UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria da História II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32305

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

     (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Giliard da Silva Prado

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Período letivo: 2021/1, com vigência de 29/11/2021 a 02/04/2022, conforme Resolução n. 25/2020 do CONGRAD (Redação dada pela Resolução CONGRAD n. 28, de 20 de setembro de 2021).

E-mail de contato: <giliardprado@ufu.br>

 

EMENTA

Teorias e formas de produção do conhecimento histórico nos séculos XX e XXI: movimento dos Annales; marxismo; pós-modernismo. A história-problema, a interdisciplinaridade, a concepção de tempo histórico e outras inovações teórico-metodológicas do Movimento dos Annales. A Escola Inglesa, a perspectiva da história “vista de baixo” e os principais debates na historiografia marxista contemporânea. O questionamento das noções de verdade e cientificidade na corrente historiográfica pós-moderna.

 

JUSTIFICATIVA

Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de noções e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes correntes historiográficas e métodos da pesquisa histórica no decorrer dos séculos XX e XXI, a disciplina Teoria da História II é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar, possibilitando-lhes correlacionar as discussões teóricas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Possibilitar que os alunos compreendam as distintas teorias e formas de produção do conhecimento histórico no âmbito das principais correntes historiográficas dos séculos XX e XXI – movimento dos Annales, marxismo e pós-modernismo – com ênfase nas inovações teórico-metodológicas e nas mudanças epistemológicas que marcaram a historiografia produzida ao longo desse período.

 

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para que os alunos compreendam as principais noções, conceitos e teorias do conhecimento histórico que caracterizam o movimento dos Annales, o marxismo e o pós-modernismo;

  • Possibilitar que os alunos compreendam tanto as especificidades quanto as correlações existentes entre as diferentes teorias da história;

  • Contribuir para que os alunos compreendam as relações existentes entre as teorias da história e as técnicas e métodos da pesquisa histórica.

 

PROGRAMA

Unidade 1- Movimento dos Annales

1.1- As diferentes fases (ou gerações) do movimento dos Annales: principais autores, obras e transformações teórico-metodológicas.

1.2- A institucionalização dos Annales; as disputas no campo científico; a interdisciplinaridade; e a revolução documental.

1.3- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade no movimento dos Annales.

 

Unidade 2- Marxismo

2.1- As diferentes concepções teóricas e os principais debates na historiografia marxista dos séculos XX e XXI.

2.2- A Escola Inglesa: principais autores, obras e propostas de renovação do marxismo.

2.3- As classes sociais: a história “vista de baixo” e a importância da perspectiva relacional.

 

Unidade 3- Pós-modernismo

3.1- A corrente historiográfica pós-moderna: principais abordagens, autores e obras.

3.2- Os pós-modernos e o questionamento da cientificidade da História.

3.3- Verdade ou ficção? A diluição das fronteiras entre História e Literatura.

 

METODOLOGIA

O plano de ensino da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas distribuídas ao longo das quinze semanas do semestre letivo.

A disciplina terá uma carga horária semanal de 4h, que será distribuída entre atividades síncronas (2h) e assíncronas (2h).

6.1- Atividades síncronas

As atividades síncronas ocorrerão às terças-feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas: 30/11; 07/12; 14/12; 21/12; 11/01; 18/01; 25/01; 01/02; 08/02; 15/02; 22/02; 08/03; 15/03; 22/03; 29/03.

Essas atividades consistirão em videoconferências realizadas por meio do serviço de conferência web da RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/> e nas quais ocorrerão aulas expositivas e dialogadas. O acesso à sala de aula da disciplina Teoria da História II na plataforma Conferênciaweb ocorrerá por meio do seguinte link: <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/teoria-da-historia-ii>

6.2- Atividades assíncronas

As atividades assíncronas terão uma carga horária semanal de 2h e serão realizadas, consoante a natureza desse tipo de atividade, de acordo com os critérios de organização e planejamento de cada discente no decorrer da semana, devendo, porém, ser observados os prazos estipulados para a realização das atividades propostas.

A carga horária semanal (2h) das atividades assíncronas será destinada para a leitura e anotações dos textos (ferramenta “diário” do ambiente Moodle) realizadas pelos discentes; e para a participação em fóruns de dúvidas.

As atividades assíncronas serão realizadas com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle – UFU: <https://www.moodle.ufu.br/>, no qual serão disponibilizadas as referências bibliográficas e outros materiais de apoio didático. O link da disciplina Teoria da História II e os dados necessários para o acesso à plataforma Moodle serão enviados no primeiro dia do semestre letivo.

