UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Orgânica I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34604

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. Dr. Hugo de Souza Rodrigues

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Disciplina ofertada no Curso 111386BI Graduação em Químico Grau Bacharelado. Horário que a disciplina será ministrada: Quinta – feira 9h50min às 11h30min e Sexta-feira 9h50min às 11h30min.

 

EMENTA

Introdução histórica da Química Orgânica. Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química. Alcanos e Ciclo-alcanos. Alcenos e Alcinos.Haletos de Alquila e Organometálicos. Álcoois e Éteres. Estereoquímica dos compostos orgânicos. Química de Compostos Orgânicos de Enxofre e Fósforo.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo de Química Orgânica I descrito na ementa da disciplina oferece uma base para o melhor entendimento e aprendizado dos alunos do curso de Química tanto no decorrer da sua formação quanto em estudos futuros a serem realizados pelos futuros profissionais, os quais estarão constantemente recorrendo aos conceitos básicos de reatividade orgânica em suas atividades nas mais diversas áreas da química.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação intelectual do estudante, para o desenvolvimento de seu pensamento cienfico e de sua habilidade para resolver problemas.

Objetivos Específicos:

O aluno deverá ser capaz de resolver problemas que envolvam métodos de preparação, propriedades sicas e químicas das substâncias estudadas, bem como nomenclatura e classes de compostos, e os conceitos teóricos fundamentais envolvidos.

PROGRAMA

1. Introdução histórica da Química Orgânica.

2. Introdução sobre Estrutura Eletrônica e Ligação Química: Estruturas de Lewis. Estruturas de Ressonância. Orbitais Atômicos. Estrutura Eletrônica dos Átomos. Ligação Química. Orbitais Híbridos e suas ligações. Sumário de grupos funcionais: noções sobre nomenclatura, Acidez/basicidade em compostos orgânicos. Conceito de isomeria. Interações intermoleculares e seus efeitos.

3. Alcanos e Ciclo-alcanos: Propriedades sicas. n-alcanos: barreiras à rotação ao longo das ligações C-C. alcanos ramificados. cicloalcanos. calores de formação. cicloalcanos: tensão anelar. Ocorrência de alcanos. Reações de Alcanos e Cicloalcanos. Reações radicalares. Análise conformacional.

4. Alcenos e Alcinos: Estrutura. Nomenclatura e propriedades sicas. Estabilidade relava dos alcenos: calores de hidrogenação. Estereoquímica dos alcenos: estereoisomeria geométrica, os conceitos de E e Z. Estrutura eletrônica e orbitalar da ligação tríplice. Nomenclatura e propriedades sicas dos alcinos. Acidez de alcinos. Reações de Alcenos e Alcinos.

5. Haletos de Alquila e Organometálicos: Estrutura, nomenclatura e propriedades sicas de haletos de alquila. Usos de hidrocarbonetos halogenados. Nomenclatura e estrutura das substâncias organometálicas. Propriedades sicas e preparação de organometálicos. Reações de Compostos Orgânicos Halogenados; Substuição Nucleolica, Sn2 e Sn1. Reação de Eliminação Beta: Mecanismo E2. O mecanismo E1. Sumário de Reavidade em Substuições Nucleolicas e Eliminações. Eliminação Alfa.

6. Álcoois e Éteres: Estrutura, nomenclatura e propriedades químicas e sicas dos álcoois. Reações de álcoois; Alcóxidos e Fenóxidos: Formação de Éteres. Conversão de Álcoois a Éteres. Oxidação. Reações de Éteres. Reações de Epóxidos. Nomenclatura e propriedades sicas de éteres. Reações de éteres. Éteres cíclicos.

7. Estereoquímica dos compostos orgânicos: Propriedades sicas de enanômeros: avidade ópca. Estereoisômeros. Quiralidade e enanômeros. Nomenclatura de enanômeros: A convenção R e S. Projeção de Fischer. Determinação R/S em Projeção de Fischer. Racematos. Substâncias contendo mais do que um estereocentro: Diastereoisômeros. Estereoquímica em sistemas cíclicos. Conformação. Reações químicas e estereoisomerismo: Síntese enanosseleva de moléculas quirais. Resolução de Enanômeros.

8. Química de Compostos Orgânicos de Enxofre e Fósforo: Estrutura dos compostos de enxofre: propriedades sicas, químicas e nomenclatura. Tióis: reações e obtenção. Sulfetos e dissulfetos: reações de obtenção. Sulfóxidos e sulfonas: reações de obtenção. Sais de sulfônio. Ácidos de enxofre e seus derivados: reações destes compostos Estrutura dos compostos de fósforo: propriedades sicas, químicas e nomenclatura. Reação de Wig e variações.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será ministrado, presencialmente, por meio de aulas expositivas utilizando datashow e quadro branco. As aulas expositivas envolverão a apresentação e discussão do conteúdo, resolução de exercícios e discussão de vídeos, além de atividades em grupo. As atividades assíncronas serão disponibilizadas em arquivos na plataforma equipe Plataforma Microsoft Teams, sendo orientadas e discutidas pelo docentes junto aos discentes. Um cronograma com datas e respectiva distribuição dos conteúdos programáticos e avaliações será discutido e ajustado pelo docente junto aos discentes na primeira semana de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através do somatório das notas de 3 conjuntos avaliativos denominados de avaliações PA, PB, e T ; considerando-se os conteúdos ministrados, sendo:

 

Prova A (PA) = (valor = 0 à 30 pontos) = resolução de prova dissertativa.

Prova B (PB) = (valor = 0 à 30 pontos) = resolução de prova dissertativa.

Resolução de atividades tarefas (T) = (valor = 0 à 20 pontos) = resolução de questões (tarefas) referente ao conteúdo programático.

Apresentação de seminário (S) = (valor = 0 à 20 pontos)

A nota final será (NF) será determinada por: NF = PA +PB +T+S

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota M ≥ 60.

Recuperação:

Os alunos com nota NF < 60 poderão fazer uma prova de recuperação (PR) que substituirá a menor nota obtida em PA ou PB, sendo refeito o calculo na equação NF. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota NF ≥ 60. Para estudantes que obtiverem nota inferior a 60 pontos poderão realizar avaliação de recuperação (R) que substituirá NF.

A nota final após realização de recuperação será igual a A nota final será (NF) será determinada por: NF = R

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BRUICE, P. Y. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Prence Hall, 2006. v. 2.

[2] McMURRY, J. Química orgânica. 6. ed. Rio de Janeiro: Pioneira, 2005. 2 v.

[3] SOLOMONS, T. W. G. Química orgânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.2 v.

Complementar

[1] MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química orgânica. 14. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian,2005.

[2] VOLLHARDT, K. P. C.; SCHORE. N. E. Química orgânica: estrutura e função. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

[3] ALLINGER, N. L. Química orgânica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1976.

[4] CAMPOS, L. S.; MOURATO, M. Nomenclatura dos compostos orgânicos. 2. ed. Lisboa: Escolar, c2002.

[5] CONSTANTINO, M. G. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 3 v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5126105 e o código CRC EF764D06.




Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5126105