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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Expressâo gênica e epigenética: conceitos básicos;
Mecanismos epigenéticos e expressão gênica (Metilação do DNA; Modificação de Histonas; RNAi)
Elementos de transposição.
Imprinting genômico
JUSTIFICATIVA
Os estudantes de biotecnologia serão apresentados aos conhecimentos sobre epigenética e como tais modifcações epigenéticas podem ser utilizadas em programas de Ecotoxicologia. Quanto a variação natural de perfis epigenéticos altera a resposta a fatores ambientais?
Que evidências estão disponíveis sobre a natureza da relação
dose-resposta para efeitos epigenéticos?
Como incorporar essa informação em estudos de Ecotoxicologia ,tal como avaliação de riscos de compostos químicos .
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A epigenética é o estudo de mudanças hereditárias na função ou ativação gênica que não estão associadas com alterações na sequência do DNA. A ação de agentes ambientais sobre os genomas é fato constatado em diversas publicações na área de saúde ambiental. Perturbações do ambiente com relação à qualidade da água, do ar e agentes químicos aos quais estamos expostos nos alimentos crus ou processados podem modificar epigeneticamente a expressão gênica bem como causar mutações. O Objetivo específico desta disciplina é apresentar ao estudantes como ocorre a modulação da cromatina pela alteração na expressão de redes de genes, causando respostas regulatórias que podem causar doenças, uma vez que podem afetar o controle da diferenciação celular, o sistema imunológico, e a neurogênese. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
PROGRAMA
Epigenética para biomonitoramento |
Carga |
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Data |
Conteúdo |
horária |
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1 |
04/05 |
Revisão sobre regulação da expressão gênica |
2h |
2 |
11/05 |
O que é epigenética |
2h |
3 |
18/05 |
Metilação do DNA |
2h |
4 |
25/05 |
Modificações de histonas |
2h |
5 |
01/06 |
RNAs com ação epigenética: LncRNAs |
2h |
6 |
08/06 |
RNAs com ação epigenética: siRNAs e piRNAs |
2h |
7 |
15/06 |
RNAs com ação epigenética: variação do número de cópias de RNA ribossômico (CNV) |
2h |
8 |
22/06 |
O caso dos cromossomos Y de Drosophila melanogaster |
2h |
9 |
29/06 |
Heterocromatinização facultativa e silenciamento gênico |
2h |
10 |
06/07 |
Metodologias para monitoramento ambiental utilizando espécies bioindicadoras pela modulação da expressão gênica |
2h |
11 |
13/07 |
Discussão de artigo - 1 - Metilação |
2h |
12 |
20/07 |
Discussão de artigo - 2 - Acetilação |
2h |
13 |
27/07 |
Discussão de artigo - 3 - RNAs e ação epigenética |
2h |
14 |
03/08 |
Discussão de artigo - 4 - CRISPR e epigenética |
2h |
15 |
10/08 |
Discussão de artigo 5 - Epigenética e ambiente |
2h |
16 |
17/08 |
Prova |
2h |
total 32 horas-aula = 26,67 horas relógio |
32h |
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A complementação de 3,33 horas relógio faltantes (200 minutos) se dará:
50 minutos: Produção de mapa mental
100 minutos: Produção de vídeo sobre RNAs não codificantes
50 minutos: Vídeo sobre como se preparar para a apresentação de um artigo científico
Todos as tarefas e vídeos serão disponibilizados pela plataforma moodle e a frequência será contabilizada pela visualização e respostas às perguntas que estarão inseridas nos vídeos e entrega dos trabalhos.
METODOLOGIA
- Aulas expositivas, painel integrado, sala de aula invertida, e discussões de artigos que apresentam como fatores ambientais, poluentes podem afetam epigeneticamente a expressão gênica.
AVALIAÇÃO
Assiduidade (20 pontos)
Nota de assiduidade
100% de presença: 20 pontos
assiduidade menor que 75% - zero
assiduidade entre 75% e 100% - regra de três
2 Trabalhos (30 pontos)
Avaliação continuada na forma de exercícios realizados em sala de aula.
Serão 10 exercícios valendo 3,0 pontos cada, totalizando assim 30 pontos.
3. Discussão de artigo científico (30 pontos):
A turma será dividida em grupos. Cada grupo ficará responsável por liderar a discussão de um artigo.
20 pontos para o grupo que lidera a discussão
10 pontos para a participação na discussão
Critérios de avaliação:
Para o grupo líder da discussão
Domínio do conteúdo - 10 pontos
Utilização de recursos audiovisuais de qualidade - 5 pontos
Atividade elaborada que estimula participação dos colegas - 5 pontos
Para os alunos que participarão como ouvintes/debatedores
Leitura prévia do artigo - 5 pontos
Participação ativa na discussão = 5 pontos
4. Avaliação final (20 pontos)
Prova com questões dissertativas e objetivas sobre o conteúdo estudado no curso.
Avaliação de recuperação
- Será realizada no dia 22/agosto, presencialmente, em local e data ser combinado a depender do número de estudantes que necessitarem.
- Uma prova escrita no valor de 35 pontos sobre todo o conteúdo da disciplina.
- A nota desta avaliação de recuperação irá substituir a nota de uma das avaliações escritas (a de menor nota).
BIBLIOGRAFIA
GRIFFITHS, A; MILLER, J; SUZUKI, D.; LEWONTIN, R; GELBART, W.; Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,. 2009.
JOCELYN E. KREBS, ELLIOTT S. GOLDSTEIN, STEPHEN T. KILPATRICK. Lewin's Genes X. Sudbury, Mass.: Jones and Bartlett, 2011.
LEHNINGER, Albert L. Princípios de bioquímica. 4. ed. São Paulo: SARVIER, 2006.
LODISH H., et al. Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.
SNUSTAD, D.P. e SIMMONS, M.J. Fundamentos de genética. 2° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2001
.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALBERTS B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CASSANDRA WILLYARD . The epigenome editors: How tools such as CRISPR offer new details about epigenetics. (2017). Nature Medicine, 23:900-903.
DE ROBERTIS, E. D. P. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2006
NICIURA, S. C. M. E SARAIVAN. Z. EDS. Epigenética: bases moleculares, efeitos na fisiologia e na patologia e implicações. 1ed. Brasília: Editora Embrapa.2014
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rute Magalhães Brito, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 | SEI nº 3516132 |