6.3- Acesso a materiais didáticos e bibliografia

O acesso a materiais didáticos e à bibliografia a ser trabalhada na disciplina será feito de forma remota. Tais materiais, além de terem seus links de acesso indicados no plano de ensino da disciplina, serão disponibilizados às(aos) discentes nas atividades assíncronas por meio da plataforma Moodle; e nas atividades síncronas, durante cada videoconferência, por meio do recurso de compartilhamento de tela.

 

AVALIAÇÃO

A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:

 

SEQUÊNCIA

MODALIDADE AVALIATIVA

PERÍODO PARA ENTREGA

(até 23h:59 da data final)

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

De 18/01 até 24/01

30 pontos

2ª Avaliação

Prova escrita

De 22/02 até 07/03

30 pontos

3ª Avaliação

Trabalho de pesquisa

De 08/03 até 15/03

40 pontos

                                                                                                                                        Total: 100 pontos

 

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Trabalho de pesquisa

a) qualidade do procedimento heurístico e da análise realizada em conformidade com as instruções específicas do trabalho; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT.

 

Para a realização das avaliações os discentes deverão acessar o ambiente da disciplina na plataforma Moodle; ler os enunciados das respectivas atividades avaliativas e, após sua realização, fazer o upload do arquivo na referida plataforma com as avaliações respondidas.

A validação de assiduidade será feita de duas formas: 1) para as atividades síncronas  (videoconferências), a validação ocorrerá por meio da manifestação de presença no bate-papo público; 2) para as atividades assíncronas, o cumprimento das tarefas será validado mediante a fixação de prazos para sua conclusão por meio da atividade da plataforma Moodle intitulada “diário”, que permitirá a solicitação de um registro de cada atividade feita, bem como por meio da participação nos fóruns de perguntas e respostas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwivy978_dvqAhWkA9QKHUlfBXEQFjAAegQIBRAB&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fmod%2Fresource%2Fview.php%3Fid%3D2649896&usg=AOvVaw1NXkwhu9p5eU_fTkKhQDJQ>

 

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998.

<https://www.academia.edu/8854821/Josep_Fontana-_Historia_analisis_del_pasado_y_proyecto_social>

 

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjwr7-qgtzqAhVKGrkGHUF_CVwQFjACegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fmoodle.ufsc.br%2Fpluginfile.php%2F1867820%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FFOUCAULT%252C%2520Michel%2520-%2520A%2520ordem%2520do%2520discurso.pdf&usg=AOvVaw0kHQhrM0p86sPT69GAQycd>

 

Complementar

 

ANKERSMIT, F. R. Historiografia e pós-modernismo. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 2, p. 113-135, mar. 2001.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjJnvynjtzqAhVHIbkGHRtrChQQFjAAegQIBRAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Ftopoi%2Fv2n2%2F2237-101X-topoi-2-02-00113.pdf&usg=AOvVaw1sKPJnMfAS535O19UOIYVk>

 

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjlne2SkNzqAhUdGLkGHcObD2AQFjANegQIDxAB&url=https%3A%2F%2Fbibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com%2F2015%2F02%2Fbloch-m-apologia-da-histc3b3ria.pdf&usg=AOvVaw2G64j73hqLXwdQ8ZRUZ4Qm>

 

BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1990.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjKg5XQq9zqAhVVGrkGHd1ACMkQFjAAegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fproducoeseconhecimentos.files.wordpress.com%2F2015%2F02%2Fbourdc3a9-martin-as-escolas-histc3b3ricas.pdf&usg=AOvVaw2av1brZT9OI3gYVsFzflhi>

 

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnw0Mmhpc3RvcmlhdWZ1fGd4OjY0NmI1MzU2YzkzMWM4NDg>

 

SILVA, Maria Manuela R. de Sousa. Breves reflexões sobre a historiografia inglesa: o grupo da revista Past and Present. Dimensões: Revista do Departamento de História da UFES, n. 4, p. 111-121, 1995.

<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjzlJC5hdzqAhX8E7kGHfj3AoIQFjAAegQIBBAB&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.ufes.br%2Fdimensoes%2Farticle%2Fview%2F2247&usg=AOvVaw0sJs4d_vV_RwebVVZh-52K>

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3164104 e o código CRC 3B80B2ED.




Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3164104