UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimentação para o ensino de Química

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34602

Período/Série:

6° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Esta disciplina tem equivalência com Instrumentação para o Ensino de Química II (GQI118)

 

EMENTA

Papel da experimentação nas aulas de Química. A importância das atividades investigavas para o ensino de Química. O laboratório para o ensino de Ciências e Química. Critérios para seleção de experimentos. Análise crítica e diagnóstica de atividades experimentais nos livros e na literatura. Experimentos didáticos - o fazer e o pensar em Química. Experimentação em química e a educação ambiental. Planejamento de aulas de Química com a inserção de atividades experimentais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Experimentação para o ensino de Química justifica-se pela necessidade de se discutir questões relacionadas à linguagem química e sua mediação no processo de elaboração de significados em Química. Serão discutidos vários aspectos relacionados à experimentação no ensino de Química, como o planejamento de aulas práticas; análise de experimentos em livros didáticos e artigos científicos; questões relacionadas à inclusão, à segurança nos laboratórios e à educação ambiental, além de discussão de diferentes metodologias para as atividades experimentais para a educação básica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a importância da experimentação no e para o ensino de Química. Possibilitar ao/a futuro/a professor/a participação em atividades de organização e seleção de conteúdos e estratégias envolvendo atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos nas aulas de Química.

Objetivos Específicos:

Discutir as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos, bem como os vários tipos de atividades experimentais (análise de suas funções, adequação a diferentes realidades e fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos); planejar e organizar espaços físicos para o desenvolvimento de atividades experimentais. Contribuir para a formação do/a professor/a de Química para atuação na educação básica.

PROGRAMA

1. Papel da experimentação nas aulas de Química: as diferentes formas de realizar experimentos: ilustração, demonstração, redescoberta e investigação. A importância das atividades investigativas para o ensino de Química.

2. O laboratório para o ensino de Ciências: montagem de laboração de Ciências e de Química; organização e funcionamento; uso, conservação e manutenção (limpeza, convivência de reagentes, etc.); segurança no laboratório x condições das escolas de ensino médio.

3. Critérios para seleção de experimentos: o cotidiano dos alunos, conceitos envolvidos, contextualização, materiais necessários para execução dos experimentos, segurança e descarte dos materiais. 

4. Análise crítica e diagnóstica de atividades experimentais constantes de materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de Química. Análise de pesquisas relacionadas às atividades experimentais para o ensino de Química em livros didáticos, paradidáticos, vídeos e softwares.

5. Experimentos didáticos - o fazer e o pensar em Química: níveis fenomenológico, representacional e teórico: proposição, observação e interpretação de fenômenos químicos através da realização de experimentos simples. Aplicação de conceitos fundamentais de química em experimentos representativos.

6. Experimentação em química e a educação ambiental. A educação ambiental nas aulas de Química. A necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos. O uso de materiais alternativos.

7. Planejamento de aulas de Química com a inserção de atividades experimentais, adequados à realidade das escolas de ensino médio.

METODOLOGIA

Serão propostas aulas experimentais com natureza investigativa utilizando diferentes metodologias e conteúdos químicos para serem desenvolvidas no Ensino Médio. Os/as licenciandos/as elaborarão experimentos utilizando materiais convencionais encontrados em laboratórios de escolas da Educação Básica, assim como materiais do cotidiano na proposição das aulas. Nas aulas teóricas serão discutidos diferentes aspectos relacionados à experimentação e a linguagem de sala de aula. Para aprofundamento e sistematização serão explorados textos para discussão, análise de temas de pesquisa propostos (sobre a experimentação) e apresentação na forma de seminário.

AVALIAÇÃO

Os/as licenciandos/as serão avaliados em diferentes momentos ao longo do semestre. Constituem-se instrumentos avaliativos: elaboração e apresentação de aulas experimentais individuais (20%); reformulação de roteiro experimental a partir das considerações em aula (5%); participação nas aulas práticas e teóricas (30%); produção de um vídeo-pitch explicando o experimento realizado (15%); ao final de todas as aulas, os/as licenciandos/as deverão elaborar uma autoavaliação sobre as ações desenvolvidas (20%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do/a licenciando/a e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado aprovado o/a licenciando/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o/a licenciando/a poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem, no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a licenciando/a será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.

BIBLIOGRAFIA

Básica

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DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p.

FERRAZ, F. C. Técnicas de segurança em laboratórios: regras e práticas. [São Paulo]: Hemus, 2004. 184 p.

Complementar

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SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) A Química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. São Paulo: 2010. Disponível em http://edit.sbq.org.br/anexos/AQuimicaPertodeVoce1aEdicao_jan2011.pdf.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5117740