UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia para o Ensino de Química II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP)

Código:

GQI120

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

A disciplina Metodologia do Ensino de Química II (MEQ II) justifica-se pela necessidade de se discutir questões relacionadas à linguagem química e sua mediação no processo de elaboração de significados em Química. Além disso, serão discutidos vários aspectos relacionados ao planejamento de aulas teóricas e práticas; análise de livros didáticos [considerando os critérios já abordados em MEQ I] e discussão de diferentes metodologias a serem utilizadas nestas aulas. Serão também discutidos textos relacionados às questões metodológicas para o ensino de Química sobre os temas: avaliação, inclusão, história da Química, sexualidade, questões de gênero, religiosidade e faixa geracional, saberes populares, cultura afro-brasileira, interações e transformações, interdisciplinaridade, modelos e modelagens, educação CTS, educação ambiental, objetos de aprendizagem, linguagem científica e cotidiana, experimentação, pesquisas educacionais e livros didáticos. Assim, em MEQ II, o/a professor/a em formação reunirá os aspectos teórico-metodológicos [tanto os específicos da Química quanto os saberes natureza pedagógica], assim como as diversas teorias de aprendizagens abordadas durante o curso [por exemplo, em componentes curriculares da Psicologia da educação, Didática Geral, entre outras], até o momento, para pensar, refletir, planejar, propor e executar ações didáticas para o Ensino de Química. Por conseguinte, em MEQ II, em conjunto com os demais componentes curriculares, corrobora para a formação da identidade do/a Professor/a de Química

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Organizar e planejar sequências didáticas, criando espaço para a reflexão sobre as ações mediadas em sala de aula e permitindo a instauração de práticas condizentes com os fundamentos teóricos sobre os processos de ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos:

Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais e metodologias capazes de atender as necessidades do ensino da Química na escola de educação básica.

PROGRAMA

A interação professor-aluno e aluno-aluno na construção do conhecimento: a mediação como articuladora de saberes; relações socioculturais no ambiente escolar; desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudinais.

Estratégias para o ensino de química: aplicabilidade em situações reais; adaptação de atividades; características e viabilidade do ensino de conteúdos específicos; trabalho em equipe e utilização de recursos didáticos.

Influência da linguagem e da mediação no processo de elaboração de significados: análise de episódios de ensino descritos na literatura e coletados pelos próprios alunos.

Planejamento e avaliação de sequências didáticas para o desenvolvimento de determinado conteúdo: Planejamento: atividades que discutam os níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico. Avaliação: pertinência das atividades planejadas, da sequência proposta, do plano de aula e dos instrumentos avaliativos - parte prática.

Execução da sequência didática elaborada: regência e observação da aula (vídeo) e da adequação dos materiais utilizados; avaliação da aula (interações, conteúdos, atitudes) e replanejamento – parte prática.

Elaboração, adaptação e avaliação de material instrucional: seleção e/ou confecção de material de apoio – parte prática.

METODOLOGIA

Aulas expositivas-dialogadas e aulas simuladas. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, aulas simuladas, reflexões,  e debates acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre sobre o ensino de Química e suas implicações nos materiais didáticos, paradidáticos e nos planejamentos de ensino que trarão aspectos importantes para o processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som (para vídeos); livros didáticos e paradidáticos; entre outros.

Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma).

AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do semestre (Participação nas atividades remotas (entrega das avaliações, estudos e leituras, colaboração em debates). Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, aulas simuladas, produções escritas, reflexões e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade com as atividades. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

  1. Entrega e apresentação do planejamento de proposta fundamentada conceitual e metodologicamente envolvendo conhecimentos da Química (Atividade avaliativa 1): 30 pontos;

  2. Execução da sequência didática elaborada: 40 pontos;

  3. Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre. Neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ASTOLFI, J. P. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1990.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: uma contribuição para a psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC,1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Complementar

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.). A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 4.ª ed. 2011.

SOUZA, P. V. T.; AMAURO, N. Q.; GOUVEIA, E. A.; FERNANDES SOBRINHO, M. Investigando as interações discursivas para a construção de significados em uma aula de Química. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 4689-4696, 2017.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa o ensino de química para formar cidadãos? Química nova na escola - Química e Cidadania, n. 4, Nov. 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L. da; BEJANARO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na Escola – Cotidiano e contextualização no Ensino de Química, v. 35, n. 2, p. 84-91, maio, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

SANTOS, W. L.; MALDANER, O. A. (org). Ensino de Química em Foco. Ed. Unijuí: 2010.

SOUZA, P. V. T.; SILVA, M. D.; AMAURO, N. Q.; MORI, R. C.; MOREIRA, P. F. S. D. Densidade: Uma Proposta de Aula Investigativa. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 120-124, 2015.

Textos selecionados dos periódicos: Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical EducationEnseñanza de las CienciasJournal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in ChemistryInternational Journal of Science EducationScience Education

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892222