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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de Políticas Públicas.
Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e as condições de sua implementação.
Compreender o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas consequências na estrutura do sistema educacional brasileiro;
Conhecer os elementos básicos da gestão democrática da educação.
Ementa
Reformas atuais do ensino. A Lei nº 9.394/96 (LDB). A realidade educacional e o processo de elaboração e implementação das políticas sociais. Tendências do atual Sistema Nacional de Educação. Elementos básicos da gestão da educação.
PROGRAMA
Unidade I – Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro.
Unidade II – A Definição e Implementação das Políticas Sociais.
A relação Estado x Sociedade;
Natureza e desenvolvimento das políticas sociais;
A Política Educacional no contexto das políticas sociais;
A trajetória da política educacional brasileira: gestão, controle e financiamento.
Unidade III – Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira.
Caracterizar o contexto socioeconômico e político, que vem originando as Reformas Educacionais no Brasil, desde os anos 80.
O redesenho dos espaços público e privado (o papel das ONGs).
Unidade IV - A Lei nº 9.394/96 (LDB) e a realidade educacional
O contexto de aprovação da LDB
Os princípios norteadores da LDB
A educação Básica no Brasil: lei x realidade
A Educação Superior: lei x realidade
A educação no Estado de Minas Gerais
Principais características do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.
O Plano Nacional de Educação
A CONAE e o CONAPE no Brasil
Golpe de 2016 e as implicações na educação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRZEZINSKI, Iria. LDB/1996 Contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DUARTE, Adriana; MELO, Silvana Diniz Gomes; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Ligia Fraga. O Trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. (org.) Escola S.A. Brasília: CNTE, 1996.
LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA Lurdes. A crise da democracia brasileira – Volume I –. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.
SHIROMA, Eneida Oto. EVANGELISTA, Olinda. MORAES, Maria Célia Marcondes de. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1250272 |