UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS033

Período/Série:

Turma:

Dalva II

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2021-2

Observações:

Plano de reposição do semestre 2021-2, elaborado conforme as Resoluções CONGRAD Nº 25/2020 e Nº 11/2021.

 

EMENTA

 

Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
 

JUSTIFICATIVA

 A disciplina é fundamental à execução do Projeto Pedagógico do Curso e constitui momento importante do processo de formação do discente, quando coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo de produção e execução de um projeto de pesquisa. Na segunda etapa da disciplina o discente procederá à analise das fontes e iniciará a redação do TCC.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para o desenvolvimento de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

- Proceder à leitura e fichamento da bibliografia;
- Levantar as fontes da pesquisa;
- Analisar das fontes de pesquisa.

- Iniciar a redação do TCC

PROGRAMA

 I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.


II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada de forma presencial por meio de reuniões semanais de acordo com o cronograma a ser construído na primeira aula. Será mantido um canal de comunicação na Plataforma de TI Office.com – Microsoft Teams – Equipe: Trabalho de Conclusão de Curso,  que pode ser acesso por meio do link htt ps://bit.ly/TrabConclusão1, com o objetivo de postar material bibliográfico e entrega de textos para leitura e correção.

Se fará o acompanhamento do trabalho de levantamento e análise das fontes e orientação para a redação do trabalho de conclusão de curso.  

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será constante por meio do acompanhamento do trabalho do discente em reuniões semanais, acompanhando e orientando o trabalho de redação do projeto, levantamento e análise de fontes; redação do primeiro e segundo capítulos. A distribuição da pontuação se fará da seguinte forma: produção e entrega do texto do primeiro capítulo do TCC - 50 pontos; produção e entrega do texto do segundo capítulo do TCC - 50 pontos, somando 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

JÖRN, Rüsen. Reconstrução do Passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

VAINFAS, Ronaldo e CARDOSO, Ciro Flamarion. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Complementar

ARÓSTEGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

  FUCHS, Ângela M. S.; FRANÇA, Maira N.; PINHEIRO, Maria Salete de F. Guia para normalização de publicações técnico-cientificas. Uberlândia: EDUFU, 2013.  

PINSKY, Carla B.; LUCA, Tânia R. (Org) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015.

  VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A pesquisa em História. 3ª ed . São Paulo: Ática, 1995

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3510099