UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Circuitos Elétricos II

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31404

Período/Série:

4

Turma:

A / E

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Maycon Santos Bernardes

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

Em conformidade com as Resoluções 25/2020 e 16/2021 do CONGRAD

 

EMENTA

Desenvolvimento experimental e aplicações à engenharia elétrica de circuitos elétricos.

JUSTIFICATIVA

Conforme o novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, vigente a partir de 2020/2, a componente curricular Experimental de Circuitos Elétricos II pertence ao conteúdo nomeado como Circuitos Elétricos e Segurança e Prevenção de Acidentes, estabelecido por diretrizes curriculares, tendo a disciplina de Circuitos Elétricos II como correquisito. Com ela, espera-se formar um profissional com embasamento técnico e crítico na área de sistemas de energia elétrica, automação, controle, telecomunicações, eletrônica e biomédica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a prática de circuitos elétricos, operando com segurança os equipamentos existentes no laboratório de ensino.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ter desenvolvido ou aprimorado competências e habilidades para:

1. Aplicar conhecimentos matemáticos, cienơficos e instrumentais na formulação, solução e análise de circuitos elétricos;
2. Conduzir experimentos e interpretar resultados;
3. Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
4. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
5. Atuar em equipes;
6. Transmitir e registrar, de forma ética, seu conhecimento e produção.

 

PROGRAMA

1. Segurança em eletricidade
     1.1. Vestuário e acessórios adequados em práticas de laboratório
     1.2. Boas práticas na utilização de equipamentos
     1.3. Cuidados e procedimentos para práticas com equipamentos energizados
2. Revisão sobre circuitos de corrente alternada
3. Circuitos magneticamente acoplados
4. Circuitos polifásicos equilibrados
5. Circuitos polifásicos desequilibrados
6. Componentes simétricas
7. Transformada de Laplace e aplicações em circuitos elétricos
8. Ondas não-senoidais
9. Análise de circuitos ressonantes

METODOLOGIA

As aulas práticas serão ministradas usando simuladores computacionais como o Multisim Online e LTSpice, para demonstrar aos estudantes diversos elementos e equipamentos vistos em campo, como
transformadores, resistores, capacitores, indutores, voltimetros e amperímetros. Salienta-se que todas as ferramentas utilizadas na disciplina serão gratuitas. Outros materiais de apoio estarão alocados no Moodle (Endereço: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5606), onde o aluno deverá se cadastrar para ter acesso a plataforma. A chave de acesso será enviada para o e-mail do aluno.

Os encontros síncronos serão realizados por meio do Microsoft Teams ou Google Meet, a ser informado de forma ampla para os discentes. O horário das atividades síncronas respeitará a grade horária
do Curso. As aulas assíncronas poderão ser gravadas para estudos posteriores.

Será utilizada a programação em linguagem Python para criação de um programa (via terminal) e dispor os resultados para o usuário. Salienta-se que o aluno deverá ter condições básicas de algoritmo e programação ensinadas nos períodos iniciais do curso. O professor disponibilizará links de tutoriais para que o discente possa aprender a linguagem de forma autônoma e assíncrona ao longo do curso.

Os alunos devem usar referências baseada em congressos e períodicos nacionais e internacionais com relevância acadêmica para a construção do fichamento. Pesquisa de estratégias e ferramentas para ensino remoto que podem ser utilizadas para esta disciplina experimental.

Cronograma Previsto

Data

Aulas Práticas

Conteúdo

1 - Semana 13/07

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

- Conteúdo Programático. Critérios de Avaliação. Explicação do Trabalho Final (Em grupo). Segurança em Eletricidade.

2 - Semana 20/07

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

- Simulação: Tensões, Corrente e Potência em Circuito Série, Fator de Potência e Corrente Alternada Senoidal.

- Estudo da linguagem Python e suas bibliotecas

3 - Semana 27/07

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

- Simulação: Ressonância RLC (Parâmetros)

- Estudo da linguagem Python e suas bibliotecas

4 - Semana 03/08

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

- Simulação: Ressonância RLC (Frequência)

- Estudo da linguagem Python e suas bibliotecas

5 - Semana 10/08

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

- Simulação: Circuitos Magneticamente Acoplados. Polaridade. Indutância Mútua

- Estudo da linguagem Python e suas bibliotecas.

