|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
Período letivo: 2021/1, com vigência de 29/11/2021 a 02/04/2022, conforme Resolução n. 25/2020 do CONGRAD (Redação dada pela Resolução CONGRAD n. 28, de 20 de setembro de 2021). E-mail de contato: <giliardprado@ufu.br> |
EMENTA
Teorias e formas de produção do conhecimento histórico nos séculos XX e XXI: movimento dos Annales; marxismo; pós-modernismo. A história-problema, a interdisciplinaridade, a concepção de tempo histórico e outras inovações teórico-metodológicas do Movimento dos Annales. A Escola Inglesa, a perspectiva da história “vista de baixo” e os principais debates na historiografia marxista contemporânea. O questionamento das noções de verdade e cientificidade na corrente historiográfica pós-moderna.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de noções e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes correntes historiográficas e métodos da pesquisa histórica no decorrer dos séculos XX e XXI, a disciplina Teoria da História II é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar, possibilitando-lhes correlacionar as discussões teóricas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
|
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
Unidade 1- Movimento dos Annales
1.1- As diferentes fases (ou gerações) do movimento dos Annales: principais autores, obras e transformações teórico-metodológicas.
1.2- A institucionalização dos Annales; as disputas no campo científico; a interdisciplinaridade; e a revolução documental.
1.3- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade no movimento dos Annales.
Unidade 2- Marxismo
2.1- As diferentes concepções teóricas e os principais debates na historiografia marxista dos séculos XX e XXI.
2.2- A Escola Inglesa: principais autores, obras e propostas de renovação do marxismo.
2.3- As classes sociais: a história “vista de baixo” e a importância da perspectiva relacional.
Unidade 3- Pós-modernismo
3.1- A corrente historiográfica pós-moderna: principais abordagens, autores e obras.
3.2- Os pós-modernos e o questionamento da cientificidade da História.
3.3- Verdade ou ficção? A diluição das fronteiras entre História e Literatura.
METODOLOGIA
O plano de ensino da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas distribuídas ao longo das quinze semanas do semestre letivo.
A disciplina terá uma carga horária semanal de 4h, que será distribuída entre atividades síncronas (2h) e assíncronas (2h).
6.1- Atividades síncronas
As atividades síncronas ocorrerão às terças-feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas: 30/11; 07/12; 14/12; 21/12; 11/01; 18/01; 25/01; 01/02; 08/02; 15/02; 22/02; 08/03; 15/03; 22/03; 29/03.
Essas atividades consistirão em videoconferências realizadas por meio do serviço de conferência web da RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/> e nas quais ocorrerão aulas expositivas e dialogadas. O acesso à sala de aula da disciplina Teoria da História II na plataforma Conferênciaweb ocorrerá por meio do seguinte link: <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/teoria-da-historia-ii>
6.2- Atividades assíncronas
As atividades assíncronas terão uma carga horária semanal de 2h e serão realizadas, consoante a natureza desse tipo de atividade, de acordo com os critérios de organização e planejamento de cada discente no decorrer da semana, devendo, porém, ser observados os prazos estipulados para a realização das atividades propostas.
A carga horária semanal (2h) das atividades assíncronas será destinada para a leitura e anotações dos textos (ferramenta “diário” do ambiente Moodle) realizadas pelos discentes; e para a participação em fóruns de dúvidas.
As atividades assíncronas serão realizadas com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle – UFU: <https://www.moodle.ufu.br/>, no qual serão disponibilizadas as referências bibliográficas e outros materiais de apoio didático. O link da disciplina Teoria da História II e os dados necessários para o acesso à plataforma Moodle serão enviados no primeiro dia do semestre letivo.
6.3- Acesso a materiais didáticos e bibliografia
O acesso a materiais didáticos e à bibliografia a ser trabalhada na disciplina será feito de forma remota. Tais materiais, além de terem seus links de acesso indicados no plano de ensino da disciplina, serão disponibilizados às(aos) discentes nas atividades assíncronas por meio da plataforma Moodle; e nas atividades síncronas, durante cada videoconferência, por meio do recurso de compartilhamento de tela.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE AVALIATIVA |
PERÍODO PARA ENTREGA (até 23h:59 da data final) |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita |
De 18/01 até 24/01 |
30 pontos |
2ª Avaliação |
Prova escrita |
De 22/02 até 07/03 |
30 pontos |
3ª Avaliação |
Trabalho de pesquisa |
De 08/03 até 15/03 |
40 pontos |
Total: 100 pontos |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
|
Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Trabalho de pesquisa |
a) qualidade do procedimento heurístico e da análise realizada em conformidade com as instruções específicas do trabalho; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT. |
A validação de assiduidade será feita de duas formas: 1) para as atividades síncronas (videoconferências), a validação ocorrerá por meio da manifestação de presença no bate-papo público; 2) para as atividades assíncronas, o cumprimento das tarefas será validado mediante a fixação de prazos para sua conclusão por meio da atividade da plataforma Moodle intitulada “diário”, que permitirá a solicitação de um registro de cada atividade feita, bem como por meio da participação nos fóruns de perguntas e respostas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwivy978_dvqAhWkA9QKHUlfBXEQFjAAegQIBRAB&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fmod%2Fresource%2Fview.php%3Fid%3D2649896&usg=AOvVaw1NXkwhu9p5eU_fTkKhQDJQ>
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998.
<https://www.academia.edu/8854821/Josep_Fontana-_Historia_analisis_del_pasado_y_proyecto_social>
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjwr7-qgtzqAhVKGrkGHUF_CVwQFjACegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fmoodle.ufsc.br%2Fpluginfile.php%2F1867820%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FFOUCAULT%252C%2520Michel%2520-%2520A%2520ordem%2520do%2520discurso.pdf&usg=AOvVaw0kHQhrM0p86sPT69GAQycd>
Complementar
ANKERSMIT, F. R. Historiografia e pós-modernismo. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 2, p. 113-135, mar. 2001.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjJnvynjtzqAhVHIbkGHRtrChQQFjAAegQIBRAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Ftopoi%2Fv2n2%2F2237-101X-topoi-2-02-00113.pdf&usg=AOvVaw1sKPJnMfAS535O19UOIYVk>
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjlne2SkNzqAhUdGLkGHcObD2AQFjANegQIDxAB&url=https%3A%2F%2Fbibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com%2F2015%2F02%2Fbloch-m-apologia-da-histc3b3ria.pdf&usg=AOvVaw2G64j73hqLXwdQ8ZRUZ4Qm>
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1990.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjKg5XQq9zqAhVVGrkGHd1ACMkQFjAAegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fproducoeseconhecimentos.files.wordpress.com%2F2015%2F02%2Fbourdc3a9-martin-as-escolas-histc3b3ricas.pdf&usg=AOvVaw2av1brZT9OI3gYVsFzflhi>
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnw0Mmhpc3RvcmlhdWZ1fGd4OjY0NmI1MzU2YzkzMWM4NDg>
SILVA, Maria Manuela R. de Sousa. Breves reflexões sobre a historiografia inglesa: o grupo da revista Past and Present. Dimensões: Revista do Departamento de História da UFES, n. 4, p. 111-121, 1995.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjzlJC5hdzqAhX8E7kGHfj3AoIQFjAAegQIBBAB&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.ufes.br%2Fdimensoes%2Farticle%2Fview%2F2247&usg=AOvVaw0sJs4d_vV_RwebVVZh-52K>
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3164104 e o código CRC 3B80B2ED. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3164104 |