

Cronograma - atividades síncronas:

Data

Horário

Conteúdo

Plataforma

05/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Apresentação da disciplina e introdução do conteúdo.

Microsoft Teams

12/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Cidade, urbano e urbanização: conceitos e definições.

Microsoft Teams

19/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Não haverá aula (feriado).

Microsoft Teams

26/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aspectos históricos da Cidade e da urbanização.

Microsoft Teams

01/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Os agentes produtores do espaço urbano.

*Quinta-feira - reposição de sexta-feira, conforme calendário acadêmico.

Microsoft Teams

02/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Não haverá aula (feriado).

Microsoft Teams

09/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Produção do espaço urbano: processos e formas.

Microsoft Teams

16/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Produção do espaço urbano: processos e formas: atendimento para elaboração de trabalho (1ª avaliação).

Microsoft Teams

23/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Produção do espaço urbano: processos e formas: atendimento para elaboração de trabalho (1ª avaliação).

Microsoft Teams

30/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Rede urbana e hierarquia: conceitos, tipos e estruturas espaciais.

Microsoft Teams

07/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Processo de formação das cidades e rede urbana: cidades pequenas, cidades médias e o metropolização - parte 1.

Microsoft Teams

14/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Processo de formação das cidades e rede urbana: cidades pequenas, cidades médias e o metropolização - parte 2.

Microsoft Teams

21/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Urbanização brasileira: segregação e fragmentação socioespacial; reestruturação urbana e da cidade.

Microsoft Teams

25/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Espaço público, movimentos e ativismos sociais. Alguns temas contemporâneos nos estudos urbanos.

*Terça-feira - reposição de sexta-feira, conforme calendário acadêmico.

Microsoft Teams

28/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Exposição e atendimento para elaboração de trabalho (4ª avaliação).

Microsoft Teams

04/06

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Atendimento e apoio na elaboração de trabalho (4ª avaliação).

Microsoft Teams

11/06

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Entrega de resultados, vista de atividades avaliativas e avaliação da disciplina.

Microsoft Teams

ATENÇÃO: 

1) Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas.

2) A aferição do aproveitamento e da assiduidade será realizada no ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento será medido conforme disposto no item avaliação deste Plano.

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA

Serão trabalhadas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente, tanto individualmente quanto em grupoutilizando-se a Plataforma Microsoft Teams.

Todo o material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams.

A comunicação e o atendimento poderão ser realizados pelo e-mail vitor.ufu@ufu.br, bem como por meio de reuniões on-line que poderão ser agendadas com antecedência mínima de 72 horas.

As atividades assíncronas respeitarão o cronograma a seguir.

Semana

Conteúdo/atividade

Plataforma

5

Aspectos históricos da Cidade e da urbanização - sistematização de leituras e elaboração de resenha. 

Microsoft Teams

8

Produção do espaço urbano: agentes, processos e formas - sistematização de leituras, elaboração de resenha e do trabalho 1.

Microsoft Teams

13

Rede urbana e cidades - sistematização de leituras e elaboração de resenha. 

Microsoft Teams

14

Urbanização e cidades - elaboração do trabalho 2.

Microsoft Teams

15

Urbanização e cidades - elaboração do trabalho 2.

Microsoft Teams

AVALIAÇÃO

Todas as atividades deverão ser entregues exclusivamente via Plataforma Microsoft Teams dentro dos prazos estabelecidos.

As atividades avaliativas consistirão em:

1ª avaliação: 30 pontos - Data limite de entrega: 30/04/2021

Elaboração de um trabalho em grupo considerando-se os processos e formas espaciais. Objetivo: escolher um dos processos e formas apresentados por Corrêa (1989) e relacionar com algum caso existente em uma cidade ou bairro. Justificar, com argumentos (utilizando-se de trabalhos acadêmicos, fotografias, imagens de satélite, mapas etc.) e baseando-se no texto de Corrêa (1989), a escolha da área/caso e do processo/forma. O trabalho deverá ser elaborado e entregue em formato digital, contendo: a) introdução; b) desenvolvimento/análise/resultados; c) conclusões; d) referências. Pode ser elaborado em grupo de até 4 integrantes.