- Lista de Exercícios

6 - Semana 17/08

1,66 horas (síncrona)

- Simulação: Componentes Simétricas e Aplicação de Laplace em Circuitos

7 - Semana 24/08

1,66 horas (síncrona)

Apresentação dos Trabalhos (Fase I)

*Reposição de aula de terça em todos os campi

8 - Semana 08/09

1,66 horas (síncrona) + 0,8 hora (assíncrona)

Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em estrela)

9 - Semana 14/09

1,66 horas (síncrona) + 0,8 hora (assíncrona)

Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em delta)

10 - Semana 21/09

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

Circuitos trifásicos desequilibrados

11 - Semana 28/09

1,66 horas (síncrona)

- Entrega e apresentação do fichamento

12 - Semana 05/10

1,66 horas (síncrona) + 0,5 hora (assíncrona)

Ondas não senoidais - retificação de onda completa usando diodos

13 - Semana 19/10

1,66 horas (síncrona)

Filtros Passivos

14 - Semana 26/10

1,66 horas (síncrona)

- Apresentação dos Trabalhos (Final)

*Reposição de aula de terça-feira (campus Uberlândia)

15 - Semana 29/10

1,66 horas (síncrona)

Considerações Finais

O conteúdo síncrono teórico será ministrado conforme a grade horária oficial, às terça-feira.

AVALIAÇÃO

1º Os relatórios das aulas envolvendo simulações computacionais serão em grupo e deverão ser entregues impreterivelmente no prazo estipulado.

2º Os relatórios do item acima terão uma pontuação máxima de 50 pontos no total, em que a nota de cada relatório depende da quantidade solicitada no período.

Parágrafo Único. Dentre os fatores que serão levados em consideração será a quantidade de questões corretas, adequação ao padrão e cumprimento das normas ABNT (capa / citações / emprego de fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5 no texto / referências bibliográficas). Recomenda-se estudar referenciais teóricos sobre o assunto "Metodologia Científica".

3º Relatórios entregues fora das datas e horários estabelecidos no item anterior não serão aceitos, sendo atribuída NOTA ZERO no dado relatório. Em se tratando de relatórios em grupo, pelo menos um dos integrantes deve entregar o documento.

4º O trabalho final terá o valor máximo de 30 pontos (aplicativo usando Python). O tema será sorteado pelo docente contemplando diversos conteúdos da disciplina. Essa avaliação será pontuada conforme a Equação NotaTrab = Apresentação Fase I (10 pontos) + Apresentação Final (20 pontos).

5º As datas de avaliações constam na Tabela I.
 

Descrição

Data / Horário

Pontos

Relatórios Experimentais (Simulações) - Moodle

Entrega Segunda-feira, até 23h59

50

Lista de Exercícios

09/08, até 23h59

10

Fichamento Bibliográfico

Entrega 27/09, até 23h59

Apresentação 28/09

10

Trabalho (Programa Computacional) - Relatório, código-fonte e apresentação

Entrega 23/08, até 23h59

Apresentação 24/08

10

Entrega 25/10, até 23h59

Apresentação 26/10

20

Total

-

100

6º A assiduidade da prática (75%) será mensurada por meio da presença nas atividades síncronas (registradas em planilha) e estudo das tarefas assíncronas registradas na plataforma Moodle.

Informações Adicionais

1º Não haverá avaliação substitutiva que venha a trocar avaliação(ões) já realizada(s).

2º As apresentações dos trabalhos deverão ser realizados com o microfone e câmera ligados, recebendo NOTA ZERO caso não seja cumprido. O aluno que não participar da apresentação também receberá mesma pontuação, mesmo que entregue a parte escrita do trabalho computacional.

3º A ausência do aluno em qualquer avaliação nas datas e horários pré-estabelecidos será atribuído NOTA ZERO. A solicitação de avaliação fora de época será baseada na Resolução n. 15/2011, do CONGRAD.

4º É muito importante o aluno realizar a programação de suas atividades, estudar antecipadamente e solucionar possíveis dúvidas para um bom aproveitamento do curso.

5º Os casos omissos oriundos e as dúvidas na aplicação desde Plano serão dirimidos pelo docente.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALEXANDER, Charles K. Fundamentos de circuitos elétricos. São Paulo: AMGH, 2013.
BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
EDMINISTER, Joseph A. Circuitos elétricos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

Complementar

HAYT, William Hart. Análise de circuitos em engenharia. 8. ed. São Paulo: AMGH, 2014.
JOHNSON, David E. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cienơficos, 1994.
KERCHNER, Russell M. Circuitos de corrente alternada. Porto Alegre: Globo, 1968.
NILSSON, James William. Circuitos elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
OLIVEIRA, Carlos César Barioni de. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Maycon Santos Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 22:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2857595