|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39065 |
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia da Ciência |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O objetivo do curso é proporcionar ao aluno subsídios para a reflexão sobre a relação entre ciência e sociedade.
Relação que se dá numa via de mão dupla: ao mesmo tempo em que a sociedade condiciona a prática da
ciência, esta ocupa um lugar central no mundo moderno, produzindo impactos de longuíssimo alcance no
cotidiano dos agentes sociais. Considerando o primeiro aspecto dessa relação, temos uma séria implicação: se
o conhecimento científico é produto de um grupo e circunstâncias sociais específicos, podemos nos questionar
sobre sua validade e universalidade. De outro lado, considerando o segundo aspecto, temos que a prática da
ciência e sua aplicação, afetando significativamente a vida de todos, deixa de dizer respeito apenas à
comunidade científica e acadêmica, tornando-se relevante para todo o conjunto da sociedade, o que tem sérias
implicações do ponto de vista ético.
Ementa
Comunidade científica. Construtivismo. Relativismo. Gênero e ciência. Relações entre sociedade, ciência e
tecnologia.
PROGRAMA
1: Primórdios da Sociologia da Ciência
1.5. A comunidade científica e suas normas segundo Merton
1.6. Paradigmas e comunidade científica segundo Kuhn
2: O construtivismo
2.1. O programa forte da Sociologia da Ciência
2.2. O programa empírico da Sociologia da ciência
3: Desenvolvimentos Contemporâneos
3.1. A teoria-ator rede
3.3. Estudos sociais da ciência e teconologia
3.2. Feminismo
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. São Paulo: EdUNESP, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
HARAWAY, Donna. Antropologia do Ciborgue: vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica,
2009.
MERTON, Robert King. Ensaios de Sociologia da Ciência. São Paulo: Ed. 34: Associação Filosófica
Scientiae Studia, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma Sociologia do campo científico. São Paulo:
EdUNESP, 2004.
CHALMERS, Alan F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
FEYERABEND, Paul K. A ciência em uma sociedade livre. São Paulo: EdUNESP, 2011.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru:
EdUSC, 2001.
______________. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru: EdUSC, 2004.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1841728 e o código CRC 1E19CDFB. |
Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1841728 |