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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução a Pedologia. Horizontes dos solos. Componentes do solo. Processos pedogeneticos. Características gerais dos solos de regiões tropicais. Classificação de solos. Conservação dos Solos. Compartimentação morfopedológica.
JUSTIFICATIVA
A partir da compreensão de que o solo se distingue do material de origem, inicial, como resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria, que ocorrem ao longo do tempo e sob a influência dos fatores clima, organismos e relevo o mesmo se torna uma entidade integrada e integralizadora da paisagem. Assim, a compreensão dos fenômenos pedológicos e de suas repercussões na geosfera fornece subsídios aos geógrafos para o entendimento dos processos de evolução do meio físico e da sociedade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o futuro profissional da área da Geografia a identificar as características e propriedades do solo segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos fornecendo ao discente conteúdos teóricos e práticos para que possa compreender o processo e a evolução pedogenética, as propriedades físicas e químicas básicas e principais características do solo, com ênfase aos solos das regiões tropicais. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Introdução.
1.2. Conceituação de solo;
1.3. Fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos e tempo.
2. Pedologia e Geomorfologia
3. Atributos físicos: cor, textura, estrutura, consistência;
4. Atributos diagnósticos;
5. Horizontes diagnósticos de superfície;
6. Material mineral do solo.
7. Características gerais das diversas frações granulométricas.
8. Matéria orgânica.
8.1. Origem e composição da matéria orgânica do solo;
8.2. Principais tipos de matéria orgânica no solo;
9. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.
9.1. Adição, transformação, translocação, remoção;
10. Transporte de materiais no solo.
10.1. Generalidades e definições;
10.2. Processo de eluviação;
10.3. Lixiviação.;
10.4. Processos compensadores de transporte ascendente.
10.4.1. Ascensão físico-química;
10.4..2. Ascensão biológica: ciclos biogeoquímicos;
11. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.
11.1. Transformação, translocação, remoção e adição;
12. Características dos solos de regiões tropicais.
13. Classificação de solos.
14. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
15. Conservação dos Solos.
16. Compartimentação morfopelológica.
METODOLOGIA
Aulas expositivas
Aulas práticas (laboratório/campo)
Recurso didâticos (Quadro/GIZ, data-show, mapas, artigos, teses e livros)
Aula |
Data |
Conteúdo |
1 |
28/09/2022 |
Apresentação conteúdo e introdução a pedologia |
2 |
05/10/2022 |
Fatores de formação do solo |
3 |
19/10/2022 |
Atributos físicos |
4 |
26/10/2022 |
Atributos diagnósticos |
5 |
09/11/2022 |
Atributos diagnósticos |
6 |
16/11/2022 |
Horizontes diagnósticos |
7 |
23/11/2022 |
Avaliação sistemática 1 (valor:30pontos) |
8 |
30/11/2022 |
Levantamento pedológico |
9 |
07/12/2022 |
Mapeamento pedológico |
10 |
14/12/2022 |
Pedogênese Entrega trabalho individual (atributos diagnósticos) (valor:30pontos) |
11 |
21/12/2022 |
Pedogênese em regiões tropicais |
12 |
04/01/2023 |
Avaliação sistemática 2 (valor:40pontos) |
13 |
11/01/2023 |
Classificação de solos |
14 |
18/01/2023 |
SiBCS |
15 |
25/01/2023 |
Compartimentação Morfopedológica |
16 |
01/02/2023 |
Avaliação recuperativa |
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:
Todas as avaliações serão : (dissertativas, objetivas, individuais, e sem consulta. Para correção das avaliações, serão consideradas as informações transmitidas em sala de aula e/ou as obras literárias apresentadas no tópico "8" deste plano de ensino. Qualquer outra resposta fora do escopo literário apresentado por este docente, poderá ser utilizada desde qu, o discente faça a devida citação bibliográfica de acordo com as normas da ABNt e desde que, a obra citada tenha um corpo editorial responsável.
Avaliação sistemática 1 (23/nov./2022)
- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina ministrado até a data 16/11/2022(inclusive).
Trabalho escrito (14/dez/2022)
- Este trabalho será considera para o discente como TDE (Trabalho Discente Efetivo) e será realizado como atividade assicrona correspondente a 8 horas aulas. (Para tal, o doscente estará disponível para atendimento aos discentes em ambiente digital do Microsoft Teams nos dias: 07 e 13 de dezembro de 2022 nó período das 14h00min às 17h30min.
- O conteúdo versativo do trabalho escrito corresponde a "Atributos Diáginósticos e Outros Atributos" conforme todo o Capítulo 1 do SiBCS.
Avaliação sistemática 2 (04/jan./2023)
- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina ministrado até a data 21/12/2022(inclusive).
Avaliação recuperativa (01/fev./2023)
- Todo e qualquer discente matriculado na disciplina terá direito a realizar avaliação recupertiva de acordo com a sua escolha.
- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina.
- Na avaliação, logo após o cabeçalho da avaliação recuperativa terá as opções de escolha para o discente conforme abaixo;
- Escolha a/as avaliação(ões) a ser(em) considerada(s) para substituição desta avaliação recuperativa:
( ) Avaliação sistemática 1 (30ptos)
( ) Trabalho escrito (30ptos)
( ) Avaliação sistemática 2 (40ptos)
( ) Avaliação sistemática 1 + Trabalho escrito (60ptos)
( ) Avaliação sistemática 2 + Trabalho escrito (70ptos)
( ) Avaliação sistemática 1 + Avaliação sistemática 2 (70ptos)
( ) Avaliação sistemática 1 + Trabalho escrito + Avaliação sistemática 2 (100ptos)
BIBLIOGRAFIA
Básica
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília-DF: EMBRAPA-SPI, 2018. 356p.
RESENDE, M. et al. Pedologia: Base para distinção de ambientes. NEPUT, Viçosa-MG, 4ºed., 2002. 338p.
SANTOS R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. SBCS - CNPS. Viçosa-MG, 5ªed, 2005. 92p.
Complementar
Para enriquecimento dos estudos. No mínimo 5 títulos.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2022, às 08:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4021785 e o código CRC 7FF3637E. |
Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 4021785 |