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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
O conceito polissêmico de jogo e de suas significações culturais. Jogos, brinquedos e brincadeiras na escola. A aprendizagem pelo lúdico: paradigmas pedagógicos, psicológicos, sócio antropológicos e históricos. A utilização do brincar em propostas pedagógicas.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Jogos Brinquedos e Brincadeiras, articula-se, no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia ICHPO-UFU, sobretudo com outras disciplinas do curso que discutem temas como: diversidade cultural, corporeidade, arte, organização curricular, práxis pedagógica e formação do e da pedagoga. A atenção tocante a tais temas aponta essencialmente para a formação e atuação do e da pedagoga no sentido de compreender melhor as significações e as possibilidades do lúdico no trabalho educativo com crianças, discutindo em particular o lugar dos jogos dos brinquedos e das brincadeiras nos espaços tempos escolares e não escolares, assim como qual é a sua função no trabalho com jogos brinquedos e brincadeiras infantis.
Como parte integrante do Segundo Ciclo de formação: Diálogos interculturais que busca alargar as discussões sobre a diversidade cultural, na qual a cultura é fruto das relações humanas, concebe o brinquedo como um objeto histórico-cultural que possibilita à criança aprender a própria cultura e agir sobre o mundo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Abordar historicamente os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras; |
- Caracterizar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras discutindo os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos; - Perceber os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como instrumento de ensino e aprendizagem; - Vivenciar processos de elaboração metodológica e de aplicação de jogos; - Conhecer a brinquedoteca e seu potencial pedagógico; - Articular os conteúdos temáticos ao Ciclo de formação “Diálogos interculturais” e com o Prointer VI: Arte, Cultura e Educação. |
PROGRAMA
Unidade I: Conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira
O jogo, o brinquedo e a brincadeira na sociedade: histórico
Tipos de jogos, brinquedos e brincadeiras
O jogo e a cultura: jogos tradicionais infantis
Unidade II: Escola e cultura lúdica
O jogo e a construção da representação infantil
Unidade III: O brincar
A brincadeira de faz-de-conta e a ação pedagógica
Unidade IV - A brinquedoteca
Organização e práticas
Unidade V - Recreação
Ludicidade, lazer e sociedade
METODOLOGIA
A metodologia da disciplina de jogos brinquedos e brincadeiras está em concordância com a Resolução nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
- VI Seminário da Congada, previsto para os dias 15 a 19 de maio de 2023 com a elaboração de um relatório(TDE) de pelo menos uma atividade realizada durante o evento.
- Avaliação de recuperação dia 23 de junho de 2023 às 13:10h
● Horários das atividades presenciais: Sextas-feiras, das 13h10 as 14:50h
● As referências bibliográficas e outros materiais da disciplina serão disponibilizados para as e os estudantes pelo drive, E-mail : licalaca@ufu.br e Whatsapp : (34)99976-4575
O curso será desenvolvido a partir de aulas dialógicas, através de atividades que possam promover o diálogo, discussão, vivências e aprendizagens significativas, mobilizando linguagens plurais diversas, com potencial criativo, intelectual, emocional, afetivo, além, de trabalhar leitura, interpretação, compreensão, discussão de textos, imagens, apreciação de diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.
Utilizaremos as seguintes atividades como instrumentos de avaliação:
Atividades |
Nota |
Seminário |
25 |
Produção criativa |
25 |
Análise fílmica |
25 |
Auto-Avaliação (participação) |
25 |
TOTAL |
100 |
Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o e a estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos na medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
Será disponibilizado horário de atendimento individual e coletivo com a professora para tratar as dúvidas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARIES, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3. ed.Campinas: Alínea, 2010.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34,2002.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed.Campinas: Papirus, 2007.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Complementar
ABBONDATI JUNIOR, L. Jogos e soluções interativas: sua importância para o universo corporativo, a educação, a saúde e as relações interpessoais no século XXI. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1987.
MOYLES, J. R. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, K. C. S. Jogos de matemática de 1º a 5º ano: ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KISHIMOTO, T. Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 18:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4252404 |