2ª avaliação: 15 pontos - Data limite de entrega07/05/2021

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos “Capitalismo e urbanização”, de Maria Encarnação Sposito e “Espaço urbano”, de Roberto Lobato Corrêa, agregando elementos tratados durante as aulas. O aluno deverá consultar o roteiro com as orientações para elaboração de resenha, a ser disponibilizado na Plataforma Microsoft Teams.

3ª avaliação: 15 pontos - Data limite de entrega21/05/2021

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos “Rede urbana e formação espacial”, de Roberto Lobato Corrêa, “Metropolização”, de Odete Seabra e “Novas redes urbanas” de Maria Encarnação Sposito, agregando elementos tratados durante as aulas. O aluno deverá consultar o roteiro com as orientações para elaboração de resenha, a ser disponibilizado na Plataforma Microsoft Teams.

4ª avaliação: 40 pontos - Data limite de entrega08/06/2021

Elaboração de um trabalho em grupo considerando-se uma análise sobre a urbanização e cidades a partir da escolha de um tema/recorte territorial. Objetivo: considerando-se os textos e o conteúdo visto na disciplina, escolher um tema ou recorte territorial para ser analisado (com base em trabalhos acadêmicos, mapas, imagens de satélite etc.) que contemple aspectos da urbanização e cidades. Exemplos: a) uma análise sobre a importância regional de uma cidade; b) uma análise sobre a história ou relevância de um bairro em uma cidade; c) uma análise sobre as desigualdades socioespaciais em uma aglomeração urbana etc. Para tanto, o aluno deverá utilizar os textos da disciplina (assim como outros textos à sua escolha) e relacionar com o tema/recorte analisado, além de apresentar uma leitura e análise a partir do material levantado. O trabalho deverá ser elaborado e entregue em formato digital, contendo: a) introdução; b) desenvolvimento/análise/resultados; c) conclusões; d) referências. Pode ser elaborado em grupo de até 4 integrantes.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

CORRÊA, R. L. Rede urbana e formação espacial – uma reflexão considerando o Brasil. Revista Território. Rio de Janeiro, ano V, n.8, p.121-129, jan./jul. 2000.

SEABRA, O. C. L. Metropolização: a reprodução do urbano na crise da sociedade do trabalho. Cidades. Presidente Prudente, v.6, n.10, p.415-433, 2009.

SERPA, A. Espaço público, cultura e participação popular na cidade contemporânea. Terra Livre. São Paulo: AGB, n.25, v.2, 2005. p.35-48.

SOUZA, M. L. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1988.

SPOSITO, M. E. B. Novas redes urbanas: cidades médias e pequenas no processo de globalização. Geografia (Rio Claro). Rio Claro: Unesp, 2010, v.35, p.51-62.

SPOSITO, M. E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, P. A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-93.

Complementar

CORRÊA, R. L. Construindo o conceito de cidade média. In: SPOSITO, M. E. B. (org.) Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p.23-33.

CORRÊA, R. L. Globalização e reestruturação da rede urbana – uma nota sobre as pequenas cidades. Revista Território. Rio de Janeiro, ano IV, n.6, p.43-53, jan./jul. 1999.

MONTE-MÓR, R. L. O que é urbano, no mundo contemporâneo. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Ipardes: Curitiba, 2006, p.9-18.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, M. Manual de Geografia urbana. São Paulo: Edusp, 2012.

SOUZA, M. L.; RODRIGUES, G. B. Planejamento urbano e ativismos sociais. São Paulo: Ed. da Unesp, 2004.

SPOSITO, M. E. B. O chão em pedaços: urbanização, economia e cidades no Estado de São Paulo. 2004. 510f. Tese (livre docência) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

VASCONCELOS, P. A. Dois séculos de pensamento sobre a cidade. Salvador: Edufba, 2012.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/Fapes, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vitor Koiti Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 00:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2550196