UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

                     LIBRAS01       

COMPONENTE CURRICULAR:

            Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                 Faculdade de Educação

SIGLA:

              FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais - Libras, língua oficial da comunidade
surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.
Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em contextos escolares e não escolares.
Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos
surdos;
Compreender os fundamentos da educação de surdos;
Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de
comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos
Linguísticos da Libras.

 

PROGRAMA

 

1- A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos
1.1. História das línguas de sinais
1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto
educacional dos sujeitos surdos
1.3. A línguas de sinais na constituição da identidade e cultura surdas
- Legislação específica: a lei n. 10.436. de 24/04/2002 e o Decreto n. 5.626, de 22/12/2005.
2. Introdução a Libras


2.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.

 

2.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões
não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas,
expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.


3. Prática introdutória em Libras


3.1. Diálogo e conversação com frases simples
3.2. Expressão viso-espacial

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão:
estabelecendo novos diálogos. 2.ed. Recife: Ed. do Autor, 2007.


LIBRAS: conhecimento além dos sinais. 15.ed. São Paulo: Pearson, 2011.


LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (Org.) Letramento e minorias.
Porto Alegre: Mediação, 2014.


SÁ, N.R.L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: EdUFAM, 2002.


SKLIAR, C. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 5. ed.
Porto Alegre: Mediação, 2013.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. 4. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2015.


CAPOVILLA, Fernando Cérsar; RAPHAEL, Walkiria Duarte (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais
brasileira: o mundo do surdo em Libras. São Paulo: EdUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,
2004.


GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo:
Plexus, 2002.


MOURA, Débora Rodrigues. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. Curitiba: Appris, 2015.


SACKS, O. W. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.


SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.


SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.


SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 SEI nº 1839991