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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Desenvolvimento experimental e aplicações à Engenharia Elétrica de circuitos elétricos.
JUSTIFICATIVA
Conforme Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, o componente curricular Experimental de Circuitos Elétricos II pertence ao conteúdo nomeado como Circuitos Elétricos, estabelecido pelas Diretrizes Curriculares , tendo a disciplina de Circuitos Elétricos II como correquisito. Com ela, espera-se formar um profissional com embasamento técnico e crítico na área de sistemas de energia elétrica, automação, controle, telecomunicações, eletrônica e biomédica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Esta disciplina tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a prática de circuitos elétricos, operando com segurança os equipamentos existentes no laboratório de ensino. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ter desenvolvido ou aprimorado competências e habilidades para: (a) Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos na formulação, solução e análise de circuitos elétricos; (b) Conduzir ensaios e interpretar resultados; (c) Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos; (d) Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; (e) Atuar em equipe e; (f) Transmitir e registrar, de forma ética, seu conhecimento e produção. |
PROGRAMA
1. Redes magneticamente acopladas
2. Circuitos polifásicos equilibrados
3. Circuitos polifásicos desequilibrados
4. Ondas não senoidais
5. Análise de circuitos ressonantes
6. Filtros passivos
METODOLOGIA
As aulas práticas serão ministradas usando simuladores computacionais como o Multisim Online e LTSpice, para demonstrar aos estudantes diversos elementos e equipamentos vistos em campo, como transformadores, resistores, capacitores, indutores, voltímetros e amperímetros. Salienta-se que todas as ferramentas utilizadas na disciplina serão gratuitas. Outros materiais de apoio estarão alocados no Moodle (Endereço: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5606), onde o aluno deverá se cadastrar para ter acesso a plataforma. A chave de acesso será enviada para o e-mail do aluno.
Os encontros síncronos serão realizados por meio do Microsoft Teams, Google Meet, Jitsi Meet, ou Skype, a ser acordado de forma ampla com os discentes. O horário das atividades síncronas respeitará a grade horária do Curso. As aulas assíncronas poderão ser gravadas para estudos posteriores.
Será utilizada a programação em linguagem Python para criação de um sistema web e dispor os resultados online como trabalho final. Salienta-se que o aluno deverá ter condições básicas de algoritmo e programação ensinadas nos períodos iniciais do curso. O professor disponibilizará links de tutoriais para que o discente possa aprender a linguagem de forma autônoma e assíncrona ao longo do curso.
Cronograma Previsto
Data |
Aulas Práticas |
Conteúdo |
1 - Semana 02/03 |
1,66 horas (síncrona) |
- Conteúdo Programático. Critérios de Avaliação. Introdução dos softwares para os estudos práticos. - Explicação do Trabalho Final (Em grupo). |
2 - Semana 09/03 |
1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona) |
- Simulação: Ressonância RLC (Parâmetros). - Uso do Python, Plotly, Dash e Heroku. |
3 - Semana 16/03 |
1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona) |
- Simulação: Ressonância RLC (Frequência). - Uso do Python, Plotly, Dash e Heroku. |
4 - Semana 23/03 |
1,66 horas (síncrona) |
- Simulação: Tensões, Corrente e Potência em Circuito Série, Fator de Potência e Corrente Alternada Senoidal. |
5 - Semana 30/03 |
1,66 horas (síncrona) + 1,1 horas (assíncrona) |
- Simulação: Circuitos magneticamente acoplados. Polaridade. Indutância mútua. |
6 - Semana 06/04 |
1,66 horas (síncrona) + 1 hora (assíncrona) |
- Simulação: Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em estrela). |
7 - Semana 13/04 |
1,66 horas (síncrona) |
- Revisão de Conteúdo. |
8 - Semana 20/04 |
1,66 horas (síncrona) |
- Apresentação dos Trabalhos (Fase I). |
9 - Semana 27/04 |
1,66 horas (síncrona) + 1 hora (assíncrona) |
- Simulação: Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em delta). |
10 - Semana 04/05 |
1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona) |
- Simulação: Circuitos trifásicos desequilibrados. |
11 - Semana 11/05 |
1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona) |
- Simulação: Ondas não senoidais - retificação de onda completa usando diodos. |
12 - Semana 18/05 |
1,66 horas (síncrona) |
- Simulação: Ondas não senoidais - lâmpadas led e fluorescente. |
13 - Semana 25/05 |
- |
Reposição da aula de sexta |
14 - Semana 01/06 |
1,66 horas (síncrona) |
- Filtros Passivos. |
15 - Semana 08/06 |
1,66 horas (síncrona) |
- Apresentação dos Trabalhos (Final). |
16 - Semana 15/06 |
1,66 horas (síncrona) |
- Considerações Finais. |
O conteúdo síncrono teórico será ministrado conforme a grade horária oficial, às terça-feira, de 07h10min às 08h50 (I_D), 08h50min às 10h30min (I_E) e 10h40min às 12h20min (I_F).
