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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: GEODIVERSIDADE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA |
SIGLA: IGUFU |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Compreender a relação entre os componentes do meio físico – Geodiversidade – de maneira sistêmica. Estudar metodologias vinculadas à análise integrada do meio físico como ferramentas para a inventariação/diagnóstico do meio, para o planejamento ambiental e para o ordenamento das atividades econômicas. Estabelecer relações entre a Geodiversidade e a Biodiversidade, bem como com as questões sociais, culturais e econômicas. Orientar a observação e a identificação da Geodiversidade em trabalhos de campo. Refletir sobre a Geoética e investigar instrumentos para a educação em Geociências.
Ementa
O pensamento sistêmico como arcabouço teórico para análise da Geodiversidade. A paisagem como arcabouço metodológico para estudos em Geodiversidade. Conceitos e técnicas para análise da Geodiversidade. Estudos aplicados em Geodiversidade. Geodiversidade em trabalhos de campo. Geoética e educação em Geociências.
PROGRAMA
1. O pensamento sistêmico como arcabouço teórico: Introdução ao pensamento sistêmico; da máquina do mundo newtoniana aos sistemas complexos; modelagem de sistemas ambientais; O sistema Terra; Geodiversidade como suporte essencial para o desenvolvimento da Biodiversidade.
2. A paisagem como arcabouço metodológico (metodologias investigativas): Geodiversidade e análise da paisagem; geossistemas e a geoecologia da paisagem; zoneamento ecológico-econômico; análise integrada do meio físico.
3. Conceitos e técnicas para análise da Geodiversidade: Geodiversidade, geossítio, geoconservação, geoturismo, e geoparque (os 5Gs); patrimônio geológico e geomorfológico; Geodiversidade e Biodiversidade; Pedodiversidade. valores da Geodiversidade.
4. Estudos aplicados em Geodiversidade: Geodiversidade do Brasil; Geodiversidade dos estados brasileiros; geoparques globais da UNESCO; produções científicas sobre Geodiversidade no Brasil (geoparques); produções científicas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
5. Investigação em campo: trabalhos de campo para análise da Geodiversidade; estudos aplicados em campo.
6. Princípios da Geoética: ponto de intersecção entre Geociências, Sociologia e Filosofia; consequências sociais, econômicas, ambientais e culturais da pesquisa e da prática geológica.
7. Introdução à educação em Geociências: divulgação e ensino em Geociências; práticas pedagógicas aplicadas à Geodiversidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Blucher, 1999. 236p.
NASCIMENTO, M. A. L.; RUCHKYS, U. A.; MANTESSO NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para proteção do patrimônio geológico. Sociedade Brasileira de Geologia, 2008. 82p. Disponível em: https://www.sbgeo.org.br. Acesso: 15 out. 2020.
SILVA, C. R. Geodiversidade do Brasil: Conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008, 264p. ISBN 9788574990699.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAPRA, F. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 29. Ed. São Paulo: Cutrix, 2010. 447p.
DANTAS, M. E.; ARMESTO, R. C. G.; SILVA, C. R.; SHINZATO, E. Geodiversidade e análise da paisagem: uma abordagem teórico-metodológica. Terrae Didatica, Campinas, v. 11, n. 1, p. 4-13, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v11i1.8637304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637304. Acesso em: 14 out. 2020.
GUERRA, A. J.; JORGE, M. C. O. Geoturismo, geodiversidade e geoconservação: abordagens geográficas e geológicas. Rio de Janeiro: Oficina de Textos, 2018. 256p.
MOREIRA, J. C. Geoturismo e interpretação ambiental. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. 157p. ISBN: 9788577981458. DOI https://doi.org/10.7476/9788577982134. Disponível em: http://books.scielo.org/id/v4ddr. Acesso em: 15 out. 2020.
SCHOBBENNHAUS, C.; SILVA, C.R. Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro: CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 2012, 745p. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/1209
aprovação
Filipe Goulart Lima Coordenador do Curso de Graduação em Geologia |
Boscolli Barbosa Pereira Diretor do Instituto de Geografia |
Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 | SEI nº 2900844 |