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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39022 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia da Educação |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Analisar a experiência humana em sua diversidade cultural e as articulações entre indivíduo, cultura,
sociedade e educação. Promover discussões e reflexões em Antropologia da educação de modo a contribuir
com uma formação que considere a questão da alteridade e da diversidade em variados processos
educacionais. Fomentar o debate sobre educação para a diversidade. Propiciar análise antropológica sobre as
leis 10.639/03 e 11.645/08
Ementa
Análise das diferentes articulações entre sociedade, diversidade cultural e educação. (Re)conhecimento da
alteridade e (re)conhecimento da diversidade interna e externa à sala de aula. Debate sobre educação para a
diversidade. Espaço sociocultural do aprendizado e representações culturais da escola e do ensino.
Escolarização, saber especializado e notório saber. Contribuições da Antropologia na compreensão de práticas
educativas que se constituem para além das instituições escolares. Etnografia em espaços formais e não
formais de educação.
PROGRAMA
1. Antropologia e o estudo da diversidade cultural: etnocentrismo, relativismo cultural e práticas educativas
1.1. Indivíduo, sociedade, diversidade cultural e educação
1.2. Alteridade e diversidade dentro e fora da sala de aula
2. Educação para a diversidade
2.1. Legislação educacional, as leis 10.639/03 e 11.645/08 e a questão das diversidades (étnico-racial,
religiosa, de gênero e outras)
2.2. Pluralidade cultural e concepções de educação
3. Ensino, aprendizado, escolas e escolarização
3.1. Espaço sociocultural do aprendizado e representações culturais da escola e do ensino
3.2. Escolarização, saber especializado e notório saber
4. Antropologia da/na educação
4.1. Etnografia em espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem
4.2. Conhecimentos antropológicos na compreensão de práticas educativas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
GUSMÃO, Neusa Maria M de. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo:
Biruta, 2003.
ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.
DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e educação: um saber de fronteira. Rio de Janeiro: Forma&Ação,
2007.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos CEDES,
Campinas, v. 18 n. 43, 1997.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
WULF, Christoph. Antropologia da educação. Campinas: Alínea, 2005.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1828174 |