AVALIAÇÃO
1º Os relatórios das aulas envolvendo simulações computacionais serão em grupo e deverão ser entregues impreterivelmente até a data da aula posterior (7 dias de prazo).
2º Os relatórios do item acima terão uma pontuação máxima de 50 pontos no total, em que a nota de cada relatório depende da quantidade solicitada no período.
Parágrafo Único. Dentre os fatores que serão levados em consideração será a quantidade de questões corretas, adequação ao padrão e cumprimento das normas ABNT (capa / citações / emprego de fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5 no texto / referências bibliográficas). Recomenda-se estudar referenciais teóricos sobre o assunto "Metodologia Científica".
3º Relatórios entregues fora das datas e horários estabelecidos no item anterior não serão aceitos, sendo atribuída NOTA ZERO no dado relatório. Em se tratando de relatórios em grupo, pelo menos um dos integrantes deve entregar o documento.
4º O trabalho final terá o valor máximo de 40 pontos (aplicativo web usando Python). O tema será sorteado pelo docente contemplando diversos conteúdos da disciplina. Essa avaliação será pontuada conforme a Equação NotaTrab = Apresentação Fase I (10 pontos) + Apresentação Final (30 pontos).
5º As datas de avaliações constam na Tabela I.
Tabela I - Data das avaliações
Descrição |
Data / Horário |
Pontos |
1. Participação nos encontros síncronos |
Aulas Síncronas - ver Cronograma na Seção 6 |
10 |
2. Relatórios Técnicos (Simulações) - Moodle |
Prazo: 1 semana, até 07h00 |
50 |
3. Trabalho (Programa Computacional) - Apresentação, código-fonte e link via Moodle |
20/04, até 07h00 |
10 |
08/06, até 07h00 |
30 |
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Total |
- |
100 |
6º A assiduidade da prática (75%) será mensurada por meio da presença nas atividades síncronas (registradas em planilha) e estudo das tarefas assíncronas registradas na plataforma Moodle.
Informações Adicionais
1º Não haverá avaliação substitutiva que venha a trocar avaliação(ões) já realizada(s).
2º A ausência do aluno em qualquer avaliação nas datas e horários pré-estabelecidos será atribuído NOTA ZERO. A solicitação de avaliação fora de época será baseada na Resolução n. 15/2011, do CONGRAD.
3º É muito importante o aluno realizar a programação de suas atividades, estudar antecipadamente e solucionar possíveis dúvidas para um bom aproveitamento do curso.
4º Esta disciplina será ministrada de acordo com a Portaria MEC n. 544, de 16 de Junho de 2020 e de acordo com a Resolução CONGRAD/UFU n. 7 para Atividades Remotas Emergenciais, publicada em 14 de Julho de 2020.
5º Os casos omissos oriundos e as dúvidas na aplicação desde Plano serão dirimidos pelo docente.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. O. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 3ª ed. McGrawHill, 2005.
BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. São Paulo: PHP, 1997.
EDMINISTER, J. A. Circuitos Elétricos: Resumo da Teoria. Edição revisada. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Makron McGraw-Hill, 1991.
IRWIN, J. D. Análise de Circuitos em Engenharia. São Paulo: Makron Books, 2000.
Complementar
HAYT Jr., W. H.; Jack E. Kemmerly; Steven M. Durbin; tradução de Alberto Resende de Conti. Análise de Circuitos em Engenharia. 7ª edição. McGrawHill, 2007.
KERCHNER, C. Circuitos de Corrente Alternada. Porto Alegre: Globo, 1977.
NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 6ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
JOHNSON, D. E.; HILBURN, J. L.; JOHNSON, J. R. Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos. 4ª edição. São Paulo: PHB, 1990.
ROBBA, E. J. Introdução a Sistemas Elétricos de Potência: Componentes Simétricas. São Paulo: Edgard Blucher; Brasília: INL, 1973.
W3SCHOOLS.COM. Python Tutorial. Disponível em: https://www.w3schools.com/python/. Acesso em: 10 Fev. 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Maycon Santos Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/02/2021, às 23:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 | SEI nº 2550689 |