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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Tecnologia, trabalho e vida urbana: a organização social na contemporaneidade e os movimentos sociais. As relações internacionais: imperialismo, mudanças nos padrões culturais dos povos colonizados, suas lutas e resistências. Estudo da historiografia sobre o tema.
JUSTIFICATIVA
O curso procura apresentar o período entre os anos de 1789 e 1914 dentro do quadro de radicais mudanças políticas econômicas e sociais que formaram as sociedades contemporâneas, criando as estruturas do capitalismo contemporâneo, bem como seu processo de expansão, hoje entendido como globalização.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar um quadro geral do período revolucionário pelo qual passou a Europa entre os anos de 1789 e 1914, introduzindo o aluno às discussões sobre a estruturação das condicionantes históricas do período contemporâneo, bem como a consolidação da influência europeia no mundo. |
Objetivos Específicos: |
Compreender de forma crítica a expansão do capitalismo desde fins do século XVIII até o início do século XX, através da expansão do mercado mundial de trocas. Analisar o papel do Imperialismo na formação do mundo no século XIX. Compreender os conflitos ao redor da dinâmica exploratória do capitalismo. Abordar as principais transformações culturais e intelectuais em fins do século XIX e XX. Compreender as dinâmicas econômicas e tecnológicas envolvidas na I e II Revolução Industrial. |
PROGRAMA
Módulo I – Nascimento e ascensão do capitalismo industrial.
A Revolução Industrial e seu impacto no mundo.
A ideologia liberal e suas principais bases: Adam Smith e “A Riqueza das nações”.
A transformação das relações de trabalho e a ascensão do sindicalismo e do movimento operário na Europa.
A II Revolução Industrial e a redefinição do mercado mundial de trocas.
Módulo II – A construção de uma nova ordem internacional.
A Europa pós-Revolução: das Guerras Napoleônicas à Primavera dos Povos.
O Imperialismo e a crise europeia: a Pax Armada.
O colapso da Belle Époque e a eclosão da I Grande Guerra.
Módulo III – Um mundo em mudança: as contradições do processo de modernização.
A Era Vitoriana: tradição versus modernização.
A transformação do mundo das ideias.
Modernismo, modernidade e contradição.
METODOLOGIA
Atividades síncronas: os encontros através de videoconferência terão a duração de 1h50min e ocorrerão toda segunda-feira, com início às 19h00min. Serão utilizadas como plataformas o Microsoft Teams, a Conferênciaweb (RNP) e Telegram (este último apenas para comunicação);
Atividades assíncronas: serão baseadas em aulas pré-gravadas com duração de 1h00min. As aulas estarão disponíveis na plataforma YouTube, e poderão ser acessadas através de link específico, e serem vistas no endereço https://www.youtube.com/user/MacSavio72 ;
Os links para as aulas gravadas serão disponibilizados através da plataforma Microsoft Teams;
Carga-horária de atividades: os alunos devem dedicar outras 2h00min semanais no desenvolvimento das seguintes atividades: 1. Leitura dos textos indicados para cada um dos encontros (1h00min); 2. Produção de textos e exercícios para avaliação (1h00min);
O acesso aos textos para leitura e materiais de acompanhamento do curso estarão disponíveis através plataforma do Microsoft Teams.
AVALIAÇÃO
O curso contará com avaliações múltiplas a serem distribuídas ao longo do presente Período Letivo;
O curso contará com uma (01) avaliação escrita, com o valor de trinta (40) pontos. A avalição deve ser entregue até a semana 12, via e-mail. A avaliação tratará de tema específico de pesquisa a ser desenvolvido pelo aluno. Será observada na avaliação a capacidade interpretativa da leitura dos textos utilizados, estrutura de escrita, argumentação e clareza da redação;
Responder a questões específicas disponibilizadas pelo professor (através da plataforma Teams), relativas a temas a serem debatidos ao longo da disciplina, com o valor total de trinta (30) pontos. Serão observadas para a avalição a capacidade de síntese, o desenvolvimento argumentativo e a coerência relativa ao tema da questão;
A apresentação de (03) análises fílmivas com o valor de trinta (30) pontos de obras e textos indicados pelo professor. Serão observados a capacidade de síntese, a capacidade crítica e a observação das regras metodológicas para a análise de obras fílmicas no campo do historiador;
O controle de frequência será feito através da plataforma Microsoft Teams nos encontros síncronos, além dos registros de acesso na página do YouTube;
A entrega das avaliações escritas será feita por e-mail: marco.savio@ufu.br ;
BIBLIOGRAFIA
Básica
BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxkaWFsZXRpY2FkYW1hdGVyaWF8Z3g6MWEyZWQ0OGVkZjFhNzIyOQ
HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. 1789-1848 (9.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://zbukarf1.cf/book.php?id=E5AnCgAAQBAJ
HOBSABWM, Eric J. A era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4018951/mod_resource/content/1/A%20Era%20dos%20Imperios%201875-1914%20-%20Eric%20J.%20Hobsbawm.pdf
Complementar
ENGELS, Friedrich & MARX, Karl. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4662436/mod_resource/content/1/MARX%3B%20ENGELS.%20Manifesto%20Comunista.pdf
HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 1848-1875 (3.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://farofafilosofica.com/2017/03/27/eric-hobsbawn-bibliografia-em-pdf/
HOBSBAWM, Eric J. Mundos do trabalho. Novos estudos sobre história operária (5.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://farofafilosofica.com/2017/03/27/eric-hobsbawn-bibliografia-em-pdf/
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política (29.ª Ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-1.pdf
WILSON, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Cia de Bolso, 2006. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: http://lelivros.love/book/baixar-livro-rumo-a-estacao-finlandia-edmund-wilson-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/01/2022, às 13:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3296039 e o código CRC C7529F8C. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3296039 |