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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é fundamental à execução do Projeto Pedagógico do Curso e constitui momento importante do processo de formação do discente, quando coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo de produção e execução de um projeto de pesquisa. Na segunda etapa da disciplina o discente procederá à analise das fontes e iniciará a redação do TCC.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para o desenvolvimento de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Proceder à leitura e fichamento da bibliografia; - Iniciar a redação do TCC |
PROGRAMA
I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada de forma presencial por meio de reuniões semanais de acordo com o cronograma a ser construído na primeira aula. Será mantido um canal de comunicação na Plataforma de TI Office.com – Microsoft Teams – Equipe: Trabalho de Conclusão de Curso, que pode ser acesso por meio do link htt ps://bit.ly/TrabConclusão1, com o objetivo de postar material bibliográfico e entrega de textos para leitura e correção.
Se fará o acompanhamento do trabalho de levantamento e análise das fontes e orientação para a redação do trabalho de conclusão de curso.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será constante por meio do acompanhamento do trabalho do discente em reuniões semanais, acompanhando e orientando o trabalho de redação do projeto, levantamento e análise de fontes; redação do primeiro e segundo capítulos. A distribuição da pontuação se fará da seguinte forma: produção e entrega do texto do primeiro capítulo do TCC - 50 pontos; produção e entrega do texto do segundo capítulo do TCC - 50 pontos, somando 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
JÖRN, Rüsen. Reconstrução do Passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
VAINFAS, Ronaldo e CARDOSO, Ciro Flamarion. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Complementar
ARÓSTEGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
FUCHS, Ângela M. S.; FRANÇA, Maira N.; PINHEIRO, Maria Salete de F. Guia para normalização de publicações técnico-cientificas. Uberlândia: EDUFU, 2013.
PINSKY, Carla B.; LUCA, Tânia R. (Org) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A pesquisa em História. 3ª ed . São Paulo: Ática, 1995
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3510099 e o código CRC 2C39ED56. |
Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3510099 |